Calvície masculina: o que é, causas e tratamento
Problema antigo sofrido pelos homens, você pode observar desde cedo os sintomas da calvície

Os cabelos caírem, é considerado normal pela medicina, principalmente com o passar dos anos. Mas, a calvície masculina não tem idade, e pode atingir muitos homens, inclusive os mais jovens. Os sintomas causam incômodos como baixa estima, pois é evidente e pode levar até a queda pontual dos fios.
Para entender bem a calvície, é importante saber como funciona o ciclo de crescimento capilar. Cada fio nasce, cresce cerca de mais ou menos 1cm por mês e, em geral, pelo período de 4 a 7 anos para curta fase de repouso, e logo depois, cai. Diferente de problemas capilares como a caspa, a calvície é que não há cura, e o tratamento só é eficaz quando iniciado no tempo certo.
Afinal, o que é a calvície masculina?
A calvície é caracterizada por uma perda ou redução total ou parcial dos cabelos, podendo ser na cabeça ou até mesmo na pele. A queda é localizada na parte frontoparietal, o que os homens chamam normalmente de entradas, ou até mesmo na parte superior da cabeça, chamada de vertex.
O principal hormônio da saúde capilar, é conhecido como DTH, mas se chama di-hidrotestosterona, e sua ação age induzindo mudanças nos folículos, causando a alteração na estrutura do fio. Este motivo pode ser genético, ou causado por suplementação e reposição hormonal.
Causas da calvície masculina?
Mas, afinal, quais são as causas deste incômodo que tanto prejudica os homens? Abaixo listamos os principais motivos:
– Mudanças hormonais
– Dietas excessivas
– Medicamentos controlados
– Estresse excessivo
– Hereditariedade
– Cuidados impróprios com os cabelos
Quando saber se é calvície ou queda capilar?
Segundo especialistas, a queda de cabelo não é sinônimo de calvície, pois existem outros sintomas que alertam mais sobre o problema. Um dos principais motivos da calvície é decorrente de razões genéticas, e a estrutura do fio, que cresce fina e rala.
Já a queda capilar, pode ter explicações maiores como desequilíbrios hormonais, infecções no organismo e até mesmo o estresse. Além do que, é normal a perda de cerca de 100 fios de cabelo por dia, pois o nascimento de outro na mesma proporção já está encaminhado.
Sintomas e idade da calvície masculina
Os principais sintomas da calvície podem aparecer entre 17 e 23 anos, pois essa idade é perigosa por conta da grande alteração hormonal. Já nessa idade, as chamadas “entradas” podem aparecer, causando incômodos na adolescência.
Em alguns casos, os indícios podem aparecer mais tarde, entre 25/26 anos, porém a queda é mais lenta e o tratamento pode ter maiores respostas. No surgimento da calvície após os 50 anos, o tratamento é menos eficaz, visto que a patologia medicinalmente chamada como alopecia androgenética não tem cura.
Tipos de calvície
A queda de cabelo conhecida por calvície pode apresentar três tipos:
- Alopecia areata
O principal sintoma deste tipo de calvície é a formação de círculos redondos no couro cabeludo, além de que sua causa mais recorrente é o excesso de estresse que leva a calvície masculina e até mesmo a calvície feminina. Estima-se que uma em cada mil pessoas sofre este tipo de alopecia.
- Alopecia androgenética
Este é o mais recorrente caso de calvície, e sua incidência está ligada ao hormônio progesterona. Os sintomas lotáveis são a perda de fios difusa do vértex e região frontal do couro cabeludo.
- Alopecia difusa
Essa é uma perda aguda e progressiva de cabelo, e apresenta três causas específicas:
- Endócrinas, decorrente ao hipotireoidismo
- Medicamentosa, provocado pela perda da espessura do fio
- Metabólica e nutricional, gerada por raízes quebradiças do cabelo seco, frágil e fino.
Tratamentos para calvície masculina
Para tratar e disfarçar perda de cabelo, existem alguns tipos de tratamento eficazes, que amenizam os sintomas. É importante que um dermatologista seja consultado para identificar quais as causas e qual melhor tipo de tratamento para tal feito. Abaixo, listamos os mais recomendados pelos médicos.
Remédios para calvície masculina
O princípio ativo recomendado para este tipo de tratamento é hormonal, conhecido como Finasterida. Estima-se que com este tratamento, o cabelo volte a crescer entre 3 a 6 meses. Além disso, o dermatologista pode injetar corticoide no local afetado para diminuir o efeito do sistema imune para estimular o crescimento mais fácil.
Uso de cremes
Alguns cremes com ativos como Minoxidil, ditranol e pomadas corticoides, e a ação deste composto tem por objetivo de promover o crescimento dos fios. Além disso, quando aplicado seriamente o resultado aparece após 3 meses de uso.
Laser e eletroestimulação
Tratamentos estéticos também surgiram no mercado como estratégia e estímulo para o crescimento capilar. A ação visa promover a dilatação dos vasos sanguíneos que transportam nutrientes e oxigênio, deixando os fios fortes, nutridos e livres de queda. Recomenda-se o a estimulação por até 6 meses, e o custo varia entre as clínicas.
Transplante de cabelo
O transplante só é sugerido quando outros tratamentos não são eficazes. O cirurgião retira uma pequena porção de cabelo do couro cabeludo, e depois coloca nos locais sem cabelo para promover o crescimento de novos fios. Este tipo de tratamento é mais caro, mas é o mais eficaz e permanente.
Conclusão
Embora não tenha cura, a calvície tem tratamento e pode ser amenizada quanto mais cedo tratada. Caso este seja o seu caso, consulte o seu dermatologista para maiores orientações e um mais eficaz cuidado. Além disso, você pode contar com a Drogaria Nova Esperança para comprar outros produtos para cuidar dos seus fios.
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Cuidados com a pele durante as diferentes estações do ano

Mitos sobre os cuidados com a pele que você deve evitar

Saiba mais sobre o Sérum

Como cuidar de cílios e sobrancelhas

Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

Dicas e curiosidades sobre tintura de cabelo

Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais
