Conheça a história do carnaval no Brasil
Famoso mundo a fora, a comemoração tem influência portuguesa, que atrai centenas de foliões do mundo todo, com os desfiles das escolas de samba e dezenas de blocos

O assunto da vez é ele: a história do carnaval no Brasil! Isso porque até a publicação deste artigo, a data do carnaval de 2021 estava prevista entre os dias 13 e 16 de fevereiro. No entanto, boa parte de alguns Estados já havia cancelado a comemoração, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.
O motivo já é de conhecimento de todos, visto que até a última atualização mais de 200 mil brasileiros foram vítimas do novo coronavírus. Portanto, o cancelamento e/ou adiamento da festa brasileira seria para a segurança da própria população.
No entanto, o nosso post veio para contar mais sobre o Carnaval. E, por isso, nós, da Drogaria Nova Esperança, convidamos a você, leitor, a voltar no túnel do tempo e conhecer a história do carnaval no Brasil, uma comemoração que atrai pessoas do mundo todo!
História do Carnaval no Brasil
Decerto, muitos dos hábitos, comportamentos e comemorações que são praticados no Brasil tem influência dos portugueses, e o carnaval não fica de fora dessa. Pois a festividade foi trazida ao Brasil pelos colonizadores entre os séculos 16 e 17, porém, em um conceito totalmente diferente do que conhecemos hoje.
Tudo começou como uma brincadeira popular que, com o passar dos anos, foi ganhando formas diferente de ser manifestar, como o baile de máscaras e das sociedades carnavalescas.
Portanto, vale destacar uma curiosidade: a origem do carnaval também popularizou o surgimento do samba, que é incentivado pela cultura africana, principalmente no desfile das escolas.
Com isso, logo a manifestação ganhou apoio governamental, a ponto de chegar a ser a festa mais conhecida na terra tupiniquim.
Entrudo
No Brasil, o carnaval começou a ser festejado com a prática do entrudo, que era uma espécie de brincadeira bastante conhecida em Portugal entre o século 16 e 17. A festa era baseada em zombarias públicas, com o jogo das molhadelas, feito sempre antes da quaresma.
Em suma, a zombaria usava recipientes contendo líquido, como água suja de farinha e café, ou até urina. Com o tempo, as autoridades começaram a reprimir.
Marchinhas
No final do século 19, foram criados os cordões e ranchos, onde eram praticadas procissões religiosas e manifestações populares, como a capoeira e os tocadores de bumbos, o que era muito apreciado pela comunidade rural.
Ainda na mesma época, nasceram as marchinhas de carnaval, enaltecendo a imagem de Chiquinha Gonzaga, com a sua música “Ô abre alas”, seguido do sucesso de Donga e Mauro de Almeida, com o “Pelo Telefone”.
Frevo e afoxé
Já na Bahia a primeira manifestação de afoxé foi um pouco depois, onde buscava lembrar as tradições africanas. Cabe lembrar que os primeiros afoxés foram o “Embaixada da África” e os “Pândegos da África”.
Escola de samba
Em 1920, nasceu o samba entre as classes populares. Segundo estudos, a primeira escola de samba foi criada em 1928 e chamava “Deixa Falar”. Ainda, há indícios que ela deu origem à escola Estácio de Sá.
Trio elétrico
Em seguida, mais exatamente em 1950, Salvador inaugurou o seu primeiro trio elétrico. A princípio um caminhão antigo foi usado por Dodô e Osmar para colocar os instrumentos tocados por eles, que, no geral, tinha por objetivo desfilar por toda cidade.
Carnaval no Sudeste
Como se sabe, cada estado tem as suas culturas e hábitos, detalhes estes que os diferenciam profundamente. Em razão disso, por incrível que pareça, a forma em que o carnaval é comemorado em algumas regiões também muda.
No Sudeste, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, os desfiles das escolas de sambas acontecem em Sambódromos. Repletos de cores, os seus carros alegóricos percorrem a avenida com fantasias e máscaras impressionantes.
Além disso, os enredos valorizam os desfiles com letras muitas vezes baseadas nos valores das cultura indígena e africana.
Carnaval no Nordeste
No Nordeste brasileiro, o ritmo é um pouco diferente dos estados vizinhos. Isso porque, em Recife e Salvador, dezenas de milhares de foliões vão as ruas ao som do axé. Em suma, o gingado do gênero musical já foi até tema de filme, como o Canto do Povo de um Lugar, de Chico Kertész.
Já em Recife o frevo fala mais alto, a ponto de tornar a sua capital conhecida por organizar o maior bloco de carnaval do planeta! Isso mesmo, e ele é nada mais nada menos que o famoso Galo da Madrugada, que chega a garantir nove horas de festa. Haja energia, não é mesmo?
Fantasias
No geral, até 1930 as fantasias carnavalescas eram bem básicas, onde muitos as adaptavam com tintas e tecidos. Isso em razão de os produtos e adereços serem caros, onde eram restritos aos que pertenciam a alta classe social.
Porém, o tempo mudou esse cenário. Com a chegada dos blocos, muitos clubes e desfiles de ruas, principalmente os que integravam o mesmo grupo, procuravam se vestir igual, tornando popular o uso de abadás.
Mas aos poucos algumas fantasias caíram no gosto popular, como os super-heróis, médicos, diabos, palhaços, príncipes e caveiras.
Dicas para o Carnaval Online
Devido a pandemia, o jeito é curtir o carnaval em casa, ou melhor, online. Para isso, abuse da criatividade. Faça uma fantasia do seu gosto e/ou procure exercitar a mente com um bom livro, ou faça a festa na cozinha. Além disso, sua autoestima não pode ficar de fora, assim, dê nota 10 a ela!
Para aproveitar o festividade, independente se você é ou não um folião de carteirinha, é importante estar bem, com o corpo hidratado e protegido de imprevistos de todos os males, por exemplo. Para isso, a Drogaria Nova Esperança pode te dar uma força. Acesse já o nosso site!
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Entenda o que é o reajuste anual de medicamentos

A Drogaria Nova Esperança agora está na zona sul

Dia da Confraternização Universal

A Drogaria Nova Esperança está no IFood

Drogaria Nova Esperança recebe certificação G.A.F.O

Chegou o Vita, a vitamina da Drogaria Nova Esperança
