A importância de manter a hidratação do corpo
Beber água, usar produtos hidratantes, entre outras ações são importantes para ter a saúde do seu organismo em dia, confira o conteúdo.

Quando falamos de hidratação, logo pensamos em produtos dermocosméticos e perfumaria para manter a pele bonita. A verdade é que a hidratação de todo o corpo, seja na parte interna ou externa, está muito além da indústria da beleza.
Para manter a parte externa do corpo bonita é preciso que o interno esteja bem cuidado, priorizando sempre sua saúde. Por exemplo, um dos componentes essenciais para a saúde do organismo, e que influencia muito na parte física, é a água. Manter-se hidratado ao longo do dia proporciona diversos benefícios, pois 60% do peso corporal de um adulto é composto por líquido.
Mostraremos mais sobre a importância da água e de outros componentes para você se manter hidratado de maneira mais saudável. Confira nosso conteúdo.
Importância da água
A água é um componente essencial para todo o ecossistema do planeta. Com ela conseguimos ter o cultivo de alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes.
Além de permitir ao brasileiro ter o arroz e feijão bem cozidos na mesa, e outros legumes que ajudam a manter a saúde do nosso corpo, a água é também uma das responsáveis pela geração de energia elétrica de forma mais sustentável. Mesmo não sendo a realidade de toda a população, a energia elétrica é um componente importante para o dia a dia.
Como já foi exposto, a água representa cerca de 60% do peso total de um adulto e 80% de uma criança. Ela está presente no bom funcionamento de diversos órgãos do nosso corpo, como os músculos e vísceras. Além disso, atua nos processos fisiológicos, facilitando a digestão e eliminando substâncias por intermédio da urina.
Quando está muito calor, nosso corpo tenta regular a temperatura por meio do suor, que é composto de água, sendo esse mais um motivo para se hidratar. As lágrimas, que lavam e limpam os olhos, são compostas por água, que ajuda a evitar o ressecamento e irritação por agentes externos.
Beleza e saúde
Praticar o autocuidado traz diversos benefícios para a autoestima, mas também para a pele. Você seleciona os produtos para sua skincare, aqueles que podem deixar sua cútis mais bonita. Os dermocosméticos para manter todo o seu corpo belo e hidratado.
Contudo, é sempre bom pensar na alimentação também, sendo essa a parte mais importante para manter a saúde da sua pele. Algumas frutas contêm uma certa quantidade de líquido que também ajuda a repor a água do organismo.
Funções da água no corpo
Há diversas funções que ajudam no bom funcionamento de todo o corpo e a água está presente em todas elas. Ela atua no transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais, além de fazer parte do plasma sanguíneo.
A água tem um espaço reservado nas articulações, que evita o atrito entre os ossos, e está presente também no sistema nervoso. Há estimativas que uma pessoa consegue sobreviver de 3 a 5 dias sem água, mesmo não tendo estudos suficientes por órgãos oficiais, já sem alimentos uma pessoa pode sobreviver por até 40 dias.
O caminho da água pelo organismo
Você já deve ter lido em muitos lugares que a quantidade de água ideal por dia é cerca de dois litros, não é? Mas, como saber quando deve tomar? Nosso cérebro é responsável por diversos comandos enviados para o resto do corpo, assim é com a necessidade de beber água.
O caminho do líquido no organismo começa pelo cérebro, que avisa que está na hora de se hidratar. Depois, quando você toma o líquido, ele passa pelo esôfago e estômago, até chegar ao intestino delgado e ser distribuído pelo resto do corpo.
E como entender o sinal que o cérebro dá? Sabe aquela fome que você sente mesmo tendo se alimentado bem? Pode ser o seu cérebro dizendo que você precisa beber algum líquido. O sintoma mais comum e fácil de perceber é a sensação da boca e garganta secas.
Sintomas de desidratação
Como já citamos neste conteúdo, a água é um componente importante para a saúde. E a desidratação pode fazer com que alguns órgãos não funcionem da forma que deveriam. Como é o caso do cérebro, o responsável pelo envio de energia e outros estímulos para toda a estrutura corporal.
A desidratação acontece quando a ingestão de líquido é menor do que a liberada, o primeiro sinal é enviado do cérebro no sintoma de sede. Caso a reposição necessária não ocorra, a sudorese (suor) diminui e a liberação de urina também. Também favorece a retenção de líquidos e sódio e o aparecimento de celulite.
Depois disso, a quantidade de água presente no corpo se desloca para manter o volume ideal de sangue, bem como para controlar a pressão arterial. Em caso de persistir a falta de ingestão de líquido, os tecidos e as células corporais começam a encolher e parar de funcionar corretamente.
Confira os principais sintomas:
– Fome ou ganho de peso;
– Déficit de atenção;
– Mau hálito;
– Falhas no sistema circulatório.
Em caso de desidratação grave, a sensação de boca seca fica ainda mais evidente e a sensação de desmaio aparece por causa da baixa na pressão arterial. Além disso, pode acontecer choques graves nos rins, fígado e cérebro, podendo levar ao coma e à morte.
No corpo
Junto com a água são liberados eletrólitos, seja na urina ou em uma desidratação. Ele é um mineral importante que ajuda na distribuição de líquido no organismo. Quando não há reposição do líquido necessário, à absorção de outros minerais como sódio, potássio, magnésio, cloreto, cálcio e fósforo fica limitada.
Em atletas ou pessoas que praticam exercícios físicos de forma regular, pode reduzir o desempenho nas atividades em até 10%.
Na pele e no cabelo
Na parte externa da estrutura corporal, a falta de hidratação se caracteriza com a pele e os cabelos com aspecto ressecado e seco. O cabelo pode começar a cair e quebrar, mesmo quando há uso de produtos que possam hidratá-lo.
A mesma coisa acontece com a pele, ela fica escamosa e seca, podendo ocorrer cortes pela falta de elasticidade na pele.
Como se reidratar?
Isso depende de cada caso. Há pessoas com desidratação leve, moderada e grave. Nos casos mais “simples”, a reidratação depende da absorção de líquidos que reponham os nutrientes perdidos na falta de água. Isso depende também da rotina de cada um, por exemplo, em pessoas que praticam esportes ou pelas condições do clima.
Algumas pessoas não gostam de consumir água, mas há opções mais saudáveis para repor o líquido do corpo, saiba mais sobre as opções a seguir:
Água de coco natural
Com vários benefícios, a água de coco é fonte de açúcares e minerais, contribuindo para reposição dessas substâncias no organismo. Além de que ela possui diversos benefícios como o controle da pressão arterial e redução das cãibras.
Frutas e Vegetais
Algumas frutas e legumes também são ricos em líquido, mas isso não quer dizer que eles substituem a ingestão de água. Confira algumas opções para incluir na sua rotina:
– Melancia possui cerca de 92% de água;
– Abacaxi tem aproximadamente 87% de água a cada 100g;
– Abobrinha é composta por cerca de 95% de água;
– Cada 100g de tomate tem aproximadamente 94% de água.
Água saborizada
A água aromatizada ou saborizada é ideal para pessoas que não gostam do seu sabor natural. Ela também pode ser servida em eventos e escritório, pois tem um sabor leve do componente adicionado.
Você pode usar a criatividade na hora de adicionar os ingredientes. Para combinações mais saborosas adicione limão, pepino, morango, laranja ou hortelã. Fica a seu critério a adição e combinação.
Quais os melhores produtos para hidratação da pele?
Primeiro você precisa consultar um médico, seja clínico geral ou dermatologista. Ele irá avaliar o seu caso e tipo de pele para indicar os melhores produtos. Na Drogaria Nova Esperança você encontra um acervo de produtos para hidratar a pele. Alguns específicos para o rosto, ao redor dos olhos e outras partes que costumam ser mais secas.
Além dos cremes, você encontra shampoos, condicionadores e cremes para o cabelo, visando um maior cuidado e hidratação dos fios.
5 Dicas para manter a hidratação do corpo em dia
Confira algumas dicas rápidas para melhorar a hidratação do seu corpo e, consequentemente, da sua pele e cabelo.
– Mantenha seus exames e consultas médicas em dia;
– Beba líquidos, de preferência água, antes de sentir sede;
– Utilize produtos para o seu tipo de pele e cabelos, bem como protetor labial;
– Use protetor solar diariamente, mesmo nos dias mais frios;
– Consuma alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes.
A hidratação do seu corpo faz parte da sua saúde, não deixe de se cuidar. O autocuidado é olhar para si e entender as próprias necessidades, incluindo do seu organismo. Cuide-se.
Tatiane Pina
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
