Dois absorventes, sendo um externo e um interno, dispostos numa mesa ao lado de um calendário marcado no dia 30.

Tudo e mais um pouco sobre absorventes: Tipos, marcas e formas de uso

O ciclo menstrual feminino já traz diversas dores de cabeça. É a variação de humor, dores abdominais, nas pernas, na cabeça; excesso de fluxo que traz incômodo… enfim, são muitas coisas para se preocuparem. Por isso neste post, vamos falar tudo sobre absorventes, a fim de facilitar este processo de escolha.

O que é absorvente?

O absorvente é um produto de higiene íntima e pessoal indicado para uso durante o período menstrual com o objetivo de absorver o sangue excretado evitando manchas nas roupas, vazamentos durante o sono e até mesmo constrangimentos.

Além disso, o objetivo de seu desenvolvimento foi também evitar e prevenir possíveis infecções. Eles são diários, internos, normais, noturnos, com e sem abas… diversos! O mais importante é utilizar um que melhor se adapte as necessidades.

Quem inventou o absorvente?

Não há relatos específicos de quem tenha criado o absorvente. Porém, em manuscritos de Hipócrates, grego intelectual conhecido como pai da medicina, foram relatadas as primeiras informações, mencionando uma proteção inserida dentro da vagina.

Antigamente eram utilizadas toalhas de pano dobradas, que eram utilizadas e depois lavadas, mas apesar de cumprir a função de evitar vazamentos para as roupas e constrangimentos, elas causavam diversas doenças por contaminações de fungos e bactérias.

O primeiro absorvente convencional, como os de hoje em dia, chegou ao mercado somente em 1890 e foi se modernizando até as inúmeras versões que conhecemos hoje, que foram se atualizando conforme a necessidade e evolução das tecnologias.

Tipos de absorventes

Diferentes tipos de absorvente rosas e brancos dentro de uma pequena bolsa verde.

O mercado de absorventes vem se modernizando a cada ano com o único objetivo de se adaptar a necessidade das mulheres para que o período menstrual seja mais tranquilo. Com isso, sabendo a intensidade do ciclo e o que é mais confortável para si, fica ainda mais fácil de escolher o absorvente certo.

Absorvente com abas

As abas foram desenvolvidas com o objetivo de fixar melhor o absorvente na calcinha. Este tipo é muito utilizado por trazer mais proteção, evitando que, durante os movimentos realizados no dia a dia, o absorvente se mova e promova vazamentos indesejados

Absorvente Noturno

Recomendado para o uso durante a noite, os absorventes noturnos foram desenvolvidos para mulheres que apresentam grande fluxo menstrual durante o sono, por isso seu tamanho maior visa cobrir toda a calcinha.

Absorvente interno

Absorvente interno sobre um espaço completamente rosa.

Os absorventes internos, mais conhecidos como OB, são utilizados dentro do canal vaginal. Eles são muito buscados para quem considera o uso do absorvente comum desconfortável e se adaptaram melhor ao uso interno, como por exemplo, as mulheres que praticam esportes e que desejam evitar que o uso do absorvente marque a roupa.

Calcinha absorvente

As calcinhas absorventes surgiram no mercado com dois objetivos principais, trazer mais conforto para o período menstrual e diminuir os impactos que o lixo formado pelos absorventes causam ao meio ambiente. Com isso, diversas marcas criaram a calcinha que pode ser utilizada durante o ciclo e lavada para um uso posterior.

Cada marca determina o tempo de uso e por quantos ciclos elas devem ser utilizadas antes de uma troca necessária.

Absorvente ecológico

Confeccionados com pano de diversos tipos e estampas, os absorventes ecológicos possuem o objetivo de diminuir os impactos causados ao meio ambiente. Como são de tecido, você pode lavar e utilizar depois, além de poder adquirir um número suficiente para atender suas necessidades ao longo do dia e ao longo do ciclo.

É recomendado que em casos de ciclos muito intensos, os absorventes ecológicos sejam trocados com maior frequência, evitando um grande contato do sangue com as genitais, que pode causar a proliferação de fungos e bactérias.

Absorvente pós parto

Após o parto, há um período de sangramento semelhante a menstruação, porém, por haver um aumento no fluxo sanguíneo durante a gestação, este ciclo pode ser mais intenso, e por isso os absorventes voltados para o uso devem ser específicos, que apresentem a capacidade de absorver o sangue com mais eficiência e maior capacidade.

Absorvente masculino

O absorvente masculino é recomendado para homens que apresentam quadros clínicos de incontinência urinária ou possuem dificuldade em controlar o desejo de urinar.  O objetivo do uso do absorvente nesses casos é isolar a região do pênis para evitar desconfortos e vazamentos.

As melhores marcas

Existem diversas marcas de absorvente, e o mercado cresce cada vez mais, apresentando inovações que têm o único objetivo de trazer mais conforto a este período. Aqui na Drogaria Nova Esperança trabalhamos com muitas linhas, mas abaixo destacamos as mais buscadas por nossos consumidores.

Absorventes Intimus

Desenvolvido pela marca Kimberly-Clark, o absorvente Intimus apresenta diversas apresentações, com e sem abas, interno e externo, noturno e diurno, além dos protetores diários que acompanham as mulheres no dia a dia. A marca ganhou a confiança das consumidoras por entregarem um produto de qualidade com ótimo preço.

Absorventes Sempre Livre

Também apresentado de diversas formas, os absorventes Sempre Livre trazem em seu desenvolvimento toda qualidade dos produtos Johnson & Johnson. Com isso, de normal a seco, com ou sem abas e flexível e adaptável a qualquer calcinha, a Sempre Livre se tornou a marca preferida de muitas mulheres que buscam conforto durante o período menstrual.

Absorventes Always

Pertencente ao grupo P&G, os sofisticados absorventes Always são um dos mais conhecidos pelas consumidoras. Apesar de também ser apresentado de diversas formas, a marca utiliza de tecnologia e desenvolvimento e está sempre recriando seus produtos para melhor atender as necessidades das mulheres, trazendo bem estar e conforto durante o ciclo e no dia a dia.

Do tradicional ao amargo, os Benefícios do Chocolate

Não ignore! Aprenda a usar uma bula de forma correta

O dobro de atenção, os cuidados com a pele tatuada

Perguntas Frequentes

Como usar os absorventes?

Para utilizar o absorvente normal, basta removê-lo da embalagem e retirar a proteção existente na parte de baixo dele. Feito este processo, posicione o absorvente na calcinha, fixando-o como se fosse um adesivo. Caso o absorvente apresente abas, remova a proteção adesiva e fixe em cada lado da calcinha para melhor estabilidade.

Como colocar os absorventes internos?

Alguns absorventes internos apresentam aplicadores e outros cordões para facilitar a colocação e remoção. Para inserir, é recomendado que antes as mãos sejam devidamente higienizadas, e após a remoção da embalagem seja escolhida uma posição confortável para facilitar. Uma sugestão é que, de pé, com a perna apoiada em um lugar mais alto e as pernas separadas e flexionadas, ou sentada no vaso sanitário com os joelhos separados. Após um correto posicionamento, basta inserir no canal vaginal para absorção do ciclo.

Qual a diferença entre o absorvente seco e suave?

Enquanto os absorventes de cobertura suave apresentam toque macio para garantir mais conforto durante o contato com a pele, as linhas de cobertura seca possuem uma absorção mais rápida do fluxo. Portanto, é mais recomendado que os absorventes que apresentam cobertura seca sejam mais utilizados por pessoas que apresentam o ciclo mais intenso.

Já as linhas desenvolvidas com cobertura suave, devem ser utilizadas por pessoas que apresentam sensibilidade na região e tem o objetivo de evitar casos de hipersensibilidade causada pelo absorvente, visto que o material suave lembra o toque de algodão. No entanto, o uso depende também da adaptação de cada pessoa e da intensidade do ciclo.

O que é protetor diário?

Mulher segurando um protetor diário sobre um espaço rosa.

O protetor diário é um absorvente pequeno indicado para ser utilizado todos os dias . Ele tem o objetivo de evitar a umidade e os odores causados pela vagina e possíveis corrimentos que incomodam e mancham a calcinha.

Existe um mito sobre o uso impedir que acha respiração na área, mas a verdade que a única função do protetor é justamente proteger. Portanto o uso é livre para todas as pessoas que desejarem e se sentirem mais seguras no dia a dia.

Conclusão

A verdade é que a escolha do absorvente é extremamente pessoal. Embora existam diversas formas e apresentações, além de muitas marcas, sempre tem um que se adapta melhor a sua rotina e ao seu conforto ao realizar as atividades do dia a dia, afinal, é preciso ter qualidade de vida e tranquilidade até mesmo nos dias do ciclo menstrual. E, para conferir alguns destas apresentações com um dos melhores preços, você confere aqui na Drogaria Nova Esperança!