Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Alimentação 8 chás que ajudam a dormir

8 chás que ajudam a dormir

Preparado através da infusão de folhas, o chá é uma bebida antiga e repleta de sabores e aromas que variam conforme a sua preparação. Por isso, hoje,  praticamente […]

23 de março de 2021
Última atualização: 30 de março de 2021
8 chás que ajudam a dormir
Tempo estimado de leitura: 7 Minutos

Preparado através da infusão de folhas, o chá é uma bebida antiga e repleta de sabores e aromas que variam conforme a sua preparação. Por isso, hoje,  praticamente existe um tipo de chá para cada momento e/ou desconforto, como é o caso dos chás que ajudam a dormir.

Para começo de conversa, segundo a literatura, o consumo da bebida se iniciou na China por volta de 2750 antes de Cristo, onde a sua expansão fez com ganhasse, pelo menos no Brasil, um órgão representante, ou seja, a Associação Brasileira do Chá (AbChá).

Assim, diante da grande procura pela iguaria, nesse post, a Drogaria Nova Esperança listou algumas delas para que você tenha uma noite de sono tranquila e suficiente para recarregar as energias para o dia seguinte!

Melhores chás para dormir

Quente ou frio, não importa a temperatura, pois a verdade é que os chás acalmam e promovem uma intensa sensação de relaxamento.

No nosso caso, os chás que ajudam a dormir são destinados às pessoas que têm uma certa de dificuldade de relaxar, seja pela rotina agitada ou até por fatores biológicos. Dessa maneira, a seguir, conheça oito deles:

1 – Flor de maracujá

Maracujás sobre um cesta com ramos verdes

Contendo propriedades que tranquilizam o corpo, a bebida à base de flor de maracujá atua como um leve sedativo, que contribui para o descanso do organismo como um todo. Para completar, a espécie é considerada fitoterápica, ou seja, possui efeitos totalmente naturais.

Como preparar

Ferva 150mL de água, ao desligar, coloque três colheres de sopa de folhas secas de maracujá e abafe por 10 minutos. Por fim, sirva-se uns 30 minutos antes de dormir.

2 – Camomila

Flores de camomila, contendo botão amarelo pétalas branca

A camomila é uma erva conhecida por ser um calmante, graças aos seus inúmeros benefícios medicinais, que controlam o estresse e a temida insônia, que impede o corpo de recarregar as energias.

Com atividade antioxidante e anti-inflamatória, a espécie também previne doenças ligadas ao cérebro, além do câncer e outras complicações.

Como preparar

Em um recipiente, ferva 250mL de água e coloque duas colheres de flores secas de camomila. Em seguida, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Coe e tome alguns minutos antes de deitar-se.

3 – Lavanda

Plantação de lavanda

Bastante aromático,  o chá dos botões roxos da lavanda induz ao sono, bem como melhora o humor e a textura da pele. Sinais de ansiedade e cólicas menstruais também são amenizados com o seu consumo, por exemplo.

Como preparar

Ferva 250mL de água e despeje sobre ½ de chá de botões de lavanda, deixando fazer a infusão por alguns minutos. Em seguida, administre.

4 – Hibisco

Flor de hibisco

Por possuir efeito que acalma o sistema nervoso, o hibisco também entra para esta lista. Por isso, ele controla a sensação de ansiedade e depressão, dois desconfortos que atinge pessoas de várias idades.

Além disso, o hibisco é um chá diurético, o que ajuda os rins a funcionarem normalmente. Por fim, a planta é antioxidante, ou seja, age contra o envelhecimento precoce das células.

Como tomar

Coloque um litro de água para esquentar, até que levante fervura. Acrescente 2 (duas) colheres de sopa de hibisco seco. Na sequência, desligue o fogo  e deixe descansar por 5 minutos. Coe e tome minutos antes de dormir.

5 – Erva-doce

Pé de erva doce

Com antioxidantes que agem em prol do organismo, a erva-doce promove o relaxamento do corpo e da mente, induzindo ao sono. Com isso, é possível ter uma noite de sono leve e tranquila, sem falar dos demais benefícios por trás da planta.

Como preparar

Primeiro, ferva uma xícara de água e acrescente a erva-doce. Então, tampe e deixe repousar por 5 minutos. Na sequência, coe e beba pouco antes de dormir.

6 – Valeriana

Planta valeriana

Sendo uma das espécies mais estudadas para o combate da insônia, a Valeriana libera substâncias que visam aumentar as horas de sono, o que também acalma e reduz a probabilidade de a pessoa ficar acordando no meio da noite.

Como preparar

Em uma panela, ferva 500mL de água. Após isso, desligue o fogo e coloque 1 colher (sopa) de raiz de valeriana para repousar por 5 minutos. No final, coe e tome antes de ir para a cama.

7 – Alface

Plantação de alface

A alface também possui um alto poder sedativo e relaxante. Isso se dá por conta do seu efeito relaxante chamado lactucina, uma substância leitosa presente no talo da hortaliça.

Ao ingerir a bebida, a pessoa fica mais calma, ou seja, sem aquela sensação de ansiedade aliada à agitação.

Como preparar

Aqueça 1L de água e adicione 5 folhas de alface. Para a infusão, deixe repousar por até 10 minutos. Por último, coe e tome 30 minutos antes de deitar.

8 –  Erva-cidreira

Ramos da planta erva-cidreira sobre um fundo de madeira

Com a erva-cidreira, você dá adeus à dor de cabeça, além da ansiedade e do estresse do dia a dia. Isso porque o ácido rosmarínico presente na sua estrutura garante bem-estar e equilíbrio contra a agitação.

Como preparar

Em primeiro lugar, em uma xícara de água quente, coloque 3 colheres de sopa de folhas de erva-cidreira, deixando repousar por alguns minutos. Após isso, coe e tome alguns minutos antes de deitar-se.

Conclusão

Se você já tomou os chás que ajudam a dormir e ainda continua ansioso e com dificuldade para dormir, observe se não está consumido alimentos e bebidas à base de cafeína, como café e energéticos,  no final do dia.

Por deixar o corpo ativo, isto é, mais elétrico, a substância tende a retardar a chegada do sono. Do contrário, se o consumo do alimento não fizer parte da sua rotina,  é hora de buscar ajuda de um profissional da saúde.

Assim, por último, além de fazer um diagnóstico preciso, o médico determinará a melhor forma relaxar e ter mais qualidade de vida. Cuide-se!

Tags:

Tags:
Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Diferença entre antialérgico e hipoalergênico?
    05 de outubro de 2021

    Antialérgico e hipoalergênico: existe diferença entre os dois?

    Leia na íntegra
    Início da primavera: a essência do florescer!
    20 de setembro de 2021

    Início da primavera: a essência do florescer!

    Leia na íntegra
    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra