Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Pais e filhos Conheça a mamadeira ideal para todo bebê

Conheça a mamadeira ideal para todo bebê

Importante para a formação infantil, o uso do utensílio precisa de atenção redobrada para que não vire um maleficio à saúde da criança

26 de abril de 2021
Última atualização: 27 de abril de 2021
Conheça a mamadeira ideal para todo bebê
Tempo estimado de leitura: 9 Minutos

Conforme explica os livros de história, a primeira mamadeira era feita de argila e foi criada no século I. Com isso, o passar dos anos foi suficiente para moldá-la de acordo com a tecnologia, e claro,  oferecendo conforto aos bebês e praticidade aos pais. Afinal, é quase impossível imaginar a vida das mães sem mamadeira, não é mesmo?

Isso sem falar que, segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é de suma importância para imunização da criança, tendo em vista que o hábito chega a reduzir 13% da mortalidade infantil  por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos.

Desse modo, diante do utensílio, neste post, a Drogaria Nova Esperança te ensina a escolher a mamadeira certa para o seu filho!

Que tipo de mamadeira devo comprar?

Indispensável para o desenvolvimento humano, a mamadeira ajuda na alimentação mesmo com a amamentação natural. Por isso, é preciso escolher a melhor de todas para que o pequeno possa saciar as suas necessidades, nos primeiros meses de vida, que inclusive é uma fase essencial para o futuro da sua saúde.

Assim, é preciso optar pelas que ofereçam conforto e uma boa ingestão, de preferência que contenham as características listadas a seguir:

Mamadeira similar ao seio

Bebê mamando na mamadeira

Similar ao bico do peito da mãe, a Mamadeira Pétala Philips Avent, por exemplo, é uma das mais vendidas no mundo, graças ao seu design moderno e à base de silicone, que promove ação anti-cólica.

Isso se dá por conta da sua estrutura que estimula a pega correta da criança, evitando que ela engula ar e sinta dores decorrentes de cólicas noturnas.

Para isso,  existem tamanhos para cada idade, sendo de 125, 260 e 330mL.

Mamadeira Anti-refluxo e Anti-cólica

De fato, a tecnologia melhorou muitas coisas, inclusive as mamadeiras. No caso da anti-refluxo e anti-cólica, ambas têm um sistema que evita a sucção do ar enquanto o bebê se alimenta, posto que é esse tipo de ingestão que causa refluxo e cólica.

No entanto, vale lembrar que o item tem a missão de realizar a prevenção, ou seja, não significa que irá resolver o mal-estar por completo.

Mamadeira com alças

Para oferecer mais comodidade, também existe as com alças nas laterais. Em suma, ela visa auxiliar na mudança da amamentação para alimentação complementar, visto que os bebês têm interesse por objetos fáceis de serem pegos.

Madeira com porta-fórmula

Essa versão visa guardar  fórmulas infantis, onde a parte inferior é desenroscável, virando um compartimento para guardar o conteúdo em si. Dessa maneira, é possível sair com mais tranquilidade, levando o alimento do bebê.

Ainda, esse tipo de consumo deve ser acompanhado por um médico, ou melhor, por um pediatra, para que ele possa orientar quanto ao produto que contenha os nutrientes necessários para o desenvolvimento do lactente.

E o bico?

Bicos e outros compartimentos da mamadeira sobre uma mesa amadeirada

Assim como a mamadeira, o bico deve ser de qualidade, ao passo que deve adaptar ao formato da boca da criança, e mais uma vez, é essencial que se escolha os de silicone.

Feito de silicone

Pelo menos no Brasil existem dois tipos: o de látex e o de silicone. Como falado no tópico anterior, nesse caso a preferência continua pelo formato de silicone. Isso porque ele é fácil de ser higienizado, tem boa durabilidade e flexibilidade à boca.

Outro ponto a ressaltar é a sucção que o silicone oferece na alimentação, ao permitir que o neném se alimente com leveza, evitando o esforço, que às vezes chega a impactar na ingestão.

Antialérgico e atóxico

Outro detalhe a ser considerado na hora da compra é se o modelo é feito de materiais que não contenha Bisfenol A, uma substância tóxica presente em objetos de plásticos. Normalmente, todos os produtos sem a sua presença possuem o selo BPA FREE.

Tamanho adequado

Por último, é preciso usar o bico conforme o tamanho do bebê. No caso dos bicos de mamadeira da Philips Avent, há cinco formatos destinados a idades diferentes, tais como:

0m+ – Bico de Silicone Extra Macio

Ideal para recém nascido e bebês de todas as idades.

1m+ – Bico de Silicone Extra Macio

Para amamaentar bebes de todas idades.

3m+ – Bico de Silicone Macio

Para bebês a partir de 3 meses de idade.

6m+ – Bico de Silicone Macio

Fluxo mais rápido para bebês com mais de 6 meses.

3m+ | Líquido Espessos – Bico de Silicone Macio

Fluxo médio a rápido para líquidos espessos, como vitaminas. A velocidade pode ser controlado com a posição das marcas I, II  e III alinhada ao nariz do bebê.

Medidas dos bicos de mamadeira da Philips Avent

Fonte: Tabela – Philips Avent

Como esterilizar as mamadeiras?

Além de utilizar a mamadeira adequada e com o bico certo, recomenda-se prezar pela higiene do utensílio. Para isso, existem algumas formas de limpá-lo corretamente toda fez que finalizar o uso.

Água fervente

A princípio a água quente auxilia na limpeza. Para isso, é preciso colocar o objeto em uma panela com água, levando ao fogo até levantar fervura. Na sequência, deixe o item agir de 5 a 10 minutos, finalizando com a secagem.

Micro-ondas

Mulher usando o painel de um micro-ondas

Já no micro-ondas o ato pode ser feito com um recipiente de vidro, de plástico apropriado ou esterilizador de uso exclusivo para este tipo de aparelho, que usa água quente. Em suma, o procedimento é realizado em até 8 minutos.

Esterilizador elétrico

Desenvolvido para esterilizar os utensílios de bebê, o aparelho atua à base de vapor quente de água, promovendo a higiene de 7 a 8 minutos. Um detalhe desse produto é que ele preserva a mamadeira, aumentando o seu tempo de uso.

Como saber se meu filho está tomando a mamadeira do jeito certo?

Deve-se observar e ouvir o comportamento da criança enquanto toma o leite, mais exatamente para saber se o ar esteja passando pelo bico. Portanto, para evitar que isso aconteça, procure segurar o utensílio em um ângulo de até 45 graus, para que fique alto conforme o rosto da criança. Nesse sentido, o bico tende a ficar completo de líquido e sem a presença do ar.

A melhor forma de aquecer o leite na mamadeira

Não importa se é leite materno ou fórmula, a verdade é que é necessário saber aquecer o leite, para atender as necessidades biológicas da criança, se atentando aos seguintes critérios:

Temperatura ideal

Um detalhe ignorado por muitos pais é a temperatura que usam para o preparo do leite, dado que o excesso de calor costuma eliminar as enzimas que dão propriedades imunizantes à bebida.

Água morna

Pessoa fervendo água em uma panela

Para aquecer a mamadeira não é preciso ferver a água no fogão. Em vez disso, aqueça um pouco de água ou passe água morna da torneira para uma tigela, mergulhando a garrafa no recipiente até o alcance a temperatura certa.

Evite fogão e micro-ondas

Por último, a fervura e/ou uso do micro-ondas são agressivos, ao passo que, quando aquecido de maneira errada, o leite tende a superaquecer, sem falar que o uso de certos tipos de plásticos no micro-ondas é maléfico à saúde.

Conclusão

Decerto, não há como negar que a amamentação é benéfica à fase infantil, dado que o assunto é até tema para a campanha Agosto Dourado, onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta questões como a importância da amamentação nos primeiros meses de vida.

Assim, independente das dicas citadas até aqui, quando for comprar uma mamadeira, leve em conta a idade do bebê e o modelo que evite engasgos. Previna-se!

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    vsantana

    Posts recentes

    Conheça a mamadeira ideal para todo bebê
    26 de abril de 2021

    mamadeira ideal para todo bebê

    Leia na íntegra
    Cuidados que você precisa tomar contra o piolho
    22 de abril de 2021

    Cuidados que você precisa tomar contra o piolho

    Leia na íntegra
    Enjoo: o que causa, sintomas e como tratar?
    20 de abril de 2021

    Enjoo: o que causa, sintomas e como tratar?

    Leia na íntegra
    Conheça as vitaminas e minerais que vão melhorar o seu dia!
    20 de abril de 2021

    Conheça as vitaminas e minerais que vão melhorar o seu dia!

    Leia na íntegra
    Dicas e curiosidades sobre tintura de cabelo
    16 de abril de 2021

    Dicas e curiosidades sobre tintura de cabelo

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra