Confira dicas para manter as unhas saudáveis

Duas mãos num fundo cinza e amarelo, destacando suas unhas brancas saudáveis.
Você sabe como cuidar corretamente de suas unhas? Sabia que a acetona faz mal à elas? Abaixo, você confere dicar de como mantê-las saudáveis!

As unhas são formadas por uma camada rígida de uma proteína chamada queratina. Através deste aspecto é possível avaliar se as unhas estão saudáveis e traçar diversas técnicas para obter a melhor forma de cuidar delas para evitar o aspecto quebradiço, poroso, com ondulações e cores amarelas.

Segundo especialistas, as principais causas do enfraquecimento das unhas podem estar relacionadas a uma alimentação equivocada e o contato com removedores e produtos de limpeza. Portanto, neste post daremos dicas para cuidar melhor da saúde e do aspecto de suas unhas.

Como manter as unhas saudáveis?

A alimentação, o esmalte que se usa, a manicure que vai, a forma como lixa ou corta as unhas, os produtos aplicados para remover… Tudo isso faz a diferença na saúde das unhas, e a gente não tem ideia do quanto esses cuidados somados podem fazer bem para que elas permaneçam lindas, por isso, seguem as dicas!

Beber água

Manter o corpo hidratado faz com que as unhas fiquem menos ressecadas e essa hidratação deixe a cutícula, que é uma barreira importante de proteção, mais saudável e firme. Além disso, ajuda na absorção de nutrientes essenciais que trazem firmeza para as unhas.

Alimente-se bem

Uma alimentação desequilibrada, rica em gorduras e açúcares e pobre em nutrientes pode deixar a unha fraca e quebradiça. Portanto é recomendado investir em uma alimentação rica em ferro, zinco e vitaminas do complexo B, como vegetais verdes escuros, ovos, limão, pera, nozes e carnes vermelhas.

Utilize bases fortalecedoras

Conforme colocado anteriormente, a unha é formada por uma proteína chamada queratina, que é essencial para sua força. Utilizar bases de ação fortalecedoras ajudam a endurecer a unha justamente por conter queratina em sua formulação.

Hidrate as mãos

Uma mulher segurando um pote e com a outra mão passando um produto branco em suas unhas e nas pontas dos dedos.

Hidratantes proporcionam uma maior maleabilidade das proteínas impedindo assim que a unha quebre com facilidade. Além disso, passado sobre as cutículas, os cremes hidratantes ajudam na absorção de nutrientes. O dermatologista poderá indicar um produto específico para este objetivo.

Use luvas nos serviços de casa

Os serviços de casa tendem a estragar as unhas, não é mesmo? Além de encurtar a duração do esmalte, os produtos de limpeza como detergentes e alvejantes podem danificar a saúde das unhas, por se tratar de produtos químicos sendo absorvidos pela cutícula. Portanto, utilizar luvas impermeáveis pode ajudar a manter a unha livre da agressão de produtos de higiene.

Cuide da cutícula

É a cutícula que protege a base das unhas para evitar a entrada de agressores como fungos e bactérias e por isso muitos médicos recomendam que ao fazer as unhas seja evitada a remoção total das cutículas, além de conferir se todos os equipamentos foram devidamente esterilizados.

Corte e lixe as unhas

A parte superior das unhas tende a ser a região mais frágil e por isso ao cortar você elimina a suposta área propícia a quebra. Além disso, lixar as unhas uniformiza sua textura, evitando que ela enganche em objetos, roupas e cabelos e quebre.

 

Quais os tipos de pele existem? Blog da DNE

Celulite: O que causa, como tratar e dicas para combatê-la

Colágeno: benefícios, para que serve e qual o melhor?

Produtos aliados às unhas saudáveis

Conforme falamos acima, é importante o uso de bases fortalecedoras, que são capazes de tratar e proteger a barreira da unha quando formuladas com queratinas. Além disso, existem muitos produtos de tratamento que ajudam no fortalecimento e crescimento da unha.

Suplementos em cápsulas

Existem diversas apresentações de suplementos em cápsulas indicados para o fortalecimento das unhas. Eles são ricos em vitaminas e minerais essenciais que agem devolvendo os nutrientes perdidos, assim deixando suas unhas saudáveis.

Hidratantes

Os dermatologistas indicam o uso de hidratantes nas mãos para estimular a proteção da cutícula. Eles são ricos em água e ajudam na absorção de nutrientes que mantém a unha saudável. Quando compostos com ureia e óleos essenciais, são ainda mais eficazes.

Esmaltes e soluções fortalecedoras

Diversas marcas investem neste cuidado com as unhas através de produtos específicos para nutrir a barreira formada por queratina. Seu uso corretamente ajuda a estimular o crescimento, eliminar porosidade e a deixa-las com aspecto mais bonito.

Como usar corretamente o esmalte?

Mulher limpando suas unhas e preparando-as para passar esmalte branco.

Os esmaltes em si são formulados especificamente para as unhas, portanto, seu uso excessivo causa apenas algumas manchas de pigmentação na barreira da unha que é facilmente tratada. O importante é sempre buscar marcas hipoalergênicas, testadas dermatologicamente e reconhecidas por sua qualidade.

O que danifica as unhas mesmo neste processo de esmaltação são as acetonas e removedores. Eles são responsáveis pelo aspecto esbranquiçado, poroso e de descamação nas unhas. Portanto, é recomendado que o uso do esmalte seja evitado muitas vezes para que não haja a necessidade de utilizar removedores que danificam a unha.

Hábito de roer unha

Clinicamente conhecida como onicofagia, o hábito de roer unhas é muito comum em períodos de nervosismo, ansiedade, estresse, tédio ou fome. Normalmente iniciado na infância, essa roeção pode trazer para a boca uma quantidade variada de germes e bactérias que prejudicam a saúde.

Alguns remédios têm sido eficazes para tratar este hábito em pessoas que desejam controlar ou até mesmo manter a unha maior, mais saudável e mais bonita. Caso os sintomas causem feridas, sangramento e dor na lâmina superior das unhas, o médico deve ser procurado para um tratamento mais eficaz.

Conclusão

Cuidar das unhas é cuidar de si. É alimentar-se bem, beber bastante água, manter o temperamento e o humor ordenado para não as roer e danificá-las e sempre que puder evitar o uso excessivo de esmaltes e removedores. Também é essencial a hidratação e nutrição contínua das mãos para estimular a absorção de importantes compostos. Para maiores dicas e informações de como manter suas unhas saudáveis, procure um médico ou dermatologista.

Este conteúdo foi formulado e desenvolvido, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Daniela S. Dávida - CRF/SP 47.916. Não devendo as informações obtidas aqui, serem utilizadas como substitutas ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Tags:
, ,