Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Notícias Dia da Confraternização Universal

Dia da Confraternização Universal

Mais um ano está acabando e com ele vem o primeiro feriado, você sabe o que ele significa? Confira nosso conteúdo que explicamos para você.

27 de dezembro de 2022
Última atualização: 27 de dezembro de 2022
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox_a6r5']
Dia da Confraternização Universal
Tempo estimado de leitura: 10 Minutos

Quais os seus pedidos para 2023? Encontrar um amor? Mudar de emprego? Ter mais dinheiro? Seja qual for, há rituais para todos os gostos e desejos em celebração ao Dia da Confraternização Universal. Com o fim de mais um ano se aproximando, muitas pessoas já se preparam para os pedidos do novo ano. Além da festa e comemoração, é preciso concentrar as forças no futuro e no que ele nos reserva.

Preparamos um conteúdo exclusivo para que você possa se organizar e fazer os seus pedidos da forma certa e no foco em seus objetivos para o ano novo.

Como surgiu a Confraternização Universal

Em 1935, o então presidente Getúlio Vargas assinou a Lei N° 108, que decretava que em 1° de janeiro deveria ser celebrado o Dia da Confraternização Universal. A Organização das Nações Unidas caracteriza a comemoração pelo diálogo e pela paz entre os povos. Essa data é vista como um novo ciclo, um recomeço, por isso tantos pedidos são feitos para o ano que chega.

A data veio de inspiração da igreja católica que celebra no dia 21 de setembro o Dia Mundial da Paz. Em 1968, o papa Paulo VI falou em seu discurso que a comemoração deveria se espalhar por todos os povos e não ser exclusiva dos católicos. Todos os anos, a doutrina define um tema para a data, em 2023 será “‘Ninguém pode salvar-se sozinho’”.

Significado da palavra “Réveillon”

Imagem com fundo branco e tons dourados com a palavra Réveillon e sinais de fogos

O dicionário classifica a palavra Réveillon como um conjunto de festejos que costuma acompanhar a ceia e a passagem do ano. Ela tem origem da palavra francesa “réveiller” que significa “acordar”. Era usado no século 17, ao se referir aos jantares longos e chiques realizados pela nobreza francesa e, ao decorrer dos anos, outros países adotaram a expressão.

As primeiras celebrações podem ter acontecido há cerca de 4.000 anos, na Mesopotâmia. Porém, eram realizados no início da primavera, que acontece entre os dias 22 e 23 de março. Isso representava as novas safras e plantações quando as pessoas aproveitavam para pedir por fartura para o ano que estava chegando.

As tradições do Ano Novo

Os costumes para ter um ano com mais sorte, dinheiro e amor faz parte da vida de boa parte da população. Rituais são seguidos como passar a virada no mesmo local, usar cores específicas, entre outros.

Se você quer ter um ano diferente, é preciso fazer as coisas de forma diferente. Mas, algumas práticas podem dar aquela força para o que você deseja. Saiba mais como realizar alguns dos principais sincretismos, mesmo você não sendo religioso.

Pular sete ondas

Os povos africanos difundiram essa tradição de pular sete ondas. Muitos acreditam que o mar renova as energias quando entramos nele, por isso, há esse ritual. Além disso, essa prática pode oferecer força para os obstáculos que devem vir com o novo ano.

A cada onda você deve fazer um agradecimento ou pedido. Após pular as sete ondas não vire de costas para o mar, ande até que seus pés estejam fora da água e então poderá se virar.

Oferendas a Iemanjá

pessoas segurando um barco pequeno nas cores azul e branco, com rosas brancas dentro

Iemanjá é uma orixá cultuada nas religiões de matriz africana como a Umbanda e Candomblé, é considerada a protetora das águas salgadas, ou seja, do mar. Muitas pessoas têm o costume de ir para o litoral celebrar a entrada do novo ano e assim aproveitam para pedir a proteção da “Rainha do Mar”.

As pessoas costumam oferecer espelhos, colares e rosas brancas em uma barca, em busca de proteção para o ano seguinte.

Comer lentilha

Uma das mais faladas e praticadas é comer lentilha na virada do ano. Um alimento rico em vitaminas, minerais, proteínas e fibras, também traz sorte na passagem de ano.

É uma boa oportunidade de incluí-la em sua alimentação para o resto do ano. Considerada como uma leguminosa, ela ajuda no trato digestivo, além de contribuir com a perda de peso, claro, quando aliada a uma dieta saudável.

Voltando ao ritual, você deve comer sete colheres de lentilha na virada em um lugar alto, como uma cadeira, escada ou mesa. Acredita-se que isso possa trazer boas energias e sorte para o novo ano.

Costumes populares no réveillon do Brasil

diversas mãos de pessoas brancas brindando com taças de champagne

Mesmo não sendo supersticioso, no final do ano todo mundo tem seus costumes a serem realizados desejando coisas novas. Alguns escrevem seus objetivos e metas em caderno e abrem somente ao final do próximo ano, comparando quantos desejos alcançaram ou cumpriram.

Usar roupas íntimas em cores específicas também faz parte da cultura brasileira. Mais realizado por mulheres, as cores representam o que se deseja para o futuro, confira nosso tópico sobre o significado de algumas das cores que você pode usar.

O champagne também é tradição nas noites de réveillon das famílias brasileiras, mesmo para aqueles que não costumam consumir bebidas alcoólicas. Esse costume remete à riqueza e celebra o novo ano que está chegando, cheio de esperanças.

O significado das cores para o réveillon

Fundo branco com potes de tintas nas cores da direita para esquerda: verde escuro, verde claro, amarelo, salmão, laranja, vermelho, rosa pink, lilás, azul, azul claro, azul piscina

A tradição das cores é bem clássica. Geralmente, se recomenda usar tons mais claros para atrair coisas boas. Confira abaixo o significado de cada uma antes de comprar sua roupa para a virada de ano.

Branca

Considerada como neutra, o branco significa paz e calma. É considerada a cor da luz, sendo ideal para você que deseja ter um ano com tranquilidade e harmonia.

Dourado

Você quer dinheiro? Invista na cor dourada para a virada do ano. Ela emana riqueza, isso é unanimidade. Você pode usar essa cor na roupa ou em acessórios como anéis, brincos, colares e correntes.

Cor-de-rosa

Ao contrário do que muitos pensam, o rosa é a cor do amor. Ele pode trazer estabilidade no relacionamento, sendo ideal para quem deseja um namoro estável ou para aqueles que desejam se casar.

Verde

Muito ligado à natureza, o verde é para aqueles que querem saúde para o novo ano. Além disso, essa cor pode acalmar e aliviar o estresse, então, se você deseja saúde física ou emocional, essa deve ser a sua escolha.

Outras crenças comuns

Utilizamos o calendário gregoriano, criado pela Igreja Católica em 1582. Mas, outros povos e religiões têm datas diferentes para as celebrações de ano novo. A China, por exemplo, segue o calendário lunar, comemorando no final de janeiro o novo ano.

Os Judeus celebram durante o mês de Tishri, em meados de setembro e outubro, considerado o primeiro mês do calendário judaico. A “festa das trombetas” ou Rosh Hashaná tem comida, música, oração e reflexão; além da chance de olhar para o futuro e rever como a pessoa está se relacionando com Deus.

Bandeira dos judeus que possuem tons de branco e azul, com estrela de Davi e um pano branco por cima

Dicas para começar o ano com saúde

Todas essas tradições fazem parte do imaginário popular, em que as pessoas esperam e desejam que o ano novo seja diferente do que está acabando. Mas, vale lembrar que essas práticas dependem de você e das suas atitudes.

Traçar metas é importante, principalmente quando se pode oferecer maior qualidade de vida. Por isso, é importante colocar os cuidados com sua saúde e bem-estar na sua lista de prioridades para 2023.

Realize exames periódicos para saber se está tudo bem com sua saúde física. Consulte um nutricionista para manter uma alimentação com comidas essenciais que supram as necessidades do seu organismo. Além disso, mantenha uma prática constante de atividades físicas, que também ajudam na saúde mental e na resistência do corpo.

Médico com jaleco e equipamentos, segurando um notebook com site da Drogaria Nova Esperança

Se precisar de cuidados específicos para o novo ano, a Drogaria Nova Esperança possui várias linhas de suplementos alimentares, vitaminas e minerais que ajudam a complementar a alimentação com mais saúde. Além disso, temos produtos de perfumaria, dermocosméticos e higiene pessoal das principais marcas para não esquecer de cuidar de você.

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Tatiane Pina

    Posts recentes

    Drogaria Nova Esperança inaugura loja conceito no Itaim Bibi
    04 de dezembro de 2023

    Drogaria Nova Esperança inaugura loja conceito no Itaim Bibi

    Leia na íntegra
    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças
    27 de setembro de 2023

    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

    Leia na íntegra
    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
    30 de agosto de 2023

    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil

    Leia na íntegra
    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença
    23 de agosto de 2023

    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

    Leia na íntegra
    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano
    18 de agosto de 2023

    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra