Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Origem e 10 benefícios de pular corda

Origem e 10 benefícios de pular corda

A atividade física é uma forma de queimar calorias e evitar males comuns como o sedentarismo, uma doença que cresce todos os anos, principalmente entre crianças

11 de março de 2021
Última atualização: 18 de março de 2021
Origem e 10 benefícios de pular corda
Tempo estimado de leitura: 9 Minutos

Se manter em movimento é um dos hábitos necessários para uma vida ativa e saudável. Vale pedalar, correr, nadar, treinar. Só não vale ficar parado. Para quem não sabe, o benefícios de pular corda também entram para esta lista por inúmeros motivos.

Ainda que faça parte de exercícios como o crossfit, que busca emagrecer e dar resistência, por exemplo, a atividade também é vista como brincadeira para as crianças e uma forma de preparar o corpo para a terceira idade.

Por isso, a Drogaria Nova Esperança convida você a entender e aproveitar mais dos benefícios desse patrimônio milenar!

Origem

A atividade pode ser mais antiga do que se pensa, já que não há uma data exata de quando surgiu. Porém, o primeiro registro foi visto em pinturas medievais, que espalhou a atividade por várias partes do mundo, como no caso da Holanda, que desde a época da colonização pratica a modalidade.

Depois disso, o hábito conquistou os norte-americanos, em especial os nova-iorquinos. Dessa forma, com a expansão do esporte, na atualidade, os holandeses têm até campeonato: o Double Dutch, que pode ser praticado em grupos com mais de 3 pessoas. O exercício usa duas cordas de polipropileno, que têm as suas medidas alteradas conforme as regras do jogo.

Além disso, existe o Jump Rope, uma modalidade lançada em 2011. Nela, é possível pular a corda de diferentes maneiras, sendo que pode ser praticada individualmente ou em grupo.

Para completar, tem o Rope Skipping, com regras bem parecidas com as do Jump Rope, onde pode ser pulado em grupo e/ou individual. Em suma, o que muda na maioria dos casos é a composição da corda usada.

Como pular corda corretamente?

A princípio para quem está iniciando a dica é: sem exageros. Pule no máximo 15 minutos em dias alternados. De início, a velocidade não é importante, entretanto, deve-se manter a postura. Isso indica a importância de pular em sincronia e sempre com coordenação.

Para tanto, observe os movimentos dos braços e das pernas, para se certificar que o amortecimento está correto.

Assim, conforme o corpo for adaptando, coloque pulos diferentes no treino para deixá-lo ainda mais aeróbico.

Benefícios de pular corda

Ideal para quem quer mudar do sedentarismo para uma vida ativa, o ato de pular corda colabora em vários sentidos, como no fortalecimento do corpo e na garantia de mais qualidade de vida, desde que se use um tênis confortável e apropriado, claro.

Portanto, a seguir, você confere 10 benefícios para melhorar de vez os seus dias:

1 – Fortalece músculos e ossos

Por colocar todo o corpo para funcionar, a atividade se destaca das demais por garantir o tônus muscular, dando mais força e resistência o corpo. Vale lembrar que a variação dos pulos contribui bastante para a adaptação.

2 – Ajuda a emagrecer

Outra vantagem é a queima rápida de gordura. Isso porque em 30 minutos de atividade, por exemplo, é possível perder até 330 calorias! No entanto, a hidratação precisa ser colocada em primeiro lugar, com a ingestão diária de dois litros de água.

3 – Melhora a saúde do coração

Conforme o organismo se acostuma, a pressão arterial e ritmo do coração é reduzido ao mesmo tempo que aumenta o consumo de oxigênio. A melhora na circulação sanguínea também é um dos benefícios de pular corda, já que o coração bombeia sempre com segurança.

4 – Mais coordenação motora

Mulher se curvando sobre uma menina pequena

O hábito também aprimora a coordenação motora, permitindo mais equilíbrio ao corpo como um todo, onde mantém os passos e a mente em sincronia, detalhe que também melhora a capacidade de raciocínio.

5- Alivia o estresse

Quando estamos em constante movimento, como é o caso dos exercícios, deixamos o estresse e  o cansaço do dia para trás, já que a nossa concentração está em um único local: na atividade física.

6 – Dá para treinar em qualquer lugar

Outra vantagem de pular corda é que você pode fazer isso em qualquer lugar. Seja na academia, ao ar livre ou até em casa. No entanto, se for em casa, procure se exercitar sobre tapetes grandes e pisos de madeira para evitar acidentes.

7 – Aquecimento

Para os amantes do esporte, pular corda é uma ótima opção de aquecimento, ou seja, antes de começar um treino. Caso você prefira se exercitar em casa, porém não tem espaço para correr, tal etapa pode ser substituída pela corda.

Em suma, vale lembrar que os atletas profissionais também usam a corda para se aquecerem antes de entrarem para o ringue de luta, como Boxe, Muay Thai, Jiu-Jitseu e até por aqueles que vão encarar uma partida de futebol.

8 – Bem-estar

Após alguns minutos, se não horas de treino, o corpo entra em uma profunda sensação de relaxamento graças à liberação da endorfina, o hormônio que promove prazer!

A adrenalina e noradrenalina também tem suas produções elevadas, só que nesse exemplo, elas aceleram a queima da gordura estimulando à disposição. Com isso, os hormônios são mais liberados quando a atividade é intensa.

9 – Faz bem à pele

Mulher com uma toalha branca em volta dos cabelos, colocando a mão direita em um lado do rosto

Ainda que queime calorias e ofereça mais energia, os benefícios de pular corda estão relacionados a saúde da pele.  Isso porque, como falado antes, o ato fortalece a musculatura, trabalhando glúteos, pernas e braços.

Enfim, de alguma forma, ela acaba dando mais elasticidade aos tecidos que formam a pele, evitando o aparecimento de rugas em todos os tipos de pele, por exemplo.

10 – Mais saúde

Por último, todos os benefícios listados até aqui fazem com que a atividade promova saúde dos pés à cabeça, já que é preciso manter corpo todo em movimento para se exercitar. Dessa maneira, o hábito tende a cuidar do organismo de dentro para a fora, contribuindo com a longevidade.

Contraindicação

Por incrível que pareça pular corda é ruim em algumas situações, como em pessoas com artrose e osteoporose, visto que os ossos fragilizados não oferecem resistência para o impacto causado por esse tipo de movimento.

Na sequência, as mulheres grávidas entram para a lista, já que as condições passadas pelo corpo durante a maternidade tornem o exercício inseguro para o período.

Por fim, pacientes com incontinência urinária, que são aqueles que sofrem com a perda involuntária da urina, não podem praticar a atividade. Isso porque o ato força o corpo a eliminar o líquido.

Alimentação

A alimentação para quem pula corda ou deseja a começar vale para todos: ser adepto de refeições saudáveis e coloridas. De modo geral, isso inclui frutas, hortaliças (verduras e legumes), leite e seus derivados.

Dessa maneira, com a ingestão dos alimentos, é possível encontrar os nutrientes que o corpo precisa para converter a energia. Em resumo, são vitaminas como A, B, C e D, além de minerais como zinco, cálcio e potássio.

Conclusão

A verdade é que praticar atividade física, seja correr, pedalar, nadar e/ou pular corda contempla o organismo com muitas vantagens, como na disposição diária e até na velocidade  que costumamos raciocinar.

Por isso, deixe de lado aquela preguiça que te arrasta para o sofá, como nos finais de semana, e comece a se movimentar aos poucos, no seu limite.

Por fim, se tiver dúvidas quanto ao seu estado de saúde, procure um médico para que ele possa fazer o check-up, um conjunto de exames que visa prevenir possíveis doenças.

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    vsantana

    Posts recentes

    Conheça a mamadeira ideal para todo bebê
    26 de abril de 2021

    mamadeira ideal para todo bebê

    Leia na íntegra
    Cuidados que você precisa tomar contra o piolho
    22 de abril de 2021

    Cuidados que você precisa tomar contra o piolho

    Leia na íntegra
    Enjoo: o que causa, sintomas e como tratar?
    20 de abril de 2021

    Enjoo: o que causa, sintomas e como tratar?

    Leia na íntegra
    Conheça as vitaminas e minerais que vão melhorar o seu dia!
    20 de abril de 2021

    Conheça as vitaminas e minerais que vão melhorar o seu dia!

    Leia na íntegra
    Dicas e curiosidades sobre tintura de cabelo
    16 de abril de 2021

    Dicas e curiosidades sobre tintura de cabelo

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra