Siga-nos nas redes socias
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Pais e Filhos 6 alimentos para combater o cansaço
6 alimentos para combater o cansaço
20 de novembro de 2020

6 alimentos para combater o cansaço

De fato, o corpo humano é similar a uma máquina. Ele permanece em constante movimento e precisa ter suas energias repostas, por meio de uma dieta balanceada, hidratação e exercícios, por exemplo. Isso porque, pesquisadores alegam que tais fatores contribuem com a qualidade de vida, principalmente com a longevidade. No entanto, existe um porém: a rotina do século 21 é bem diferente se comparado com séculos anteriores. Especialmente nas grandes metrópoles, que trazem consigo um cenário de agitação, deixando muitas pessoas cansadas no final do dia. Em razão disso, para dar uma aliviada nesta barra, listamos parte dos alimentos que auxiliam contra o cansaço devido às suas propriedades ricas em nutrientes, além de ajudar na reposição da energia para levar a semana com mais disposição.

1 – Banana

Bananas em um cesto.

Mais que nutritiva, a banana é uma fruta rica em fibras e vitaminas que promovem mais disposição, ao exercer o relaxamento do organismo, fator que também contribui com um boa noite de sono.

2 – Batata doce

Batatas doces inteiras e fatiadas.

Contendo carboidratos integrais e de rápida absorção, a batata doce é classificada como um dos alimentos que mais oferecem energia ao organismo. Isso ocorre devido a fonte de manganês, substância considerada importante para a quebra de outros nutrientes do tipo.

3 – Grãos integrais

Diferentes grãos coloridos dispostos em recipientes brancos.

Grãos como aveia e trigo, por exemplo, são carboidratos saudáveis, ou seja, são convertidos lentamente em energia, fazendo com o organismo se sinta saciado durante todo o dia, sem chances de exaustão. Em suma, eles também facilitam a absorção das vitaminas B e C e do ácido fólico.

4 – Espinafre

Espinafre disposto em uma tigela preta.

Alimento rico em potássio, magnésio, ácido fólico, bem como vitaminas do completo B, o espinafre atua na prevenção de doenças como a depressão, além da melhora do sistema nervoso.

5 – Abacate

Abacates com e sem sementes dispostos dentro e fora de um recipiente marrom.

O abacate é uma fruta com um alto índice de gordura saudável, que inclui ácidos graxos, como os ômegas 3 e 6. Com isso, sua propriedade tem papel de controlar o desequilíbrio do colesterol ruim no organismo, fator que colabora para o aumento do fluxo do sangue que percorre o cérebro, reduzindo o cansaço.

6 – Mirtilo

Mirtilo disposto em um recipientes com outros à sua volta.

Geralmente, o mirtilo possui uma potente função que atua na melhora da atividade cerebral, sendo uma fonte de manganês, substância esta que promove um trabalho eficaz do organismo, para que trabalhe em equilíbrio.

Conclusão

Existem outros tipos de alimentos que evitam cansaço e contribuem para a reposição da energia diária, porém em uma quantidade igual ou menor do que apresentamos até aqui. Para conhecê-los de forma correta, converse com um nutricionista para que ele possa montar um cardápio que encaixe na sua rotina. Afinal, por mais benéfico que o alimento seja, seu consumo demasiado pode virar um vilão à qualidade de vida.

Posts recentes

Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
14 de janeiro de 2021
Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
Leia na íntegra
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
13 de janeiro de 2021
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
Leia na íntegra
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
11 de janeiro de 2021
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
Leia na íntegra
Whey Protein: quando é viável para saúde?
08 de janeiro de 2021
Whey Protein: quando é viável para saúde?
Leia na íntegra
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
08 de janeiro de 2021
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
Leia na íntegra
Receba as melhores notíias pela nossa newsletter!