Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Notícias Conheça a história do carnaval no Brasil

Conheça a história do carnaval no Brasil

Famoso mundo a fora, a comemoração tem influência portuguesa, que atrai centenas de foliões do mundo todo, com os desfiles das escolas de samba e dezenas de blocos

26 de janeiro de 2021
Última atualização: 3 de fevereiro de 2021
Conheça a história do carnaval no Brasil
Tempo estimado de leitura: 7 Minutos

O assunto da vez é ele:  a história do carnaval no Brasil! Isso porque até a publicação deste artigo, a data do carnaval de 2021 estava prevista entre os dias 13 e 16 de fevereiro. No entanto, boa parte de alguns Estados já havia cancelado a comemoração, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

O motivo já é de conhecimento de todos, visto que até a última atualização mais de 200 mil brasileiros foram vítimas do novo coronavírus. Portanto, o cancelamento e/ou adiamento da festa brasileira seria para a segurança da própria população.

No entanto, o nosso post veio para contar mais sobre o Carnaval. E, por isso, nós, da Drogaria Nova Esperança, convidamos a você, leitor, a voltar no túnel do tempo e conhecer a história do carnaval no Brasil, uma comemoração que atrai pessoas do mundo todo!

História do Carnaval no Brasil

Decerto, muitos dos hábitos, comportamentos e comemorações que são praticados no Brasil tem influência dos portugueses, e o carnaval não fica de fora dessa. Pois a festividade foi trazida ao Brasil pelos colonizadores entre os séculos 16 e 17, porém, em um conceito totalmente diferente do que conhecemos hoje.

Tudo começou como uma brincadeira popular que, com o passar dos anos, foi ganhando formas diferente de ser manifestar, como o baile de máscaras e das sociedades carnavalescas.

Portanto, vale destacar uma curiosidade: a origem do carnaval também popularizou o surgimento do samba, que é incentivado pela cultura africana, principalmente no desfile das escolas.

Com isso, logo a manifestação ganhou apoio governamental, a ponto de chegar a ser a festa mais conhecida na terra tupiniquim.

Entrudo

No Brasil, o carnaval começou a ser festejado com a prática do entrudo, que era uma espécie de brincadeira bastante conhecida em Portugal entre o século 16 e 17.  A festa era baseada em zombarias públicas, com o jogo das molhadelas, feito sempre antes da quaresma.

Em suma, a zombaria usava recipientes contendo líquido, como água suja de farinha e café, ou até urina. Com o tempo, as autoridades começaram a reprimir.

Marchinhas

Crianças e adultos fantasiados

No final do século 19, foram criados os cordões e ranchos, onde eram praticadas procissões religiosas  e manifestações populares, como a capoeira e os tocadores de bumbos, o que era muito apreciado pela comunidade rural.

Ainda na mesma época, nasceram as marchinhas de carnaval, enaltecendo a imagem de Chiquinha Gonzaga, com a sua música “Ô abre alas”, seguido do sucesso de Donga e Mauro de Almeida, com o “Pelo Telefone”.

Frevo e afoxé

Já na Bahia a primeira manifestação de afoxé foi um pouco depois, onde buscava lembrar as tradições africanas. Cabe lembrar que os primeiros afoxés foram o “Embaixada da África” e os “Pândegos da África”.

Escola de samba

Três mulheres fantasiadas com plumas coloridas

Em 1920, nasceu o samba entre as classes populares. Segundo estudos, a primeira escola de samba foi criada em 1928 e chamava “Deixa Falar”. Ainda, há indícios que ela deu origem à escola Estácio de Sá.

Trio elétrico

Em seguida, mais exatamente em 1950, Salvador inaugurou o seu primeiro trio elétrico. A princípio um caminhão antigo foi usado por Dodô e Osmar para colocar os instrumentos tocados por eles, que, no geral, tinha por objetivo desfilar por toda cidade.

Carnaval no Sudeste

Como se sabe, cada estado tem as suas culturas e hábitos, detalhes estes que os diferenciam profundamente. Em razão disso, por incrível que pareça, a forma em que o carnaval é comemorado em algumas regiões também muda.

No Sudeste, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, os desfiles das escolas de sambas acontecem em Sambódromos. Repletos de cores, os seus carros alegóricos percorrem a avenida com fantasias e máscaras impressionantes.

Além disso, os enredos valorizam os desfiles com letras muitas vezes baseadas nos valores das cultura indígena e africana.

Carnaval no Nordeste

No Nordeste brasileiro, o ritmo é um pouco diferente dos estados vizinhos. Isso porque, em Recife e Salvador, dezenas de milhares de foliões vão as ruas ao som do axé. Em suma, o gingado do gênero musical já foi até tema de filme, como o Canto do Povo de um Lugar, de Chico Kertész.

Já em Recife o frevo fala mais alto, a ponto de tornar a sua capital conhecida por organizar o maior bloco de carnaval do planeta! Isso mesmo, e ele é nada mais nada menos que o famoso Galo da Madrugada, que chega a garantir nove horas de festa. Haja energia, não é mesmo?

Fantasias

Homem fantasiado de palhaço, com uma peruca azul, nariz vermelho e um pirulito em mãos

No geral, até 1930 as fantasias carnavalescas eram bem básicas, onde muitos as adaptavam com tintas e tecidos. Isso em razão de os produtos e adereços serem caros, onde eram restritos aos que pertenciam a alta classe social.

Porém, o tempo mudou esse cenário. Com a chegada dos blocos, muitos clubes e desfiles de ruas, principalmente os que integravam o mesmo grupo, procuravam se vestir igual, tornando popular o uso de abadás.

Mas aos poucos algumas fantasias caíram no gosto popular, como os super-heróis, médicos, diabos, palhaços, príncipes e caveiras.

Dicas para o Carnaval Online

Mulher de meia na cozinha, segurando um jornal e uma caneca preta

Devido a pandemia, o jeito é curtir o carnaval em casa, ou melhor, online. Para isso, abuse da criatividade. Faça uma fantasia do seu gosto e/ou procure exercitar a mente com um bom livro, ou faça a festa na cozinha. Além disso, sua autoestima não pode ficar de fora, assim, dê nota 10 a ela!

Para aproveitar o festividade, independente se você é ou não um folião de carteirinha, é importante estar bem, com o corpo hidratado e protegido de imprevistos de todos os males, por exemplo. Para isso, a Drogaria Nova Esperança pode te dar uma força. Acesse já o nosso site!

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    vsantana

    Posts recentes

    Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais
    01 de março de 2021

    Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais

    Leia na íntegra
    Andropausa no homem: o que é, sintomas e tratamento
    25 de fevereiro de 2021

    Andropausa no homem: o que é, sintomas e tratamento

    Leia na íntegra
    Sementes de hortaliças e dicas de como plantar
    25 de fevereiro de 2021

    Sementes de hortaliça e dicas de como plantar

    Leia na íntegra
    Hortaliças: o que são, tipos e benefícios à saúde
    24 de fevereiro de 2021

    Hortaliças: o que são, tipos e benefícios à saúde

    Leia na íntegra
    Mais saúde: lista das 7 principais hortaliças
    24 de fevereiro de 2021

    Mais saúde: lista das 7 principais hortaliças

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra