Como prevenir o Câncer de Próstata?
O simples ato de se cuidar ajuda na prevenção do câncer de próstata. Conheça mais sobre a doença que afeta muitos homens durante a vida.

A prevenção do câncer de próstata ainda é uma luta constante. Uma pesquisa feita em 2020 pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), estimou cerca de 65.840 de novos casos no Brasil. Esta estimativa equivale a 29,2% dos tumores ocorridos nos homens, ou seja, um em cada nove pacientes vai ser diagnosticado com câncer de próstata durante a vida. Não é à toa que a campanha Novembro Azul foi criada, tendo como objetivo prevenir o câncer de próstata e incentivando os homens a fazer tais exames e quebrar o preconceito que existe.
Mas não se preocupe, é uma complicação que tem um alto índice de cura se examinada e tratada precocemente. Dessa forma, daremos os detalhes necessários para que as pessoas se conscientizem sobre o que é, como tratar, os tipos de exames e principalmente como prevenir.
O que é o Câncer de Próstata?
A próstata é uma glândula que apenas os homens possuem, localizada abaixo da bexiga e que envolve o canal por onde passa a urina. Ainda, tem como função produzir fluidos que compõem parte do sêmen, protegendo os espermatozoides.
O tumor ocorre quando há um aumento desordenado das células da próstata, envolvendo o órgão e podendo se espalhar para o resto do corpo. Em sua fase inicial, o câncer pode não apresentar sintomas, como: dificuldade de urinar, sangue na urina, redução do jato de urina, etc.
Por isso é importante marcar para fazer o exame de dosagem de PSA e o toque retal, já que, sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.
Como prevenir o Câncer de Próstata?
Segundo o site do INCA, existem fatores comprovados que auxiliam na prevenção ao câncer de próstata, e dentre eles estão:
Ter uma alimentação saudável
Uma dieta saudável ajuda na diminuição do risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Contudo, dietas tais como frutas, legumes, verduras, alimentos com menos gordura e entre outros, são os recomendados.
Manter o peso corporal adequado
Manter o peso adequado à altura além de prevenir o câncer, pode trazer outros benefícios como melhora do sono, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, etc.
Praticar atividade física
Ter uma rotina diária de hábitos saudáveis também é importante. Sendo recomendado, no mínimo, 30 minutos de atividade física todo dia para uma melhor qualidade de vida.
Rotina de exames
Se prevenir é muito importante, pois o câncer de próstata tem 90% de chance de cura caso diagnosticado precocemente. Então, para fazer o exame deve ser realizado anualmente por homens a partir de 50 anos e caso tenham histórico familiar, com no mínimo 40 anos de idade.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas e fumar
Não é novidade que a bebida alcoólica e o cigarro podem ser prejudiciais à saúde. E nesse caso, a diminuição ou parando totalmente o consumo de ambos, pode ocorrer a prevenção do câncer de próstata. Além de trazer outros benefícios à saúde.
Quais são os tipos de exames de Câncer de Próstata?
Muitos acham que existe apenas um tipo de exame para a detecção da doença, entretanto há dois tipos, que combinados permitem um diagnóstico precoce de 80% dos casos.
Dosagem de PSA
A dosagem de PSA é um exame de sangue que mede o nível de antígeno prostático específico. A quantidade de PSA, na maior parte dos homens, tem como normal 2,5ng/ml, variando entre 2 e 10ng/ml. Por isso, este exame, feito de forma isolada, não pode ser a única forma de diagnóstico.
Toque retal
O exame de toque, ainda cercado por preconceitos, é rápido e indolor, sendo feito por um profissional da área médica que examina a próstata, procurando se há nódulos ou tecidos endurecidos. Além disso, o exame é indispensável, não podendo ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro.
Lembrando que nenhum dos dois têm 100% de precisão, sendo necessário exames complementares. Entretanto, a forma mais eficaz de se confirmar o câncer é pela biópsia, feita após os exames acima. Pois sua análise pode trazer desconforto nos dias seguintes e riscos de infecção, que é tratado com a utilização de antibióticos.
Como tratar o Câncer de Próstata?
Como falado anteriormente, o diagnóstico precoce dessa doença tem 90% de chances de cura. E caso fique preocupado se tem a doença, procure um serviço médico para o encaminhamento de exames.
As recomendações mais comuns para o tratamento do câncer de próstata são:
Doença localizada
A doença localizada, ou seja, que não se espalhou para outros órgãos e apenas atingiu a próstata, tem como recomendação a cirurgia, radioterapia e para alguns casos um acompanhamento médico, para decidir se o tratamento é necessário.
Doença localmente avançada
O tratamento hormonal junto com a radioterapia ou cirurgia são os procedimentos mais recomendados e utilizados.
Doença metastática
Quando ocorre a metástase, o tumor já se espalhou para outras partes do corpo, sendo o tratamento de terapia hormonal o mais recomendado.
Como resultado, o tratamento mais adequado deve ser de escolha individual e definida após paciente e médico discutirem qual caminho melhor seguir.
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
