Siga-nos nas redes socias
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Pais e Filhos 10 razões para você começar a correr
10 razões para você começar a correr
23 de outubro de 2020

10 razões para você começar a correr

Praticar exercício ou correr é um dos hábitos mais antigos do mundo, já que os gregos prezavam muito pelo desenvolvimento físico e moral do homem, colocando a educação física como uma prática mais que respeitada, dado que até hoje ela faz parte da rotina de uma boa parcela da população.

No entanto, a quarentena pegou muita gente de surpresa diante das medidas declaradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter o distanciamento social, já que o vírus da COVID-19 ainda não tem vacina e pode ser contraído com muita facilidade, como através da saliva e do suor.

Porém, depois da pandemia ou até mesmo se seguirem algumas medidas, é possível correr normalmente e adquirir boa parte dos benefícios vindos da corrida. Vamos conhecer?

1 – Sensação de prazer e conforto 

De fato, poucas coisas são tão relaxantes quanto se praticar exercícios, e não por acaso que a ciência tem uma reposta para isso. De acordo com os especialistas, ao correr, o corpo libera a endorfina, um hormônio que causa a sensação de prazer e conforto.

2 – Expectativa de vida

O corpo humano é bem semelhante a uma máquina, que precisa ter suas energias repostas diariamente, além de necessitar um manuseio adequado para a sua longevidade. Para isso, ao exigir a movimentação completa do corpo, a corrida estimula o funcionamento de todos os sentidos, principalmente da coordenação motora, o que contribui para expectativa de vida.

3 – Queima de gordura

Sem dúvida, um dos maiores benefícios da corrida é a perda do excesso de gorduras maléficas à saúde. Ao se movimentar por 1 hora, por exemplo, o corpo perde aproximadamente 700 calorias.

4 – Previne a depressão

O hábito de ficar parado em casa, muitas vezes com o pensamento distante da realidade, pode ocasionar em casos de isolamento, seguido de depressão. Diante disso, ao correr, você estimula o corpo a produzir os hormônios do prazer, sem falar das amizades que podem ser feitas durante o trajeto.

5 – Fortalece músculos e ossos

Quando corremos, nossos ossos e músculos são tonificados, ao passo que garantem uma maior rigidez e evita o desgaste que é muito comum em idosos, ao se manifestarem como casos de osteoporose, por exemplo.

6 – Ajusta o nível de colesterol (LDL)

Normalmente, um dos motivos do desequilíbrio do colesterol ruim (LDL) é o sedentarismo e tantos outros atos inimigos de um dia a dia saudável. Com isso, ao se movimentar, automaticamente, o metabolismo expulsa os agentes nocivos e preserva os que nos faz bem.

7 – Melhora a imunidade

Decerto, o estilo de vida de quem corre garante a melhora da imunidade, principalmente quando se movimenta por 30 minutos ao dia, visto que estudos apontam que o ato reduz até 50% de probabilidade da pessoa manifestar casos de câncer.

8 – Mais massa muscular

Ao correr, os músculos, principalmente os das pernas, são fortalecidos e enrijecidos. Tal ação acontece ao utilizarmos o tecido muscular como forma de contração lenta, à medida que o levantamento do peso usa o tecido para propor uma força maior.

9 – Mais disposição

Ao se exercitar, o metabolismo e a mente são acelerados, bloqueando aquela sensação de cansaço e moleza que muitas vezes nos impedem de ter uma rotina normal e produtiva.

10 –  Maior a capacidade cardiorrespiratória

O ato de correr também melhora a saúde do coração, ao aumentar o fluxo do sangue em torno do corpo. Ainda, é possível propiciar o fortalecimento das fibras do órgão e a circulação entre as principais cavidades, o que evita o aparecimento de doenças.

Sou iniciante e agora?

Se você é iniciante e quer começar a correr, é importante procurar um médico, para fazer todos os exames que comprovem que está tudo certo com a sua saúde. Caso não seja detectada nenhuma doença, como cardíaca e respiratória, você poderá começar a correr aos poucos.

O primeiro passo é tentar correr pelo menos 5 quilômetros, mas no seu limite. Faça intercaladas e prepare o condicionamento físico.

Isso porque, de início, não é necessário se preocupar com a velocidade, mas com o seu conforto. É preciso se exercitar na velocidade que conseguir e, conforme for evoluindo, amplie o tempo.

Alongamentos 

Mulher com blusa rosa realizando alongamentos de seus braços para frente.

Após correr, é necessário fazer alongamentos, como forma de evitar possíveis lesões, principalmente às reumáticas. Isso porque a atividade é uma forma de dar mais flexibilidade e mobilidade às articulações, bem como mais amplitude aos movimentos.

Quais roupas usar para correr?

Para praticar qualquer exercício, é mais que essencial se sentir à vontade. Assim, em nome do seu conforto, é necessário vestir um traje que lhe permita se movimentar naturalmente, assim como um calçado que dê total firmeza.

Para isso, pode-se optar por camisetas, tops, bermudas e calças feitas de um tecido apropriado, ou seja, que ofereça uma boa ventilação, de preferência os que contenham proteção UV, que são contra raios ultravioletas.

Que distância e velocidade começar?

Não existe uma distância ideal para correr, porém é importante que o exercício seja praticado com frequência, sendo que o recomendado é de 3 a 5 vezes por semana, desde que o ritmo permita equilibrar a vida pessoal, trabalho e treino.

Como devo respirar?

Mulher com cabelo preso, blusa rosa e fone de ouvido põe a mão direita em suas costelas aparentando cansaço.

Para respirar adequadamente durante a corrida, ou seja, aproveitar o oxigênio inspirado, é necessário utilizar a região abdominal. Caso queira se preparar, você pode fazer um teste deitado. Para isso, basta se deitar, encher a barriga de ar e expirar até que ela murche, quantas vezes você aguentar, colocando em prática no próximo exercício.

Correr durante a pandemia, pode?

Antes de tudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda evitar aglomerações e atos que o deixe exposto ao coronavírus. Mas caso for correr, mantenha pelo menos um metro de distância de outros corredores e não se esqueça de levar a própria garrafa de água ou isotônico, e claro, o álcool em gel.

Conclusão

Se depois disso tudo, você ainda continua não curtindo correr, não se preocupe pois temos uma segunda alternativa: pedalar! Para se preparar para dar uma voltinha, temos um post completo sobre o assunto.

Por fim, depois de todas essas informações, você não vai ficar parado, né?

Posts recentes

Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
14 de janeiro de 2021
Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
Leia na íntegra
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
13 de janeiro de 2021
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
Leia na íntegra
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
11 de janeiro de 2021
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
Leia na íntegra
Whey Protein: quando é viável para saúde?
08 de janeiro de 2021
Whey Protein: quando é viável para saúde?
Leia na íntegra
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
08 de janeiro de 2021
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
Leia na íntegra
Receba as melhores notíias pela nossa newsletter!