Siga-nos nas redes socias
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Pais e Filhos Janeiro branco: saiba preservar a sua saúde mental
Janeiro branco: saiba preservar a sua saúde mental
05 de janeiro de 2021

Janeiro branco: saiba preservar a sua saúde mental

A mente, assim como as demais partes do corpo, também precisa de cuidados. Isso porque a agitação diária envolvendo questões como trabalho, estudo e família, por exemplo, tende a comprometer a saúde em vários sentidos. Em razão disso, em 2014, o Brasil criou o Janeiro Branco, que assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, tem por objetivo prevenir as doenças mentais. Por isso, nós, da Drogaria Nova Esperança, explicaremos mais sobre essa campanha!

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha que busca convidar as pessoas a refletirem sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Por isso, seu objetivo tem como intuito de promover a conscientização sobre a prevenção do adoecimento emocional, que, inclusive, tem cura.

O que é a saúde mental?

Saúde mental é um estado em que a pessoa está bem consigo e com os outros, sabendo aceitar os obstáculos e as exigências da vida, sempre com boas emoções.

Em outras palavras, denomina-se quando é possível reconhecer os limites do cotidiano, buscando ajuda sempre que for necessário, o que muitas vezes não envolve o uso de medicamentos.

Como cuidar da saúde mental?

Não há uma receita perfeita para cuidar da saúde da nossa mente, porém existem alguns hábitos que contribuem fortemente para a qualidade de vida, são eles:

Durma bem

Mulher deitada com as mãos segurando o despertador

Procure ter uma boa noite de sono, pois tanto a falta quanto a ausência do descanso impactam na saúde, com a sensações de ansiedade, estresse e depressão.

Pratique exercícios

Homem se alongado em meio ao pôr do sol

Seja uma pessoa ativa, dado que a prática de exercícios é benéfica em vários aspectos, melhorando a aparência da pele e colaborando com a sensação de bem-estar.

Seja organizado

Mulher colando adesivos em um vidro

Montar um cronograma para o dia a dia, mesmo que aconteça imprevistos e mudanças de planos, também protege o organismo. Isso é possível por conta do cérebro se adaptar com as tarefas organizadas, o que evita o estresse desnecessário.

Dê um tempo as redes sociais

Mulher com um copo e um celular em mãos

Não se pode negar que as redes sociais facilitaram a comunicação, já que encurtou centenas de milhares de quilômetros. No entanto, tudo em excesso faz mal e com essas plataformas digitais não é muito diferente. Para isso, dê uma pausa na navegação e procure ler um livro, escutar música e outras atividades que fujam da ansiedade e tensão.

Saúde Mental no Brasil

No Brasil, todos os anos o  Ministério da Saúde, em conjunto dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros serviços terapêuticos, reforçam o atendimento de pessoas com problemas ligados a saúde mental.

Já no mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) Brasil, boa parte dos países destinam apenas 2% do seu orçamento de saúde em saúde mental. Ainda que a porcentagem tenha sido elevada, ainda é considerada baixa.  Em suma, a cada US$1 investido em tratamento mental, há um retorno de US$5 em saúde.

Dia da Saúde Mental

Fundo azul com uma cabeça vermelha na lateral contendo pedaços esbranquiçados de quebra-cabeça

O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado no dia 27 de agosto, data esta que ressalta a necessidade do cuidado com a saúde emocional. De modo geral, no mundo, quase 1 bilhão de pessoas possuem transtornos mentais, à medida que anualmente morrem 3 milhões de pessoas vítimas do alcoolismo. Além disso, um cidadão morre a  cada 40 segundos por suicídio.

Vale lembrar que aumentou o número de casos ligados aos problemas mentais durante a quarentena causada pelo novo coronavírus. Desta forma, recorrer a um especialista é uma das principais formas de se cuidar.

Conclusão sobre o janeiro branco

Portanto, concluímos que com a saúde não se brinca, principalmente quando envolve questões mentais. Por isso, procure respeitar os pequenos sinais que o seu corpo manifesta, como quadros de desânimo, desinteresse e indisposição.

Para finalizar, fuja dos vícios e de situações que o deixe tenso e estressado, pois independente de qualquer imprevisto, a sua saúde deve ser colocada sempre em primeiro lugar.

Tags:

Posts recentes

Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
14 de janeiro de 2021
Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
Leia na íntegra
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
13 de janeiro de 2021
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
Leia na íntegra
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
11 de janeiro de 2021
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
Leia na íntegra
Whey Protein: quando é viável para saúde?
08 de janeiro de 2021
Whey Protein: quando é viável para saúde?
Leia na íntegra
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
08 de janeiro de 2021
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
Leia na íntegra
Receba as melhores notíias pela nossa newsletter!