Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Beleza Afinal, o que é e o que causa o Envelhecimento Cutâneo?

Afinal, o que é e o que causa o Envelhecimento Cutâneo?

A pele pode envelhecer por motivos naturais e também por falta de cuidado. Neste post você aprenderá a melhor forma de prevenir este mal.

21 de janeiro de 2021
Última atualização: 21 de janeiro de 2021
[addthis tool='addthis_inline_share_toolbox_a6r5']
Afinal, o que é e o que causa o Envelhecimento Cutâneo?
Tempo estimado de leitura: 7 Minutos

Quando buscamos entender melhor o nosso tipo de pele, e a buscar tratamentos específicos para cuidar dela, nos deparamos com diversas informações, produtos e características, além de dicas que influenciam no cuidado da pele como os alimentos que comemos diariamente e em procedimentos da estética que potencializam os resultados.

Mas, afinal, o que é e o que causa envelhecimento cutâneo e de como preveni-lo e tratá-lo ao longo do tempo? Muito se fala no mercado farmacêutico sobre tratamentos anti-idade, para inibir a incidências de rugas. Mas, por que a pele envelhece? Claro que o envelhecer da pele também é resultado do processo natural da vida, mas existem algumas formas de cuidar para evitar os incômodos que este período ou sintoma pode causar.

O que é envelhecimento cutâneo?

Motivos que levam a pele a envelhecer

 

O envelhecimento pode ter duas características, quando é intrínseco decorrente da passagem natural do tempo e extrínseco, quando é causado por fatores ambientais que interagem com a pele. Para entender melhor as manifestações de cada tipo, leia as definições abaixo:

– Envelhecimento Intrínseco

Também conhecido como cronológico, este tipo de envelhecimento acompanha o processo natural do corpo. Com isso, as células diminuem a capacidade de renovação, prejudicando a firmeza e a tonicidade da pele por falta de colágeno e outras coisas.

Envelhecimento Extrínseco

O maior exemplo deste tipo de envelhecimento é o fotoenvelhecimento, causado pela exposição à radiação UV que altera a estrutura da barreira da pele, gerando um envelhecimento precoce. É importante ressaltar que os danos do sol causados na infância e adolescência só serão percebidos anos depois, portanto, o cuidado deve ser desde cedo.

Processo de glicação no envelhecimento cutâneo

A glicação é um processo que causa envelhecimento cutâneo

Este processo de glicação é causado por moléculas de açucares e carboidratos que se unem a uma proteína fazendo com que ela não consiga mais desempenhar o papel no organismo, perdendo sua função biológica, atuando e prejudicando a saúde cutânea tanto quanto os radicais livres.

O resultado da glicação faz com que haja perda de elasticidade e do colágeno, aumentando a quantidade de sinais da idade na pele e a formação de rugas e flacidez. Normalmente, este processo ocorre pelo alto consumo de açúcar e alimentos ricos neste tipo de composto, que influencia diretamente na saúde da pele.

Quais alimentos indicados para atenuar o envelhecimento cutâneo?

A alimentação influência diretamente na saúde do nosso corpo, e por isso pode ser prejudicial quando feita de forma incorreta. Algumas substâncias podem evidenciar o envelhecimento pois atuam como oxidante. Para evitar este processo, os dermatologistas indicam o consumo de alimentos como:

Soja

Os benefícios da soja para tratar o envelhecimento cutâneo

A soja conta com um composto chamado isoflavonas, que atua como estrógeno na pele contribuindo para que ela fique mais fina e sensível. Adicionar este composto na alimentação também pode prevenir outras patologias, além de ser querida para quem busca cuidar e prevenir danos na beleza.

Frutas ricas em vitamina C

Frutas com vitamina C para saúde cutânea

 

A vitamina C é essencial para saúde cutânea, pois é ela quem ajuda na formação do colágeno e da elasticidade da pele. Sua ação conta com propriedades desintoxicantes que evita o surgimento de linhas finas, rugas e danos causados por radicais livres. Alguns exemplos dessas frutas são laranja, morango e limão.

Castanha-do-pará

Castanha do Pará e os benefícios para pele

A castanha-do-pará é rica em selênio, mineral antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento.  Além disso, contribui para a elasticidade da pele, pois age evitando o endurecimento dos tecidos causados pela oxidação.

Tratamento estético para envelhecimento cutâneo

Existem diversos tratamentos estéticos propostos para evitar danos causados pelo envelhecimento cutâneo. Um dos mais conhecidos e buscados, é a aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como botox. Neste procedimento, é injetada uma toxina nas linhas de expressões para preencher o espaço entre as células, devolvendo a firmeza e a elasticidade.

Outro procedimento que ficou famoso nos tratamentos estéticos, foi o microagulhamento. Esta ação consiste em microagulhas aplicadas juntamente com produtos dermocosméticos nas regiões da pele, para estimular a produção de colágeno, deixando-a livre de manchas e de linhas de expressão causadas pelo envelhecimento.

Veja mais dicas. 

 Água Termal: motivos e benefícios de usar

Entenda tudo o que você precisa saber sobre protetor solar

O que são Verrugas? Causas, tipos e tratamento

Como remover a maquiagem corretamente?

Vitamina C na prevenção do envelhecimento cutâneo

A vitamina C ajuda no processo de envelhecimento cutâneo

Vitamina que conta com propriedades antioxidantes, incluir vitamina C na alimentação e até mesmo de forma utópica através de cremes e séruns, é essencial para combater os sinais de envelhecimento desde o início. Além disso, ajuda a clarear a pele e combate manchas do sol.

Excelente ativo hidratante, a vitamina C também busca deixar a pele uniforme, pois tem por objetivo atenuar as rugas e as linhas de expressão. A partir deste diagnostico, a dermatologia começou a investir em linhas de dermocosméticos composta por este ingrediente.

Sugestões de produto para envelhecimento cutâneo

Uma das principais dicas de tratamento cutâneo, é o uso de marcas especializadas em tratar o envelhecimento cutâneo. É importante consultar o dermatologista, e entender qual melhor linha para cuidar da sua pele, criando uma rotina ideal. A Drogaria Nova Esperança conta com diversos produtos para saúde cutânea, abaixo citamos a marca Skinceuticals, líder em produtos dermocosméticos capazes de promover um resultado eficaz quando utilizados corretamente.

Skinceuticals HA Intensifier

Skinceuticals no tratamento contra oEnvelhecimento Cutâneo

Este sérum é capaz de promover intensa restauração do volume e da firmeza da pele, tratando as rugas e as linhas de expressão da face.

Skinceuticals Resveratrol B E

Resveratrol para tratar envelhecimento cutâneo

 

É um produto antioxidante indicado para melhorar a aparência de rugas causadas pelo envelhecimento e a perda de densidade da pele.

Skinceuticals Retinol 0.3

Retinol para cuidados com a pele

É um concentrado de retinol puro, capaz de penetrar nos poros minimizando as rugas com o objetivo de melhorar a uniformidade e a textura cutânea.

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Drogaria Nova Esperança inaugura loja conceito no Itaim Bibi
    04 de dezembro de 2023

    Drogaria Nova Esperança inaugura loja conceito no Itaim Bibi

    Leia na íntegra
    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças
    27 de setembro de 2023

    Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

    Leia na íntegra
    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
    30 de agosto de 2023

    Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil

    Leia na íntegra
    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença
    23 de agosto de 2023

    Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

    Leia na íntegra
    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano
    18 de agosto de 2023

    Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra