Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Anemia: o que é e como prevenir esse mal?

Anemia: o que é e como prevenir esse mal?

Ao causar sintomas como cansaço e palidez, a doença reduz a qualidade de vida, deixando muitas pessoas indispostas a realizarem tarefas comuns

17 de março de 2021
Última atualização: 22 de março de 2021
Anemia: o que é e como prevenir esse mal?
Tempo estimado de leitura: 9 Minutos

A anemia é uma doença causada pela baixa produção de hemoglobina, que é o pigmento que dá cor ao sangue. No geral, isso acontece por conta da ausência de nutrientes importantes, como ferro, proteínas e vitaminas.

Na literatura, por exemplo, anemia significa doença do sangue, porém vale lembrar que existe mais de um tipo de manifestação da doença.

Já no que se refere às pessoas que sofrem da doença no Brasil, o cenário é positivo pelo menos em crianças até 5 anos de idade. Isso porque uma pesquisa de 2020 feita pelo Ministério da Saúde mostrou que a doença caiu pela metade nos últimos 13 anos entre o público infantil, sendo que o Sudeste foi a região com maior redução (14,7%).

Diante dos números e da importância de prevenir a doença, nós, da Drogaria Nova Esperança, trazemos uma informação completa sobre a anemia, um mal silencioso que precisa da sua atenção!

O que é a anemia?

Como destacado antes,  anemia é desconforto decorrente de uma falha na produção da hemoglobina, um componente importante na formação do sangue, o que faz que atinja a saúde de pessoas de todas as idades.

O que causa?

Em suma, vários fatores contribuem com o seu surgimento, mas a alimentação, por exemplo, é um dos principais fatores, dado que os alimentos possuem nutrientes importantes para o corpo como um todo. A seguir, confira algumas possíveis causas:

– Sangramento (Hemorragia);

– Doenças crônicas e autoimunes;

– Males genéticos;

– Doenças envolvendo à medula óssea.

Principais sintomas da anemia

A princípio, pessoas anêmicas apresentam fadiga, pele pálida, dor de cabeça e falta de disposição. Além disso, sinais de irritabilidade, tontura e dor de cabeça são bastante comuns.

Tipos de anemia

Glóbulos vermelhos sobre um fundo rosa

Não! Anemia não é tudo igual. Isso porque é comum muitas pessoas acreditarem existir um único tipo da doença, mas a verdade é que, nós, seres humanos, podemos apresentar vários tipos de anemias, tais como:

Anemia ferropriva

A mais comum de todas, a anemia ferropriva é decorrente da falta de ferro no organismo. Às vezes ela se dá com a baixa produção de glóbulos vermelhos.

Anemia falciforme

Causada por uma modificação da hemoglobina, a anemia falciforme é uma malformação hereditária que atinge os glóbulos vermelhos, mudando o formato da hemácia como uma foice.

Anemia perniciosa

Muito comum entre veganos e vegetarianos, a doença ocorre em razão da falta de vitamina B12, que reduz a contagem de hemácias. Para preveni-la, deve-se recorrer ao consumo de ovos, leite e carnes.

Anemia aplástica

Classificada como rara, a aplástica pode levar a morte, já que é uma fase em que o corpo não produz a quantidade esperada de glóbulos vermelhos. De modo geral, suas causas englobam infecções, doenças autoimunes e exposição a substâncias tóxicas.

Anemia hemolítica

Aqui, a doença surge em um momento em que a medula óssea é incapaz de repor os glóbulos vermelhos danificados.

Formas de tratamento

Antes de tudo, a prevenção deve vir sempre em primeiro lugar. Quanto aos tratamentos, eles variam conforme o motivo da doença. Portanto, as terapias tendem a exigir o uso de medicamentos, suplementos e até mudança da alimentação.

Em quadros mais raros, as recomendações anteriores já não são suficientes. Por isso, o profissional da saúde pode determinar a transfusão de sangue e/ou de medula óssea. Um adendo é que são raras essas situações, isto é, podem ser em casos de falhas genéticas, por exemplo.

Como evitar a anemia?

Vários alimentos sobre uma mesa

Como a maioria das doenças, os hábitos saudáveis contribuem muito na prevenção. Isso vale para uma alimentação saudável, contendo frutas, verduras, legumes, hortaliças, leite e grãos.

No caso das frutas, opções como o limão, acerola, laranja e abacaxi, contêm alto índice de vitamina C, um nutriente preciso na prevenção da doença. Em suma, ela tem o papel de promover a absorção do ferro, ao passo que os alimentos ricos desse mineral são:

– Espinafre

Chocolate amargo

– Brócolis

– Semente de abóbora

– Quinoa

– Fígado

– Leite de coco

Por fim, a prática de esportes também mantém o corpo ativo e protegido da anomalia. Atividades como pedalar, correr e pular corda podem dar uma força contra o mal-estar.

Dúvidas gerais

Para começar, é importante buscar ajuda médica antes de fazer uso de qualquer medicação, tratamento, etc., pois os conteúdos a seguir tem apenas a finalidade de informar.

Como saber se estou com anemia?

Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa anêmica apresenta cansaço, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (pele, gengiva), além de dificuldade de aprender, sintoma este bastante como entre crianças.

Vitamina para anemia

Para tratar a anemia, deve-se consumir as vitaminas B12 e C, pois elas ajudam na absorção do ferro, que é considerado um mineral importante contra a doença.

Anemia pode virar leucemia?

Para a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a anemia não causa leucemia, mas pode indicar a manifestação de um outro tipo de câncer. Em outras palavras, isso significa que uma pessoa com leucemia pode apresentar quadros de anemia.

Portanto, é necessário ficar atento aos sintomas, recorrendo ao médico para um diagnóstico.

Qual exame detecta anemia?

Exame como o hemograma, que é um tipo de exame de sangue, busca detectar a presença da doença. Para isso, o método avalia os valores da hemoglobina. Assim, o sinal positivo da doença da doença é quando as hemoglobinas estão inferiores a 12g/dL em pacientes mulheres e 14 g/dL em homens.

Entretanto, vale enfatizar que outros fatores contribuem para a análise desse tipo de exame, o que fica a cargo de um especialista.

Quem tem anemia pode doar sangue?

Pessoa com um curativo o braço

Não. Conforme informa as regras pelo Pró Sangue, Hemocentro de São Paulo, para doar sangue, a pessoa deve:

– Ter mais de 16 anos e menos de 60

– Não apresentar anemia

– Não apresentar hipertensão ou hipotensão arterial e febre no momento da doação

– Ter mais de 50 quilos

– Não estar grávida

– Não estiver amamentando, desde que o parto já tenha completado 12 meses

O que não pode comer quando está com anemia?

Alimentos à base de leite, como iogurte ou queijo, devem ser evitados durante o almoço e o jantar. Além do mais, chá-preto e verde devem ser removidos do cardápio, pois ambos contêm taninos, uma substância que atrapalha a absorção do ferro.

Por último, o álcool também é um vilão das pessoas anêmicas. Dessa forma, a bebida precisa ser evitada, pois ele irrita a mucosa estomacal, o que mais uma vez interfere na absorção do ferro e do ácido fólico.

O que acontece se não tratar a anemia?

O paciente tem o seu quadro de saúde agravado, com sintomas intensos como cansaço, queda do oxigênio no organismo – o que é importante para que o corpo faça o seu papel – além de problemas no coração e no sistema cognitivo.

Existem medicamentos que causam a doença?

Os processos contidos na quimioterapia, que é usado para tratar pessoas com câncer, além do consumo exagerado de medicamentos para emagrecer.

Conclusão

Até aqui sabemos que todo cuidado é pouco, principalmente quando se trata de saúde. Por isso, adote bons hábitos: coma bem, pratique exercícios e visite o médico com frequência, pois essas são medidas simples, mas que agrega muito na qualidade de vida, ao afastar doe

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Diferença entre antialérgico e hipoalergênico?
    05 de outubro de 2021

    Antialérgico e hipoalergênico: existe diferença entre os dois?

    Leia na íntegra
    Início da primavera: a essência do florescer!
    20 de setembro de 2021

    Início da primavera: a essência do florescer!

    Leia na íntegra
    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra