Conheça o Autoteste Covid aprovado pela Anvisa
Segundo Autoteste de Covid é registrado pela Anvisa no País. Saiba como o Autoteste de Covid funciona, sua eficácia e seu modo de usar.

Já pensou que um dia poderia comprar e fazer um teste rápido de covid de sua casa? A Anvisa aprovou na quarta-feira (23/02/2022), o segundo autoteste para Covid-19 no Brasil. Fabricado pelo laboratório Eco Diagnostica, o Autoteste Covid Ag Detect tem como objetivo ajudar a população geral na detecção precoce do vírus, dando um resultado eficaz e de forma simples. Além disso, este produto auxilia no combater à pandemia, já que contribui com o isolamento de pessoas infectadas e na pré-triagem aos sistemas de saúde. Abaixo, você confere mais detalhes sobre como funciona o Autoteste Covid, qual seu passo a passo, sua eficácia, entre outros.
Como funciona o Autoteste de Covid?
O equipamento é um teste rápido, que deve ser feito pela própria pessoa, produzido a partir de amostras coletadas com swab introduzido no nariz, com objetivo de identificar os antígenos específicos do SARS-CoV-2.
O que é antígenos?
Antígenos são em sua maior parte moléculas desconhecidas no organismo, tais como fungos, bactérias ou até mesmo vírus, como o Covid-19. Assim, o sistema imunológico responde aos estímulos do antígeno fabricando anticorpos para esta molécula estranha, com a função de eliminá-las do corpo. Entretanto, em outras ocasiões a produção dos anticorpos não é feita.
Para saber mais fique ligado em nosso blog, onde contaremos mais detalhes sobre os antígenos e como funcionam.
Quando fazer o Autoteste Covid?
Recomenda-se o uso do autoteste covid em pessoas que tiveram contato com pacientes que testaram positivo ao vírus ou possuem sintomas da Covid-19. Contudo, o grupo sintomático deve ser feito no início dos sintomas, do 1º (primeiro) ao 7º (sétimo) dia. Já aos expostos ao coronavírus, procure testar após o 5º (quinto) dia do contato.
Quais os sintomas do Covid?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, confira abaixo os sintomas da Covid-19, separada pela frequência em que elas ocorrem e sua gravidade:
Mais comuns:
- – Perda de paladar ou olfato;
- – Febre;
- – Cansaço e
- – Tosse.
Incomuns:
- – Dores e desconfortos;
- – Dor de garganta;
- – Dores de cabeça;
- – Diarreia;
- – Irritações na pele ou descoloração dos dedos dos pés ou das mãos e
- – Olhos irritados ou vermelhos.
Graves:
- – Falta de ar ou dificuldade respiratória;
- – Perda da fala, mobilidade ou confusão e
- – Dores no peito.
Qual a eficácia do Autoteste Covid?
Conforme prescrito na bula original do Autoteste Covid, estudos clínicos realizados com 125 pacientes com sintomas e 126 assintomáticos foram efetuados e suas amostras foram coletadas e avaliadas, isto é, trazendo o resultado da sensibilidade de detecção do produto:
- Em pacientes com sintomas: 96,38%
- Em pacientes sem sintomas: 96%
Como fazer o autoteste Covid?
Para fazer o autoteste, o usuário deve realizar o teste sozinho, preparando o ambiente em um local arejado e longe de outras pessoas para que não haja contaminação durante a coleta. Abaixo você encontra os itens que vem com o produto embalado separadamente:
- – Dispositivo teste.
- – Sachê dessecante com sílica gel.
- – Swab estéril.
- – Tubo com solução diluente.
- – Tampa filtro.
- – Guia do usuário.
- – Instrução de uso.
Segue agora as instruções de coleta conforme a bula original:
- Pegue o swab estéril com cuidado para não encostar na ponta.
- Introduza aproximadamente 1,5 cm do swap na narina.
- Rode o swab 10 vezes contra a parede da narina.
- Faça o mesmo processo na outra narina com o mesmo equipamento.
Agora vamos para o procedimento:
- Depois da coleta, coloque a amostra de swab no tubo com solução diluente e gire-o pelo menos dez vezes.
- Retire o swab apertando as laterais do tubo para extrair o líquido e descarte-o.
- Pressione firmemente a tampa filtro no tubo.
- Adicione 4 gotas da mistura (amostra + diluente) no poço de amostra no dispositivo teste. Após isso, descarte a solução diluente e a tampa filtro.
- Espere 15 minutos e leia o resultado do teste.
Confira abaixo o vídeo feito pela Eco Diagnóstica do passo a passo para melhor visualização:
Atenção: Não coloque o swab para a coleta da amostra no tubo com diluente antes de passá-lo em ambas as narinas. Além disso, não leia o resultado do teste após 30 minutos e descarte o teste após a leitura.
Como descartar o Autoteste de Covid?
Jogue os utensílios usados em um saco plástico comum, feche e descarte em um lixo popular. A solução diluente do produto possui substâncias que desativam o vírus, ou seja, não contém risco de contaminação durante a utilização e descarte do autoteste. Contudo, após a finalização do autoteste, higienize bem as mãos com água e sabão ou use álcool 70%.
Como entender o resultado?
Para entender o teste, o dispositivo irá demonstrar 3 tipos de resultados, ou seja, não reagente, reagente e inválido. Segue abaixo para entender melhor cada um:
Caso apareça somente a linha na letra C, indica-se uma solução Não Reagente, ou seja, negativo a revelação do antígeno SARS-CoV-2 que causa a COVID-19.
Foto
Se as linhas no módulo C e T aparecer no equipamento de detecção, até mesmo um traço fraco, também deve ser considerado resultado reagente.
Foto
Todavia, em situação que a linha de controle C não aparecer no dispositivo, o resultado do teste é inválido, mesmo com o aparecimento da linha T.
Foto
Esta linha de controle deverá sempre aparecer se o procedimento for realizado adequadamente e os reagentes do teste estiverem funcionando. O teste, entretanto, deverá ser refeito com novo dispositivo caso ocorra resultado inválido.
Autoteste deu positivo, e agora?
Aparecendo dois traços no dispositivo do teste ou até mesmo umas linhas “apagadas” deve se considerar positivo. E caso isso aconteça, o paciente deve ficar em isolamento em casa por 7 (sete) dias ou caso necessário procure um médico. Entretanto, se ao 5º (quinto) dia não apareçam os sintomas como falta de ar ou febre por mais de 24 horas, sem a utilização de remédios, faça novamente o teste rápido de antígeno para terminar o isolamento.
Se os sintomas estiverem sérios, recomenda-se ir aos hospitais imediatamente para fazer uma avaliação mais detalhada com os profissionais da saúde, onde fará diferentes tipos e formas de testes de covid, saiba mais clicando aqui. Além disso, lembre-se de tomar as medidas preventivas contra o coronavírus na ida do médico.
Como prevenir?
Ao sair de casa é importante se prevenir do vírus, sempre obedecendo às orientações recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, tais como usar máscaras, cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, entre outros. Para saber mais de como se prevenir do coronavírus, acesse clicando no link abaixo:
Coronavírus: saiba como se prevenir desse mal invisível
Onde comprar Autoteste Covid?
Os Autotestes de Covid estão disponíveis em algumas farmácias e Drogarias do Brasil. Contudo, na Drogaria Nova Esperança você confere o Autoteste Covid Ag Detect com 1 unidade com um dos melhores preços do mercado. Desenvolvido pela Eco Diagnóstica, o produto é de uso nasal e seu resultado sai em 15 minutos. Cadastre-se agora na Drogaria Nova Esperança e receba este e outros itens em qualquer lugar do Brasil. Fique ligado para mais novidades!
Giovanne
Posts recentes
Mais acessados
Artigos relacionados

Compre e retire na loja da Drogaria Nova Esperança

Início da primavera: a essência do florescer!

Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

Conheça a história do carnaval no brasil

Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico

Entenda mais sobre o Dezembro Vermelho e Laranja

Afinal, por que nascemos canhotos?
