Afinal, o que é o teste de COVID-19?
Com diferentes tipos e formas de realizar, logo abaixo você descobra algumas maneiras determinadas por cientistas em diagnosticar o novo coronavírus através de testes.

Em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus, pesquisadores de vários países desenvolveram testes para ajudar no diagnóstico da doença. Só no Brasil, o Governo Federal aprovou, até o mês de maio, 33 tipos de exames, sendo eles realizados através da coleta de sangue e da amostra da nasofaringe e da orofaringe para fins de teste do COVID-19.
Pelo fato de os principais sintomas da doença serem bem parecidos com a gripe, muitas pessoas estão recorrendo a hospitais e ambulatórios sem saber se estão infectadas, fator este que causa o sobrecarregamento do sistema de saúde, ou seja, ocupando a vaga de pessoas em estado mais grave.
Assim, diante da alta procura dos produtos e para evitar descolamentos desnecessários, destacamos algumas informações que você precisar saber antes de realizá-lo. Entenda.
Quais são os tipos de testes de COVID-19?
Como dito anteriormente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) havia aprovado 33 tipos de testes a serem usados no diagnóstico do Covid-19, dado que estão divididos em dois grupos, sendo que o primeiro necessita da coleta de sangue:
- One Step Covid-2019 Test
- Coronavírus Rapid Test
- Coronavírus IgG/IgM (Covid-19)
- Medteste Coronavírus 2019-nCoV IgG/IgM
- Teste Rápido em Cassete (Covid-19) IgG/IgM
- Covid-19 IgG/IgM Eco Teste
O segundo método é bem parecido com um cotonete, também chamado de swab. O teste consiste na coleta da amostra das vias respiratórias, mais precisamente entre a nasofaringe e da orofaringe, são eles:
- Eco F Covid-19 Ag
- Covid-19 Ag Eco Teste
Como são realizados?
O primeiro modelo usa uma pequena amostra do sangue para detectar a presença de dois anticorpos: o IgM e o IgC. Para os estudiosos, o IgM costuma indicar a fase aguda da doença, quando os sintomas começam a ser produzido, que é de cinco a setes dias após a infecção. No caso do segundo, este é denominado como um anticorpo específico, pelo fato dele continuar circulando mesmo após a fase aguda, ou seja, é o diagnóstico que o corpo já criou imunidade contra o vírus.
Vale destacar que a coleta deste tipo de amostra pode ser realizada com um furo no dedo ou diretamente na veia. No último ato, o sangue tem o seu soro avaliado, um processo de centrifugação do sangue.
Por outro lado, o swab é introduzido no nariz e na garganta, até que fiquem umedecidos com a secreção. Após isso, o material é levado para laboratório para averiguar a presença do vírus, por meio de uma avaliação chamada de PCR (do inglês, polymerase chain reaction), onde é possível notar o RNA do vírus, quer dizer, o material genético.
Quanto tempo leva para sair o resultado?
A divulgação do resultado varia de onde ele é realizado, como no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos laboratórios particulares. Os testes rápidos com o uso de sangue, por exemplo podem durar até uma semana. Já o diagnóstico à base do swab pode sair em até 15 minutos. Lembrando que, no dia 28 de abril, a ANVISA liberou a realização do teste rápido por farmácias que possuam estrutura adequada, sendo um importante acontecimento durante o período de pandemia.
Quem pode fazer?
Apenas pessoas que apresentem os sintomas da doença, que são febre, tosse, falta de ar e perda do olfato, devem fazer o teste. Isso porque os kits necessários para o exame estão limitados no mundo inteiro, o que fez com que as autoridades restringissem o seu uso exclusivo para casos de suspeita de infecção, bem como aos profissionais da saúde.
Se der positivo, qual o próximo passo?
Caso o diagnóstico dê positivo, é preciso recorrer até o posto médico mais próximo de sua casa, protegido de uma máscara apropriada para que o profissional da saúde oriente e recomende os medicamentos necessários para dar início ao tratamento, consequente da cura.
Por fim cabe ressaltar a importância de manter o isolamento social, ou melhor, só saia de casa com extrema necessidade e protegido de máscara e álcool em gel, assim prevenindo um possível contágio. Respeite o distanciamento e o alerta das autoridades, sairemos dessa em breve. Cuide-se!
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
