Siga-nos nas redes socias
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Pais e Filhos Whey Protein: quando é viável para saúde?
Whey Protein: quando é viável para saúde?
08 de janeiro de 2021

Whey Protein: quando é viável para saúde?

Mesmo sendo considerado o suplemento mais consumido do mundo, ainda é dúvida de muitas pessoas a forma correta de administração e até mesmo de para que serve o Whey Protein. Apresentado em diversos sabores, tipos e marcas, as reais indicações do produto e os benefícios que traz para a saúde é questionado por atletas e até mesmo por profissionais da saúde, que afirmam a necessidade de acompanhamento correto durante a ingestão.

Famoso entre os suplementos alimentares , o Whey é o queridinho das academias de todo o Brasil e até mesmo do mundo, mas é preciso ter cuidado durante a escolha do composto e até mesmo uma pesquisa firme com consulta profissional aos benefícios que pode trazer o consumo. Além disso, a associação a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.

Afinal, para que serve Whey Protein? Emagrecer, ganhar massa muscular magra, definição e músculos…? Vamos desvendar este mistério!

 O que é Whey Protein?

Primeiramente, é importante entendermos afinal, o que é Whey Protein? O leite, é composto por dois tipos principais de proteína, que corresponde a 80% de Caseína e 20% de soro de leite, que é um tipo de proteína considerada completa, por possuir 9 aminoácidos essenciais para o organismo, com baixo teor de lactose, que é bem difícil de digerir.

Depois de separadas as proteínas, o soro do leite é submetido a processos industriais capazes de obter um suplemento com alta concentração de proteína e valor biológico, tornando-se assim um complemento importante para atletas que sejam obter alta performance.

Para que serve Whey Protein?

As proteínas são consideradas um dos principais ingredientes para o bom desenvolvimento do corpo. Isso porque, apresentam um alto valor biológico e contribuem para reparação do músculo, reparando as microlesões obtidas durante a prática de exercícios físicos. O alto potencial nutritivo do Whey é buscado pelos atletas por favorecer o ganho de massa muscular.

Além disso, os especialistas apontam este tipo de proteína como beneficiária em pessoas que apresentam asma e até mesmo o vírus HIV. Estudos apontam também, os benefícios do Whey na diminuição do colesterol ruim, conhecido popularmente como LDL, no controle da pressão arterial e no controle dos níveis de glicose do sangue.

Para quem é indicado o Whey Protein?

O consumo do Whey é recomendado para ganho de massa muscular magra, hipertrofia, dietas de emagrecimento e para completar a alimentação de pessoas que apresentam deficiência na ingestão de proteínas. Normalmente este público consumidor é formado de atletas no geral, fisiculturistas e praticantes de musculação.

A composição é baixa em carboidratos, mas rica em proteínas, o que favorece o aumento da saciedade por mais tempo. Os nutricionistas e os profissionais da atividade física, são os profissionais responsáveis por recomendar o produto e acompanhar os resultados em cada pessoa que inclui a administração do composto.

Quando tomar

mulher adicionando whey protein em sua dieta

A ação do whey varia de diferentes formas de acordo com o momento de consumo. Muitos especialistas afirmam que administrar o Whey Protein como pós-treino, ou seja, até 40 minutos após a atividade física, é essencial, pois é neste momento em que o músculo mais necessita de nutrientes. Além disso, o alto valor biológico do produto melhora a síntese proteica e a absorção necessária para o crescimento muscular.

Tomar Whey Protein antes do treino evita a perda de massa magra dos músculos, conhecida como catabolismo. Por isso, quando consumido antes da prática de exercício, é importante que uma fonte de carboidrato seja administrada para gerar energia. A administração do produto em jejum pode proporcionar ao reserva proteica ao músculo, já o consumo antes de dormir prolonga o estado anabólico e previne a perca de massa magra enquanto você dorme.

O que tomar com Whey Protein?

A partir dos objetivos que cada pessoa tenha, o Whey Protein pode até ser combinado com outros suplementos alimentares, ou até mesmo com multivitamínicos e termogênicos. Além disso, existem diversas receitas que podem levar o Whey como ingrediente, facilitando a inclusão do produto na dieta.

 Diferença Whey Protein concentrado, hidrolisado e isolado

Diferentes tipos de apresentação do Whey Protein

Todos os tipos de Whey Protein são originários da mesma matéria prima, o soro do leite. A diferença consiste no processo de fabricação e possíveis adições. Para escolher o ideal para sua saúde, é importante que o nutricionista seja consultado.

Whey Protein Concentrado

Este tipo de Whey passa por menos processos de filtragem, obtendo uma proteína mais grossa, que gera uma fase de digestão mais lenta. A composição também conta com carboidratos, gorduras e lactoses e é mais indicada para quem busca maior massa muscular e melhor custo-benefício.

Whey Protein Isolado

O processo de filtragem de nível intermediário, conta com maiores níveis de proteína, sendo assim recomendado para ingestão como pós-treino para que os músculos recebam o aporte nutricional desejado.

Whey Protein Hidrolisado

A proteína contida neste tipo de Whey Protein, tem o melhor processo de digestão, por já ter passado por um processo de pré-digestão. Recomendam o seu consumo como pós treino, pois ele chega mais rápido no músculo e evita a perca de massa magra. Além disso, os níveis de carboidratos, gorduras e lactoses são quase nulos, podendo ser administrado por pessoas intolerantes.

Benefícios do Whey Protein

Derivado do leite de vaca, o Whey Protein é uma mistura de proteínas que atuam diretamente nas células musculares favorecendo o ganho de massa muscular. Além disso, o consumo traz para saúde benefícios como:

  1. Potencializa o anabolismo, pois aumenta os ganhos de massa muscular e promove a recuperação dos tecidos.
  2. Melhora o desempenho físico, pois aumenta o rendimento durante a atividade e evita a fadiga.
  3. Fortalece o sistema imunológico, por ser retirada do soro do leite, a proteína conta com diversos aminoácidos capazes de ajudar no combate a infecções.
  4. Melhora o bem-estar pós-treino, porque acelera a recuperação e diminui a sensação de cansaço após a atividade física.
  5. Ajuda no emagrecimento, pois estimula a queima de gordura corporal.

É importante ressaltar, que os benefícios são obtidos quando aliado a prática de exercícios e uma alimentação saudável e balanceada. Alguns estudos ainda afirmam que o Whey ajuda a controlar a pressão arterial e abaixar o colesterol ruim.

Malefícios do Whey Protein

Alguns nutricionistas afirmam que o Whey pode causar sobrecarga no organismo, e o uso é totalmente indispensável. Isso porque, uma alimentação saudável e equilibrada é o suficiente para obter a fonte proteica necessária para um melhor desempenho físico.

O uso do Whey pode causar ainda problemas patológicos como insuficiência renal, perda de massa óssea e degradação da musculatura esquelética, isso quando consumido de forma errada e sem acompanhamento médico. Busque orientação profissional e compre produtos de confiança para obtenção dos benefícios do produto, além de acompanhar os resultados.

Conclusão

Caso deseje incluir o Whey Protein em sua alimentação, busque orientação profissional, faça os exames necessários e administre com responsabilidade, além de sempre associado com prática de exercícios e consumo de alimentos saudáveis. Este passo é fundamental para ter certeza de que o Whey é viável para sua saúde. A Drogaria Nova Esperança pode te ajudar na compra dos melhores suplementos para potencializar os cuidados com sua saúde, confira as novidades em nosso site.

Posts recentes

Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
14 de janeiro de 2021
Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
Leia na íntegra
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
13 de janeiro de 2021
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
Leia na íntegra
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
11 de janeiro de 2021
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
Leia na íntegra
Whey Protein: quando é viável para saúde?
08 de janeiro de 2021
Whey Protein: quando é viável para saúde?
Leia na íntegra
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
08 de janeiro de 2021
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
Leia na íntegra
Receba as melhores notíias pela nossa newsletter!