Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
Conheça a origem, o que é e qual é o objetivo deste movimento mundial que visa prevenir e conscientizar as pessoas sobre o suicídio.

O Setembro Amarelo se originou nos Estado Unidos da América e ganhou notoriedade mundial. Seu resultado é reconhecido pela dedicação à prevenção e conscientização sobre o suicídio.
Segundo dados oficiais da organização da campanha, todos os anos, cerca de 12 mil pessoas cometem suicídio no Brasil, sendo que cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a quadros de transtornos mentais. Grande parte da incidência é entre adolescentes e jovens adultos.
Dessa forma, o foco desta importante campanha é conscientizar o público sobre as possíveis causas e prevenção, oferecendo canais de ajuda, além de romper paradigmas e dar atenção à discussão sobre a saúde mental.
O que é a campanha do setembro Amarelo?
É uma campanha dedicada à prevenção e conscientização contra o suicídio, marcada pelo dia 10 de Setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Reafirmando a importância de discutir sobre o assunto e formas de prevenção para evitar que mais pessoas percam suas vidas.
Mais de 1 milhão de pessoas no mundo cometem suicídio todos os anos, sendo que cerca de 12 mil acontecem no Brasil, acometendo jovens, sendo que cerca de 96,8% dos casos são relacionados a transtornos mentais como, por exemplo, transtorno bipolar e depressão, além do abuso de substâncias.
Qual a origem da campanha Setembro Amarelo?
Em 1994, Mike Emme tirou a própria vida. Sua ação causou grande comoção, já que ninguém percebeu sinais ou os motivos do fato ter ocorrido. Após a despedia de amigos e familiares e muitas mensagens de apoio, a discussão se tornou mais ativa e, como resultado, expandiu-se pelos EUA. A cor escolhida é uma referência ao carro do jovem de 17 anos, um Mustang 68 amarelo.
No Brasil, em 2015, é criada a “Campanha Setembro Amarelo” com a proposta de associar o mês de setembro ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Qual o objetivo da campanha Setembro Amarelo?
São divulgadas e veiculadas comunicações que façam referência ao Setembro Amarelo a fim de prevenir o suicídio, e para acima de tudo, incentivar as pessoas a buscarem ajuda. Também visa difundir o assunto e incentivar a discussão. Outro importante aspecto é desmitificar as razões que levam alguém a se machucar, por exemplo, a depressão. A saúde mental exige atenção, se você conhece pessoas que tenham tendências suicidas ou quadros que possam levar à sua ocorrência, ofereça ajuda!
Conheça outros meses especiais
Existem outras campanhas que advertem o público. Saiba mais sobre a seguir:
-
Janeiro Branco
É uma campanha que conscientiza sobre a importância do cuidado com a saúde mental e portanto, está diretamente ligada à campanha do Setembro Amarelo. Confira mais informações e dicas de como se cuidar!
-
Agosto Dourado
No mês de Agosto é divulgada a campanha que alerta sobre a importância da amamentação até os 6 meses de vida do bebê.
-
Outubro Rosa
Focada no combate ao câncer de mama, a campanha busca alertar e prevenir a ocorrência do quadro nas mulheres.
-
Novembro Azul
A campanha tem a intenção de alertar e, acima de tudo, prevenir o câncer de próstata. Mas mais importante, atentar sobre o cuidado com a saúde do homem.
soliveira
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
