Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Higiene Pessoal Desodorantes e Antitranspirantes – qual a diferença?

Desodorantes e Antitranspirantes – qual a diferença?

Fique livre de odores indesejados, acompanhando o artigo que preparamos a respeito deste assunto e sobre os produtos ideais para você

30 de dezembro de 2022
Última atualização: 30 de dezembro de 2022
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox_a6r5']
Desodorantes e Antitranspirantes – qual a diferença?
Tempo estimado de leitura: 11 Minutos

Durante as compras é muito comum acreditar que os desodorantes, antitranspirantes e os antiperspirantes são a mesma coisa e apresentam as mesmas finalidades. Muitas pessoas acabam até mesmo confundindo uns aos outros por não conhecer as suas diferenças.

Existem diversas dúvidas em relação aos itens mencionados e, apesar de serem utilizados nas axilas, proporcionando proteção durante o dia, os referidos produtos não servem apenas para inibir o suor, o mau cheiro e causar uma sensação de bem-estar.

Além do mais, acredita-se também que podem até mesmo fazer mal à saúde. Mas não se preocupe, continue acompanhando este artigo que nele explicaremos tudo que você precisa saber e um pouco mais. Não perca!

 

O que é transpiração?

Antes de dar início às explicações sobre esses itens, é fundamental compreender um pouco mais sobre o que é e por quais motivos ocorre a sudorese, também conhecida como transpiração.

Suar é algo extremamente comum na vida das pessoas, é importante entender que todo mundo sua. Esse é um mecanismo normal e completamente saudável utilizado pelo corpo para se resfriar. A termorregulação, nomenclatura científica, acontece por diferentes motivos, sendo alguns deles:

– Comer alimentos quentes ou picantes;

– Estar em ambientes quentes;

– Enfrentar situações de muito estresse;

– Febre ou alguma doença;

– Movimentações intensas;

– Praticar atividades físicas.

 

O suor tem cheiro ruim?

Outro mito que confunde muitas pessoas é sobre o suor ser o principal responsável pelo mau cheiro das axilas ou de outras regiões do corpo humano, no entanto, esta não é uma informação correta. O que realmente ocasiona esse tipo de situação são, na verdade, as bactérias ou fungos liberados junto a transpiração.

 

O que é desodorante?

Agora que você já sabe sobre o que é e como surge a sudorese, entenda mais em relação a alguns cosméticos que podem ajudar você a tratar e até mesmo evitar que situações constrangedoras ocorram.

De início, muitos acreditam que o desodorante seja o indicado para evitar a transpiração, mas saiba que não. Assim como o nome já diz, a sua principal função nada mais é do que desodorizar, ou seja, ele é recomendado para pessoas que sofrem com o odor desagradável após transpirar. Muitas vezes, a composição desses produtos possui substâncias antibacterianas e antimicrobianas, desta forma, ao utilizá-los, eles não só protegem contra o mau cheiro, mas também tratam a fonte do problema.

 

A imagem mostra as mãos de uma mulher segurando uma embalagem de desodorante, ao fundo aparece um pedaço do pescoço e do cabelo da pessoa que está segurando

Quais os tipos de desodorantes existentes?

Essa é uma indústria muito ampla, ela possui diversos tipos de cosméticos com cheiros e marcas diferentes umas das outras, por isso, uma dica importante ao escolher o desodorante ideal: esteja sempre atento às informações no rótulo de cada embalagem. Isso ajudará na hora de procurar o que é mais adequado ao seu  tipo de pele.

Além do mais, é possível encontrar também variedades do produto em farmácias ou supermercados, os mais comuns são: roll-on, spray e aerossol, mas existem outros tipos, como aqueles em formato de bastão, stick e cremes, que muitas vezes, além de proteger, podem até mesmo hidratar a pele.

 

Como escolher o tipo ideal para cada pele

É comum que a maioria das pessoas escolham os desodorantes e até mesmo itens semelhantes, como antitranspirantes ou antiperspirantes, somente pela fragrância, sem ler o rótulo ou considerar as substâncias presentes em sua composição. No entanto, para eleger o produto ideal para o seu tipo de pele, recomenda-se que fique atento às necessidades e respostas do seu corpo; isso ajudará a entender o que e quais são os tipos de benefícios que seu sistema imunológico precisa para atender os requisitos.

Outras situações que podem ser evitadas ao prestar atenção aos componentes que estarão em contato com a sua pele são sintomas alérgicos e irritações, para isso, opte por eleger cosméticos livres de parabenos e reativos.

 

Mulher com a mão levantada e o indicador sobre o lábio inferior, com expressão de dúvida segura uma embalagem de desodorante

O que é antitranspirante?

Diferente dos desodorantes, os antitranspirantes são substâncias que têm o objetivo de controlar os níveis da transpiração durante o dia. Em muitos casos, é possível encontrar um componente conhecido como cloridróxido de alumínio em sua fórmula. Essa substância é essencial para garantir a eficácia do produto, pois ela forma uma película protetora invisível, tendo como resultado a redução dos níveis de sudorese.

 

O que são antiperspirantes?

Apesar do nome, os antiperspirantes não são diferentes dos antitranspirantes comuns, ambos os itens possuem a mesma finalidade. Eles são utilizados para inibir a perspiração, ou seja, a transpiração.

É claro que existem diferentes tipos, recomendados para determinadas situações, como a hiperidrose primária ou essencial. Sendo esse um problema que provoca a sudorese excessiva.

 

Sudorese ou Hiperidrose – Quando devo procurar um profissional?

Como mencionado nos tópicos anteriores, transpirar é extremamente comum, ou seja, todo mundo sua, no entanto, existem casos em que algumas pessoas sofrem de sudoreses intensas. Esse é um problema conhecido como hiperidrose, causando até mesmo o constrangimento. Muitos casos surgem tanto por condições genéticas, quanto por situações que ocorrem ao longo do tempo.

Em quadros como esse, recomenda-se consultar um especialista, ele deverá avaliar por meio de exames e prescrever um tratamento adequado de acordo com o caso clínico de cada paciente.

 

Com ou sem perfume – qual escolher?

Será que a eficácia do produto muda caso ele seja perfumado? Essa é uma dúvida entre muitas pessoas, mas saiba que não! A fragrância nada mais é do que uma questão de gosto. Algumas pessoas podem simplesmente preferir os itens sem cheiro.

O perfume atribuído aos cosméticos é somente para disfarçar odores indesejados, por esse motivo, não há nada que comprove que ele será menos ou mais efetivo caso possua.

 

As novidades do mercado

O mercado para desodorantes, antitranspirantes e antiperspirantes é extremamente amplo e, sim, ele continua crescendo cada vez mais!

Em supermercados, lojas de conveniências, farmácias ou e-commerce, como o da Drogaria Nova Esperança, é comum encontrar grande variedade de marcas, linhas, nomes e embalagens diferentes umas das outras. Cada uma indicada para um determinado público. Deseja encontrar um dos melhores valores para o seu desodorante? Aproveite para acessar nosso site e conferir os descontos imperdíveis que preparamos para os nossos clientes.

 

Mulher passando desodorante na axila esquerda

Curiosidades

Agora que vocês sabem um pouco mais sobre os produtos, separamos algumas perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes existentes sobre os desodorantes, antitranspirantes e/ou antiperspirantes. Confira!

 

Desodorante pode causar manchas na pele?

Normalmente, eles não causam manchas na pele, o que pode acontecer é de algumas pessoas apresentarem sintomas alérgicos às substâncias do cosmético e, como resultado, ocasionar algumas inflamações, irritações, com manchinhas sobre a derme.

 

É possível evitar a bromidrose?

Sim! Bromidrose, também conhecido como cecê ou chulé, nada mais é do que o mau cheiro que surge junto à transpiração. Sendo assim, além da utilização de desodorantes e produtos semelhantes, segue algumas dicas para você evitar os referidos problemas em determinadas regiões do corpo:

 

– Manter uma boa higienização (preferencialmente com soluções antissépticas);

– Optar por usar calçados abertos;

– Secar bem o local após o banho;

– Trocar diariamente de roupa.

 

O desodorante tem como função desodorizar e ao memo tempo bloquear a transpiração?

Na verdade, os desodorantes possuem apenas uma função, sendo ela desodorizar as regiões e inibir o mau cheiro. O que pode acontecer é em algumas fórmulas o produto conter substâncias que tratam das bactérias e dos fungos presentes em partes do corpo e causador do odor indesejado.

 

É verdade que os produtos podem causar câncer?

Não há estudos que comprovem que o uso de desodorantes e/ou antitranspirantes provoquem doenças como câncer de mama ou Alzheimer. Mas é possível que algumas pessoas apresentem hipersensibilidade e irritações na pele e pequenas manchas surjam no local.

 

Crianças podem usar o desodorante?

Alguns dermatologistas ou pediatras não recomendam o uso dos produtos antes dos 12 anos de idade, aconselha-se que os pais ou responsáveis pelas crianças procurem orientação de especialistas antes de recorrer ao uso dos desodorantes, para saber a fonte do problema e o porquê do mau cheiro nas axilas infantis.

 

É verdade que os desodorantes e antitranspirantes não precisam de aprovação da Anvisa?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), categoriza alguns cosméticos como produtos de primeiro, segundo e terceiro graus. Os desodorantes se encontram nas de 1º grau, sendo assim, não é necessariamente requisitada aprovação ou certificação da Agência reguladora para que eles sejam comercializados. Já os antitranspirantes são considerados produtos de 2º grau, pois a sua fórmula é composta por substâncias que visam tratar de certa forma a sudorese, sendo assim, é essencial que na embalagem esteja destacado que o item é aprovado pela indústria, cujo principal objetivo é promover proteção à saúde da população.

 

Agora que você já sabe as diferenças entre os desodorantes, antitranspirantes e os antiperspirantes, não perca mais tempo, confira todas as linhas disponíveis em nosso site e encontre o ideal para o seu tipo de pele.

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Adriana Lima

    Posts recentes

    Drogaria Nova Esperança inaugura loja conceito no Itaim Bibi
    04 de dezembro de 2023

    Drogaria Nova Esperança inaugura loja conceito no Itaim Bibi

    Leia na íntegra
    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças
    27 de setembro de 2023

    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

    Leia na íntegra
    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
    30 de agosto de 2023

    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil

    Leia na íntegra
    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença
    23 de agosto de 2023

    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

    Leia na íntegra
    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano
    18 de agosto de 2023

    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra

    Artigos relacionados