Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Como prevenir o Câncer de Próstata?

Como prevenir o Câncer de Próstata?

O simples ato de se cuidar ajuda na prevenção do câncer de próstata. Conheça mais sobre a doença que afeta muitos homens durante a vida.

05 de novembro de 2021
Última atualização: 5 de novembro de 2021
Como prevenir o Câncer de Próstata?
Tempo estimado de leitura: 7 Minutos

A prevenção do câncer de próstata ainda é uma luta constante. Uma pesquisa feita em 2020 pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), estimou cerca de 65.840 de novos casos no Brasil. Esta estimativa equivale a 29,2% dos tumores ocorridos nos homens, ou seja, um em cada nove pacientes vai ser diagnosticado com câncer de próstata durante a vida. Não é à toa que a campanha Novembro Azul foi criada, tendo como objetivo prevenir o câncer de próstata e incentivando os homens a fazer tais exames e quebrar o preconceito que existe.

Mas não se preocupe, é uma complicação que tem um alto índice de cura se examinada e tratada precocemente. Dessa forma, daremos os detalhes necessários para que as pessoas se conscientizem sobre o que é, como tratar, os tipos de exames e principalmente como prevenir.

O que é o Câncer de Próstata?

A próstata é uma glândula que apenas os homens possuem, localizada abaixo da bexiga e que envolve o canal por onde passa a urina. Ainda, tem como função produzir fluidos que compõem parte do sêmen, protegendo os espermatozoides.

O tumor ocorre quando há um aumento desordenado das células da próstata, envolvendo o órgão e podendo se espalhar para o resto do corpo. Em sua fase inicial, o câncer pode não apresentar sintomas, como: dificuldade de urinar, sangue na urina, redução do jato de urina, etc.

Por isso é importante marcar para fazer o exame de dosagem de PSA e o toque retal, já que, sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.

Como prevenir o Câncer de Próstata?

Segundo o site do INCA, existem fatores comprovados que auxiliam na prevenção ao câncer de próstata, e dentre eles estão:

Ter uma alimentação saudável

um homem de avental na cozinha preparando uma comida com verduras.

Uma dieta saudável ajuda na diminuição do risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Contudo, dietas tais como frutas, legumes, verduras, alimentos com menos gordura e entre outros, são os recomendados.

Manter o peso corporal adequado

Manter o peso adequado à altura além de prevenir o câncer, pode trazer outros benefícios como melhora do sono, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, etc.

Praticar atividade física

Homem com camisa branca correndo dentro de parque

Ter uma rotina diária de hábitos saudáveis também é importante. Sendo recomendado, no mínimo, 30 minutos de atividade física todo dia para uma melhor qualidade de vida.

Rotina de exames

Se prevenir é muito importante, pois o câncer de próstata tem 90% de chance de cura caso diagnosticado precocemente. Então, para fazer o exame deve ser realizado anualmente por homens a partir de 50 anos e caso tenham histórico familiar, com no mínimo 40 anos de idade.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas e fumar

Não é novidade que a bebida alcoólica e o cigarro podem ser prejudiciais à saúde. E nesse caso, a diminuição ou parando totalmente o consumo de ambos, pode ocorrer a prevenção do câncer de próstata. Além de trazer outros benefícios à saúde.

Quais são os tipos de exames de Câncer de Próstata?

Muitos acham que existe apenas um tipo de exame para a detecção da doença, entretanto há dois tipos, que combinados permitem um diagnóstico precoce de 80% dos casos.

Dosagem de PSA

A dosagem de PSA é um exame de sangue que mede o nível de antígeno prostático específico. A quantidade de PSA, na maior parte dos homens, tem como normal 2,5ng/ml, variando entre 2 e 10ng/ml. Por isso, este exame, feito de forma isolada, não pode ser a única forma de diagnóstico.

Toque retal

O exame de toque, ainda cercado por preconceitos, é rápido e indolor, sendo feito por um profissional da área médica que examina a próstata, procurando se há nódulos ou tecidos endurecidos. Além disso, o exame é indispensável, não podendo ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro.

Lembrando que nenhum dos dois têm 100% de precisão, sendo necessário exames complementares. Entretanto, a forma mais eficaz de se confirmar o câncer é pela biópsia, feita após os exames acima. Pois sua análise pode trazer desconforto nos dias seguintes e riscos de infecção, que é tratado com a utilização de antibióticos.

Como tratar o Câncer de Próstata?

Como falado anteriormente, o diagnóstico precoce dessa doença tem 90% de chances de cura. E caso fique preocupado se tem a doença, procure um serviço médico para o encaminhamento de exames.

As recomendações mais comuns para o tratamento do câncer de próstata são:

Doença localizada

A doença localizada, ou seja, que não se espalhou para outros órgãos e apenas atingiu a próstata, tem como recomendação a cirurgia, radioterapia e para alguns casos um acompanhamento médico, para decidir se o tratamento é necessário.

Doença localmente avançada

O tratamento hormonal junto com a radioterapia ou cirurgia são os procedimentos mais recomendados e utilizados.

Doença metastática

Quando ocorre a metástase, o tumor já se espalhou para outras partes do corpo, sendo o tratamento de terapia hormonal o mais recomendado.

Como resultado, o tratamento mais adequado deve ser de escolha individual e definida após paciente e médico discutirem qual caminho melhor seguir.

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Contra azia e má digestão, conheça a linha completa de ENO
    27 de maio de 2022

    Contra azia e má digestão, conheça a linha completa de ENO

    Leia na íntegra
    Saiba tudo sobre azia: o que é, sintomas e como tratar?
    25 de maio de 2022

    Saiba tudo sobre azia: o que é, sintomas e como tratar

    Leia na íntegra
    Conheça o Autoteste Covid aprovado pela Anvisa
    22 de março de 2022

    Conheça o Autoteste Covid aprovado pela Anvisa

    Leia na íntegra
    Março Lilás: mês de conscientização contra o câncer de colo do útero
    07 de março de 2022

    Março Lilás: mês de conscientização do câncer de colo do útero

    Leia na íntegra
    Você sabe identificar quais os sintomas da dengue?
    07 de fevereiro de 2022

    Você sabe identificar os sintomas da dengue?

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra