Durante a pandemia, o que fazer ao chegar em casa?

Uma mão limpando com pano branco uma maçaneta de ferro de uma porta.
Logo abaixo você confere um passo a passo sobre como entrar em sua casa descontaminado e sem riscos de afetar quem vive ao seu lado.

Neste tempo de pandemia do novo coronavírus, a recomendação geral dada às pessoas é de que se mantenham em casa de quarentena e isolamento social. Porém, devido à necessidade de ter que ir trabalhar em serviços essenciais que são impossibilitados de parar, mesmo durante o surto, algumas pessoas precisam sair de sua residência.

Durante o caminho de ida, a permanência no local de trabalho e a volta para casa, existe a possibilidade da pessoa se contaminar ou absorver o vírus em seus pertences ou roupas. Para isso, é necessário um cuidado especial antes de entrar em casa para evitar um possível contágio às pessoas em estado de quarentena e neste caso, lhe fornecemos importantes dicas para manter você e sua família seguros.

Homem branco de máscara com a palma da mão à sua frente, direcionando para que algo pare.

EVITE CONTATO

Logo ao chegar, avise de longe aos parentes e amigos próximos sobre a importância de evitar o contato por meio de abraços e beijos a fim de prevenir um possível contágio.

TIRE OS SAPATOS

Os sapatos são alguns dos possíveis responsáveis por transportar o vírus em sua superfície. Assim, o recomendado é que tire fora de casa e em seguida, limpe-os com álcool ou água e sabão, guardando-os em uma sapateira, de preferência.

AINDA FORA DE CASA, RETIRE AS ROUPAS

Tire as roupas sujas e coloque-as no cesto ou insira numa máquina de lavar, deixe acumular algumas outras e lave-as. Após esse procedimento, retire anéis, pulseiras ou relógios das mãos e as higienize com álcool em gel.

Coronavírus e sua Linha do Tempo – A evolução dessa pandemia ao longo dos dias

Não ignore! Aprenda a usar uma bula de forma correta

Frutas: sua importância e seus benefícios

COLOQUE NOVAS ROUPAS OU VÁ PARA O BANHO!

Após a retirada dos sapatos e roupas sujas, e a limpeza das mãos, é necessário a troca para roupas limpas, certo? Para isso, recomenda-se deixar algumas peças dentro da lavanderia para que possa entrar em casa e de preferência, entre e vá direto para o banho.

LIMPEZA DE OBJETOS PESSOAIS

Homem branco espirrando uma substância em frasco sobre chaves e cartões.

Ao sair de casa, provavelmente você deve ter levado objetos como bolsa, carteira, bilhete e chaves para seu trabalho, correto? Neste caso, limpe-os também com álcool em gel, pois eles podem ser transmissores do vírus por terem tido contato com o exterior da residência, assim podendo transportar o novo coronavírus por dias em sua superfície.

FIQUE EM CASA

Com o aumento expressivo de casos e o número de infectados em todo o mundo, o isolamento social e a quarentena são de suma importância para evitar a propagação do COVID-19. Por isso, o melhor a se fazer é ficar em casa e manter todos seus familiares seguros.

Entretanto, como dito, caso precise sair, mantenha-se protegido e informado sobre todas as formas de prevenção, além de se manter distante de aglomerações pelo bem de sua saúde e de sua família.

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
,