Enjoo: o que causa, sintomas e como tratar?
Sinal de alerta de que algo pode não estar indo bem, o mal-estar costuma indicar de quadros de gravidez a reações decorrentes de quimioterapia

Conhecido como náusea, o enjoo é um mal-estar responsável por indicar uma possível gravidez, por exemplo, ou reações sofridas pelo organismo de pacientes submetidos a quimioterapia, atividade usada para o tratamento do câncer.
Apesar disso, é possível que a sua manifestação seja o indício de possíveis doenças, e é por isso deve ser levado a sério. Portanto, a seguir, você entenderá o que pode estar por trás desse sinal.
O que é o enjoo?
Enjoo também é sinônimo de ânsia, situação em que o organismo indica que algo não vai bem. Normalmente, sua manifestação costuma surgir junto com leves dores no estômago, bem como calafrios e aumento da produção de saliva.
O que pode causar enjoo?
Como ressaltado anteriormente, vários motivos podem ocasionar a sensação de enjoo. Porém, é possível que existam fatores mais comuns, tais como:
Comer demais
De fato, tudo em excesso faz mal, e com a alimentação não é diferente. Portanto, comer acima do recomendado pode fazer com que o seu estômago aumente de tamanho, causando sensação de náuseas, já que o órgão apresenta dificuldade de esvaziamento.
Enxaqueca
Para quem não sabe, um dos principais sinais da enxaqueca é a intensa dor de cabeça e enjoo. Por haver mais de um motivo para a manifestação do desconforto, é possível que a causa seja a ingestão de certos alimentos.
Ressaca
Após ingerir bebida alcoólica, o suco gástrico do estômago tende a ficar irritado, desiquilibrando o pH do sangue, fator este que deixa a pessoa vulnerável ao enjoo. Neste caso, é importante reidratar o corpo com líquidos saudáveis.
Gravidez
A princípio o enjoo é um sintoma bastante da gravidez. Entretanto, vale lembrar que a sua origem ainda não foi totalmente esclarecida, mesmo que os especialistas veem o HCG, o hormônio da gravidez, como o ponto central do enjoo seguido do vômito.
Intoxicação e/ou intolerância alimentar
De modo geral, a intolerância alimentar como à lactose, glúten e outros agentes tendem a causar sensação de enjoo se a refeição em si for consumida.
Com esse mesmo viés, a intoxicação gera o mesmo sintoma após a ingestão de produtos contaminado com bactérias e fungos, por exemplo.
Doenças cardíacas
Problemas no coração tem como sintomas a sensação de enjoo, ou melhor, de ânsia de vômito, como os casos de infarto e insuficiência cardíaca. Por isso, é de suma importância observar sinais como dores no peito e falta de ar.
Uso de medicamentos
Medicamentos também podem causar enjoos, como os usados em quimioterapia, que tem por objetivo de tratar pessoas com câncer. No geral, esse tipo de terapia tende impactar o revestimento do estômago, embora as fórmulas mais recentes busquem aliviar mais esse tipo de desconforto.
Como tratar enjoo?
A notícia boa é que o enjoo tem tratamento, e pode ser amenizado em mais de uma maneira, garantindo mais conforto ao paciente em diversos sentidos. Por isso, a seguir, confira cada um deles.
Alimentação
Procure por alimentos mais secos, ou seja, que não exija a produção de muita saliva para a mastigação, como pães e torradas, dado que esses itens controlam a sialorreia (saliva), que é um dos sintomas do enjoo.
Aromaterapia
A aromatepia é uma alternativa caseira para os quadros de enjoos. Um dos aromas usados nesse método é hortelã-pimenta e uma gama de óleos essenciais que garantem mais segurança e sensação de relaxamento.
No geral, coloque 5 gotas do produto em um lenço de papel que deve ser inalado antes e durante a viagem, por exemplo.
Cabe lembrar que essas informações não substituem as orientações de um profissional da saúde. Portanto, converse com um médico assim que puder.
Acupuntura
As técnicas usadas pela acupuntura vêm da medicina tradicional chinesa, onde agulhas finas colocadas em pontos estratégicos do corpo. Em suma, ela visa estimular as fibras nervosas, que transmitem sinais ao cérebro. Segundo a tradição, o método tende a controlar a sensação de enjoo.
Remédio
O alívio da sensação pode ser atingindo com o uso de medicamentos com prescrição médica, como é o caso do Dramin com e sem vitamina B6, por exemplo, que busca agir no alvo do mal-estar já nas primeiras horas após a ingestão.
Conclusão
Enfim, vimos que o enjoo enquadra-se como um mal-estar mais comum do se imagina e que precisa ser tratado para a segurança da pessoa, ao passo que não é um sintoma exclusivo da gravidez. Portanto, caso apresente sinais do tipo, não hesite em procurar ajuda médica!
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
