Dia da Confraternização Universal
Mais um ano está acabando e com ele vem o primeiro feriado, você sabe o que ele significa? Confira nosso conteúdo que explicamos para você.

Quais os seus pedidos para 2023? Encontrar um amor? Mudar de emprego? Ter mais dinheiro? Seja qual for, há rituais para todos os gostos e desejos em celebração ao Dia da Confraternização Universal. Com o fim de mais um ano se aproximando, muitas pessoas já se preparam para os pedidos do novo ano. Além da festa e comemoração, é preciso concentrar as forças no futuro e no que ele nos reserva.
Preparamos um conteúdo exclusivo para que você possa se organizar e fazer os seus pedidos da forma certa e no foco em seus objetivos para o ano novo.
Como surgiu a Confraternização Universal
Em 1935, o então presidente Getúlio Vargas assinou a Lei N° 108, que decretava que em 1° de janeiro deveria ser celebrado o Dia da Confraternização Universal. A Organização das Nações Unidas caracteriza a comemoração pelo diálogo e pela paz entre os povos. Essa data é vista como um novo ciclo, um recomeço, por isso tantos pedidos são feitos para o ano que chega.
A data veio de inspiração da igreja católica que celebra no dia 21 de setembro o Dia Mundial da Paz. Em 1968, o papa Paulo VI falou em seu discurso que a comemoração deveria se espalhar por todos os povos e não ser exclusiva dos católicos. Todos os anos, a doutrina define um tema para a data, em 2023 será “‘Ninguém pode salvar-se sozinho’”.
Significado da palavra “Réveillon”
O dicionário classifica a palavra Réveillon como um conjunto de festejos que costuma acompanhar a ceia e a passagem do ano. Ela tem origem da palavra francesa “réveiller” que significa “acordar”. Era usado no século 17, ao se referir aos jantares longos e chiques realizados pela nobreza francesa e, ao decorrer dos anos, outros países adotaram a expressão.
As primeiras celebrações podem ter acontecido há cerca de 4.000 anos, na Mesopotâmia. Porém, eram realizados no início da primavera, que acontece entre os dias 22 e 23 de março. Isso representava as novas safras e plantações quando as pessoas aproveitavam para pedir por fartura para o ano que estava chegando.
As tradições do Ano Novo
Os costumes para ter um ano com mais sorte, dinheiro e amor faz parte da vida de boa parte da população. Rituais são seguidos como passar a virada no mesmo local, usar cores específicas, entre outros.
Se você quer ter um ano diferente, é preciso fazer as coisas de forma diferente. Mas, algumas práticas podem dar aquela força para o que você deseja. Saiba mais como realizar alguns dos principais sincretismos, mesmo você não sendo religioso.
Pular sete ondas
Os povos africanos difundiram essa tradição de pular sete ondas. Muitos acreditam que o mar renova as energias quando entramos nele, por isso, há esse ritual. Além disso, essa prática pode oferecer força para os obstáculos que devem vir com o novo ano.
A cada onda você deve fazer um agradecimento ou pedido. Após pular as sete ondas não vire de costas para o mar, ande até que seus pés estejam fora da água e então poderá se virar.
Oferendas a Iemanjá
Iemanjá é uma orixá cultuada nas religiões de matriz africana como a Umbanda e Candomblé, é considerada a protetora das águas salgadas, ou seja, do mar. Muitas pessoas têm o costume de ir para o litoral celebrar a entrada do novo ano e assim aproveitam para pedir a proteção da “Rainha do Mar”.
As pessoas costumam oferecer espelhos, colares e rosas brancas em uma barca, em busca de proteção para o ano seguinte.
Comer lentilha
Uma das mais faladas e praticadas é comer lentilha na virada do ano. Um alimento rico em vitaminas, minerais, proteínas e fibras, também traz sorte na passagem de ano.
É uma boa oportunidade de incluí-la em sua alimentação para o resto do ano. Considerada como uma leguminosa, ela ajuda no trato digestivo, além de contribuir com a perda de peso, claro, quando aliada a uma dieta saudável.
Voltando ao ritual, você deve comer sete colheres de lentilha na virada em um lugar alto, como uma cadeira, escada ou mesa. Acredita-se que isso possa trazer boas energias e sorte para o novo ano.
Costumes populares no réveillon do Brasil
Mesmo não sendo supersticioso, no final do ano todo mundo tem seus costumes a serem realizados desejando coisas novas. Alguns escrevem seus objetivos e metas em caderno e abrem somente ao final do próximo ano, comparando quantos desejos alcançaram ou cumpriram.
Usar roupas íntimas em cores específicas também faz parte da cultura brasileira. Mais realizado por mulheres, as cores representam o que se deseja para o futuro, confira nosso tópico sobre o significado de algumas das cores que você pode usar.
O champagne também é tradição nas noites de réveillon das famílias brasileiras, mesmo para aqueles que não costumam consumir bebidas alcoólicas. Esse costume remete à riqueza e celebra o novo ano que está chegando, cheio de esperanças.
O significado das cores para o réveillon
A tradição das cores é bem clássica. Geralmente, se recomenda usar tons mais claros para atrair coisas boas. Confira abaixo o significado de cada uma antes de comprar sua roupa para a virada de ano.
Branca
Considerada como neutra, o branco significa paz e calma. É considerada a cor da luz, sendo ideal para você que deseja ter um ano com tranquilidade e harmonia.
Dourado
Você quer dinheiro? Invista na cor dourada para a virada do ano. Ela emana riqueza, isso é unanimidade. Você pode usar essa cor na roupa ou em acessórios como anéis, brincos, colares e correntes.
Cor-de-rosa
Ao contrário do que muitos pensam, o rosa é a cor do amor. Ele pode trazer estabilidade no relacionamento, sendo ideal para quem deseja um namoro estável ou para aqueles que desejam se casar.
Verde
Muito ligado à natureza, o verde é para aqueles que querem saúde para o novo ano. Além disso, essa cor pode acalmar e aliviar o estresse, então, se você deseja saúde física ou emocional, essa deve ser a sua escolha.
Outras crenças comuns
Utilizamos o calendário gregoriano, criado pela Igreja Católica em 1582. Mas, outros povos e religiões têm datas diferentes para as celebrações de ano novo. A China, por exemplo, segue o calendário lunar, comemorando no final de janeiro o novo ano.
Os Judeus celebram durante o mês de Tishri, em meados de setembro e outubro, considerado o primeiro mês do calendário judaico. A “festa das trombetas” ou Rosh Hashaná tem comida, música, oração e reflexão; além da chance de olhar para o futuro e rever como a pessoa está se relacionando com Deus.
Dicas para começar o ano com saúde
Todas essas tradições fazem parte do imaginário popular, em que as pessoas esperam e desejam que o ano novo seja diferente do que está acabando. Mas, vale lembrar que essas práticas dependem de você e das suas atitudes.
Traçar metas é importante, principalmente quando se pode oferecer maior qualidade de vida. Por isso, é importante colocar os cuidados com sua saúde e bem-estar na sua lista de prioridades para 2023.
Realize exames periódicos para saber se está tudo bem com sua saúde física. Consulte um nutricionista para manter uma alimentação com comidas essenciais que supram as necessidades do seu organismo. Além disso, mantenha uma prática constante de atividades físicas, que também ajudam na saúde mental e na resistência do corpo.
Se precisar de cuidados específicos para o novo ano, a Drogaria Nova Esperança possui várias linhas de suplementos alimentares, vitaminas e minerais que ajudam a complementar a alimentação com mais saúde. Além disso, temos produtos de perfumaria, dermocosméticos e higiene pessoal das principais marcas para não esquecer de cuidar de você.
Tatiane Pina
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Entenda o que é o reajuste anual de medicamentos

A Drogaria Nova Esperança agora está na zona sul

A Drogaria Nova Esperança está no IFood

Drogaria Nova Esperança recebe certificação G.A.F.O

Chegou o Vita, a vitamina da Drogaria Nova Esperança

Conheça o Autoteste Covid aprovado pela Anvisa
