Tudo sobre inaladores: preço, como usar e qual o melhor inalador?
Extremamente importante para tal procedimento e pelo alívio de outros problemas respiratórios, com o avançar da tecnologia, outros formatos, tipos e apresentações foram criados.

Detectada desde o ano de 2600 a.C., a asma teve seu primeiro caso na Capadócia e até os dias de hoje, é conhecida. Contudo, a ideia de administrar medicamentos diretamente nos pulmões para o tratamento desta patologia, a princípio, era algo extremamente fora do comum, mas foi em 1764 que a possibilidade surgiu. Após realizar suas pesquisas, o médico Philip Stern percebeu a possibilidade de enviar um fármaco pela traqueia. Foi em 1778 que o “inalador” foi mencionado, derivado de uma ideia de inalação de ópio fervido com chá, no qual seria ideal para o cuidado de tosse excessiva.
Extremamente importante para tal procedimento e pelo alívio de outros problemas respiratórios, com o avançar da tecnologia, outros formatos, tipos e apresentações foram criados. Por isso, hoje vamos destacar algumas características do equipamento e qual o melhor inalador.
Tipos de inaladores
Em seu conceito puro, os tipos de inaladores são usados para o mesmo fim, ou seja, proporcionar uma medicação em forma de aerossol pelas vias respiratórias do paciente. No entanto, há características específicas e importantes neste fornecimento que formam os diferentes tipos:
Inalador de ar comprimido
Esse formato foi o primeiro apresentado no mercado e foi a única opção por muitos anos. Barulhento e incômodo, o inalador mecânico sofre com a necessidade de que o paciente tenha de se manter numa posição desagradável. Porém, se destaca por ser capaz de proporcionar qualquer tipo de medicamento, incluindo soro fisiológico.
Inalador ultrassônico
Moderno e silencioso, esse formato pode ser denominado como uma evolução ao inalador pneumático, contudo possui prós e contras que podem não ser suficientes para sua necessidade. Por ser capaz de quebrar as moléculas do medicamento e fazer com que seja absorvido mais rapidamente, o equipamento faz com que a medicação ali presente perca a eficácia quando utilizado para tratamentos com medicamentos corticoides. Fora essa questão, o item pode ser usado para o consumo de medicamentos e soro fisiológico normalmente.
Inalador de Partícula Otimizada
O modelo possui as mesmas características que um inalador ultrassônico, distinguindo-se apenas em sua frequência menor que seu semelhante. Fácil de manuseio e silencioso, possui menor tempo de inalação e a facilidade de seu transporte para qualquer lugar que seja necessário.
Inaladores Pressurizados
Talvez você não conheça pelo nome, mas este tipo é um dos mais utilizados no mundo inteiro por ser portátil e de fácil utilização, evitando energia elétrica.
Conhecida como bombinha, ela é capaz de armazenar o medicamento em um tubo que, ao ser pressionar o botão de abertura da válvula, é responsável pela dispersão do produto e assim, a inspiração de seu consumidor.
Qual a diferença de inalador e nebulizador?
Não há diferenças entre o inalador e o nebulizador, sendo o inalador mais utilizado devido à facilidade de entendimento e por ser mais “adequado” à função do equipamento. Lembrando que, em sua forma gramatical, uma é sinônimo da outra e assim, respectivamente.
Como fazer inalação corretamente?
Para realizar a devida nebulização do produto, deve-se verificar qual é o inalador ideal, o tipo que deseja utilizar e caso será necessário o consumo de medicamentos durante a sua inalação. Logo após tais decisões realizadas, basta sentar-se confortavelmente, pois o procedimento leva um tempo adequado. Em seguida, coloque o aparelho ou algum acessório que o acompanha em toda a cobertura do nariz e da boca. Assim, ligue o equipamento e respire a névoa durante toda a administração do produto.
Qual o melhor?
Como dito anteriormente, cada um possui suas características específicas e por isso, você deve escolher aquele no qual é capaz de atender suas necessidades da forma mais agradável possível. Por isso, abaixo descrevemos alguns formatos que possuímos aqui, na Drogaria Nova Esperança:
Inalapop Compressor NE-C704
O modelo produzido pela empresa Omron, é o convencional inalador a ar comprimido, que possui praticidade de uso, potente proteção antibacteriana, contudo sofre com o barulho excessivo durante sua utilização.
Inalador Nebulizador MD1000
Este também é um modelo a ar comprimido, utilizado geralmente em residências, com um design moderno e seu baixo consumo de energia elétrica durante o consumo da medicação, além de seu fácil manuseio.
Nebulizador com Rede Vibratória NE-U22
Silencioso, portátil e potente, essas são algumas das principais características do Nebulizador com Rede Vibratória. O modelo age sem provocar maiores ruídos, além de ser pequeno e compacto o suficiente para caber na palma da sua mão.
InAResp Nebulizador Portátil
O InAResp, produzido pela empresa Abbott, é compacto, prático e leve, facilitando seu transporte. E claro, proporciona finas partículas em um silêncio absoluto, sem provocar sons descartáveis.
Conclusão
Agora que sabe tudo sobre inaladores e suas devidas funções, benefícios e características próprias, acesse nosso site e confira as diferentes apresentações que possuímos do equipamento.
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
