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Como cuidar da saúde mental durante a quarentena

Em tempos difíceis de pandemia, manter sua saúde mental é uma das coisas mais importantes que deve fazer para ajudar a si e a sua família à passar por este momento.

01 de junho de 2020
Última atualização: 3 de junho de 2020
Como cuidar da saúde mental durante a quarentena
Tempo estimado de leitura: 5 Minutos

Sem dúvida, a quarentena imposta pela propagação do novo coronavírus obrigou o mundo a tomar cuidados mais rigorosos, como o uso de máscaras, higienização das mãos com uma maior frequência, além de tantos outros atos para evitar a contaminação. No entanto, o isolamento social tem deixado muita gente de cabelo em pé. Afinal, como cuidar da saúde mental em meio a quarentena?

Uma boa opção é buscar se distrair, lendo aquele livro que está abandonado na estante, preparando a receita recomendada pela amiga, ou até planejar o que fazer após o período de isolamento.

Mas a verdade é que chega em dado momento que tudo acaba ficando desagradável. E quando isso acontece, é preciso respirar, manter a calma e adotar os seguintes hábitos aconselhados por nós da Drogaria Nova Esperança:

Evite o excesso de notícias

Homem usando máscara branca com sua feição assustada olhando algo em seu celular.

Em tempos de pandemia, o noticiário fica repleto de tragédias, sendo atualizado a todo instante com o número de mortes e infectados, além da probabilidade de a economia ser impactada com o fechamento de comércios de diversos segmentos.

O acúmulo desses dados tende a deixar a sociedade ansiosa e angustiada, isso sem falar os incontáveis compartilhamentos de fake news, também chamadas de notícias falsas, que enganam muitas pessoas, fazendo com que fiquem ainda mais vulneráveis e afete sua saúde mental.

Porém, isso não significa que você tenha que deixar de se informar. Pelo contrário, é muito importante que esteja por dentro do que está acontecendo, principalmente das medidas anunciadas pelas autoridades locais, desde que reserve um horário para o assunto.

Use a tecnologia ao seu favor

Homem segurando um lápis e olhando para a tela de um computador.

Com o tempo ocioso, busque usar a internet ao seu favor. Através dela, buque mais conhecimento ou mesmo, distrações. Use a tecnologia para manter contanto com pessoas queridas, afim de respeita o distanciamento social.

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Pratique atividades físicas (em casa)

Homem de camisa regata cinza se exercitando e colocando seus dois pés para cima em busca de sua saúde mental.

Assim como o cérebro, nossos músculos precisam de exercícios para continuarem robusto, e claro, aguentando firmemente os movimentos diários. Para isso, tente praticar atividades físicas. Pode ser na sala, no quarto, não importa. Mas procure reservar um cantinho da casa para se alongar, fazer polichinelos e abdominais, por exemplo.

Vale lembrar que o recomendado é se movimentar sempre que acordar ou pouco antes de dormir, já que exercício ativa a circulação sanguínea, dando mais flexibilidade ao corpo para as atividades diárias e auxilia sua saúde mental.

Crie uma rotina

Mulher escrevendo algo enquanto segura um caderno sobre uma mesa com um notebook e um celular.

Acordar, escovar os dentes, tomar um delicioso café e, pronto. O que fazer agora? Neste aspecto, é interessante montar uma rotina. Tente imaginar uma sala de aula: a cada dia o professor leciona uma matéria diferente na tentativa de propor um estudo compreensivo e enriquecedor aos seus alunos. Desta forma, procure fazer o mesmo com os seus dias de quarentena.

Reserve a parte da manhã para os estudos, à tarde para atividades físicas, assistir filmes… Enfim, adote o cronograma que mais te agrade e que não caia na monotonia.

Por fim, tente desacelerar. Organize a sua mente e escreva seus planos para colocá-los em prática em breve. Focar no importante é uma forma de valorizar o tempo livre e viver o presente. E, caso saia de casa e tenha que voltar para sua rotina, proteja-se ao chegar em casa e ajuste seu dia-a-dia conforme as dicas passadas.

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    Informações do autor

    Giovanne

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