Conheça a mamadeira ideal para todo bebê
Importante para a formação infantil, o uso do utensílio precisa de atenção redobrada para que não vire um maleficio à saúde da criança

Conforme explica os livros de história, a primeira mamadeira era feita de argila e foi criada no século I. Com isso, o passar dos anos foi suficiente para moldá-la de acordo com a tecnologia, e claro, oferecendo conforto aos bebês e praticidade aos pais. Afinal, é quase impossível imaginar a vida das mães sem mamadeira, não é mesmo?
Isso sem falar que, segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é de suma importância para imunização da criança, tendo em vista que o hábito chega a reduzir 13% da mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos.
Desse modo, diante do utensílio, neste post, a Drogaria Nova Esperança te ensina a escolher a mamadeira certa para o seu filho!
Que tipo de mamadeira devo comprar?
Indispensável para o desenvolvimento humano, a mamadeira ajuda na alimentação mesmo com a amamentação natural. Por isso, é preciso escolher a melhor de todas para que o pequeno possa saciar as suas necessidades, nos primeiros meses de vida, que inclusive é uma fase essencial para o futuro da sua saúde.
Assim, é preciso optar pelas que ofereçam conforto e uma boa ingestão, de preferência que contenham as características listadas a seguir:
Mamadeira similar ao seio
Similar ao bico do peito da mãe, a Mamadeira Pétala Philips Avent, por exemplo, é uma das mais vendidas no mundo, graças ao seu design moderno e à base de silicone, que promove ação anti-cólica.
Isso se dá por conta da sua estrutura que estimula a pega correta da criança, evitando que ela engula ar e sinta dores decorrentes de cólicas noturnas.
Para isso, existem tamanhos para cada idade, sendo de 125, 260 e 330mL.
Mamadeira Anti-refluxo e Anti-cólica
De fato, a tecnologia melhorou muitas coisas, inclusive as mamadeiras. No caso da anti-refluxo e anti-cólica, ambas têm um sistema que evita a sucção do ar enquanto o bebê se alimenta, posto que é esse tipo de ingestão que causa refluxo e cólica.
No entanto, vale lembrar que o item tem a missão de realizar a prevenção, ou seja, não significa que irá resolver o mal-estar por completo.
Mamadeira com alças
Para oferecer mais comodidade, também existe as com alças nas laterais. Em suma, ela visa auxiliar na mudança da amamentação para alimentação complementar, visto que os bebês têm interesse por objetos fáceis de serem pegos.
Madeira com porta-fórmula
Essa versão visa guardar fórmulas infantis, onde a parte inferior é desenroscável, virando um compartimento para guardar o conteúdo em si. Dessa maneira, é possível sair com mais tranquilidade, levando o alimento do bebê.
Ainda, esse tipo de consumo deve ser acompanhado por um médico, ou melhor, por um pediatra, para que ele possa orientar quanto ao produto que contenha os nutrientes necessários para o desenvolvimento do lactente.
E o bico?
Assim como a mamadeira, o bico deve ser de qualidade, ao passo que deve adaptar ao formato da boca da criança, e mais uma vez, é essencial que se escolha os de silicone.
Feito de silicone
Pelo menos no Brasil existem dois tipos: o de látex e o de silicone. Como falado no tópico anterior, nesse caso a preferência continua pelo formato de silicone. Isso porque ele é fácil de ser higienizado, tem boa durabilidade e flexibilidade à boca.
Outro ponto a ressaltar é a sucção que o silicone oferece na alimentação, ao permitir que o neném se alimente com leveza, evitando o esforço, que às vezes chega a impactar na ingestão.
Antialérgico e atóxico
Outro detalhe a ser considerado na hora da compra é se o modelo é feito de materiais que não contenha Bisfenol A, uma substância tóxica presente em objetos de plásticos. Normalmente, todos os produtos sem a sua presença possuem o selo BPA FREE.
Tamanho adequado
Por último, é preciso usar o bico conforme o tamanho do bebê. No caso dos bicos de mamadeira da Philips Avent, há cinco formatos destinados a idades diferentes, tais como:
0m+ – Bico de Silicone Extra Macio
Ideal para recém nascido e bebês de todas as idades.
1m+ – Bico de Silicone Extra Macio
Para amamaentar bebes de todas idades.
3m+ – Bico de Silicone Macio
Para bebês a partir de 3 meses de idade.
6m+ – Bico de Silicone Macio
Fluxo mais rápido para bebês com mais de 6 meses.
3m+ | Líquido Espessos – Bico de Silicone Macio
Fluxo médio a rápido para líquidos espessos, como vitaminas. A velocidade pode ser controlado com a posição das marcas I, II e III alinhada ao nariz do bebê.
Fonte: Tabela – Philips Avent
Como esterilizar as mamadeiras?
Além de utilizar a mamadeira adequada e com o bico certo, recomenda-se prezar pela higiene do utensílio. Para isso, existem algumas formas de limpá-lo corretamente toda fez que finalizar o uso.
Água fervente
A princípio a água quente auxilia na limpeza. Para isso, é preciso colocar o objeto em uma panela com água, levando ao fogo até levantar fervura. Na sequência, deixe o item agir de 5 a 10 minutos, finalizando com a secagem.
Micro-ondas
Já no micro-ondas o ato pode ser feito com um recipiente de vidro, de plástico apropriado ou esterilizador de uso exclusivo para este tipo de aparelho, que usa água quente. Em suma, o procedimento é realizado em até 8 minutos.
Esterilizador elétrico
Desenvolvido para esterilizar os utensílios de bebê, o aparelho atua à base de vapor quente de água, promovendo a higiene de 7 a 8 minutos. Um detalhe desse produto é que ele preserva a mamadeira, aumentando o seu tempo de uso.
Como saber se meu filho está tomando a mamadeira do jeito certo?
Deve-se observar e ouvir o comportamento da criança enquanto toma o leite, mais exatamente para saber se o ar esteja passando pelo bico. Portanto, para evitar que isso aconteça, procure segurar o utensílio em um ângulo de até 45 graus, para que fique alto conforme o rosto da criança. Nesse sentido, o bico tende a ficar completo de líquido e sem a presença do ar.
A melhor forma de aquecer o leite na mamadeira
Não importa se é leite materno ou fórmula, a verdade é que é necessário saber aquecer o leite, para atender as necessidades biológicas da criança, se atentando aos seguintes critérios:
Temperatura ideal
Um detalhe ignorado por muitos pais é a temperatura que usam para o preparo do leite, dado que o excesso de calor costuma eliminar as enzimas que dão propriedades imunizantes à bebida.
Água morna
Para aquecer a mamadeira não é preciso ferver a água no fogão. Em vez disso, aqueça um pouco de água ou passe água morna da torneira para uma tigela, mergulhando a garrafa no recipiente até o alcance a temperatura certa.
Evite fogão e micro-ondas
Por último, a fervura e/ou uso do micro-ondas são agressivos, ao passo que, quando aquecido de maneira errada, o leite tende a superaquecer, sem falar que o uso de certos tipos de plásticos no micro-ondas é maléfico à saúde.
Conclusão
Decerto, não há como negar que a amamentação é benéfica à fase infantil, dado que o assunto é até tema para a campanha Agosto Dourado, onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta questões como a importância da amamentação nos primeiros meses de vida.
Assim, independente das dicas citadas até aqui, quando for comprar uma mamadeira, leve em conta a idade do bebê e o modelo que evite engasgos. Previna-se!
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

Afinal, a chupeta pode fazer mal aos bebês?

Amamentação: a importância do primeiro alimento da vida

Conheça a História do Dia dos Pais
