Tudo o que você precisa saber sobre a Vitamina A
Conheça a Vitamina A, uma das substâncias mais importantes para o funcionamento do sistema imunológico e principalmente, na manutenção dos olhos saudáveis.

Conhecida cientificamente como retinol, hoje iremos levantar os principais pontos associados à vitamina A. Sendo uma das mais abrangentes no corpo humano, a Vitamina A é uma substância conhecida por suas fundamentais ações no organismo. Além da proteção exercida aos seus hospedeiros.
Abaixo, conheça mais sobre o composto orgânico e seus diversos benefícios ao ser adquirido de forma ideal.
Para que serve a Vitamina A?
Assim como os outros tipos distintos, este formato de nutriente é, junto de outros componentes, essencial para o funcionamento eficiente do sistema imunológico. Ela se destaca por ser responsável pela manutenção e cuidado de nossos olhos, melhorando a visão devido a hidratação proporcionada à superfície ocular. Além disso, tal composto é capaz de proporcionar um fundamental auxílio no crescimento por estar ligado à proliferação e renovação das células presentes nos tecidos da anatomia humana.
Além de suas principais funções exercidas, o retinol se encarrega de ser um protetor do sistema imunológico. Por sua ação antioxidante, o composto torna-se um dos principais agentes na realização das funções das células presentes nas vias respiratórias e dos aparelhos digestivo e urinário. Assim, evitando a entrada de bactérias e consequentemente, o surgimento de possíveis infecções.
Alimentos Ricos em Vitamina A
Como se sabe, o composto orgânico não é produzido pelo corpo humano e por isso, tal elemento deve ser absorvido para dentro do organismo de outro jeito. E assim, da forma mais conhecida de obtenção da vitamina, o retinol também deve ser consumido através de alimentos específicos, sendo eles: leite integral, gema de ovo e fígado. Confira mais detalhes.
O leite e seus derivados, como o queijo minas, queijo prato e o requeijão, são ótimas fontes desta vitamina. Porém, estamos falando unicamente do leite integral, que possui o maior índice de gorduras dos demais e por isso, geralmente é associado para crianças, adolescentes e pré-adolescentes durante a fase de crescimento.
Gema de Ovo
Um dos alimentos mais completos, nutritivos e com uma praticidade maior para fazê-lo, o ovo possui a vitamina A em sua composição, mais especificamente presente em sua gema.
Fígado de boi
Recheado de vitaminas, este alimento tem papel extremamente importante quando usado para fornecer tais nutrientes. Isso devido por conta de ser composto por diferentes tipos de vitamina, incluindo o retinol, beta e alfa caroteno e beta criptoxantina.
As frutas também são importantes fontes de vitamina A, presentes nos frutos de cores alaranjadas ricos em carotenoides, tais substâncias químicas que são convertidas em vitamina A. As batatas doces, pêssegos, abóboras, mangas, cenouras e milhos são alguns dos alimentos que contém tal vitamina.
Pêssego
Rico em fibras e com um baixo teor calórico, o alimento é capaz de proporcionar as melhores funções da vitamina, promovendo uma ação antioxidante e o cuidado atencioso da saúde ocular.
Batata Doce
Este alimento é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, e por isso, também tem importante função nos cuidados com os olhos. Além da forma beta da vitamina, o produto conta com antocianina, um flavonoide que impede a recorrência de sintomas incômodos relacionados à visão.
Abóbora
Como as outras mencionadas, a abóbora é especificamente conhecida por ser rica em vitamina A em sua forma de betacaroteno, ou seja, possui o poder de auxiliar no cuidado da região ocular e na prevenção de doenças localizadas na região. Junto a isso, o alimento é capaz de ajudar na perda de peso e na saúde da pele graças aos carotenoides presentes em sua fórmula.
Manga
Assim como os outros frutos alaranjados, a fruta se destaca por conter a vitamina e auxilia na melhoria da pele, na prevenção de doenças oculares, como a catarata e principalmente, no fortalecimento do sistema imunológico
Cenoura
Sabe-se que, cerca de uma xícara de cenoura picada, é capaz de fornecer a dose diária recomendada de vitamina A para consumidores adultos, por ser rica deste nutriente e de outros sais minerais, como ferro e cálcio.
Milho
Redução dos níveis de colesterol, fornecimento de energia, controle do açúcar no sangue e claro, a prevenção de doenças presentes nos ossos são alguns dos principais benefícios proporcionados aos consumidores do milho.
Fontes de Vitamina A
Outras formas de se obter a vitamina, além das citadas acima, é através do consumo de alimentos conhecidos por sua cor ‘verde-escura’, como o espinafre, pimentão verde e agrião. Contudo, em casos de extrema necessidade, geralmente ocorrida em casos de pacientes que sofrem com hipovitaminose (quantidade baixa de vitamina no organismo), são recomendados por médicos e nutricionistas o uso de suplementos alimentares específicos para tal necessidade.
Excessos de Vitamina A
Sabe-se que, o consumo excessivo deste tipo de vitamina pode provocar sintomas incômodos de intensidade leve a grave ao organismo. Reações desconfortáveis como pele seca, enfraquecimento dos ossos, queda de cabelo e dores de cabeça são alguns detectados em pacientes que consumiram quantidades acima do necessário de vitamina A. Por isso, é ideal que busque ajuda de um especialista. Assim, poderá iniciar o devido cuidado de retinol em seu corpo, com proposito de manter sua saúde e bem estar intactos.
Conclusão
Agora você já sabe por que é tão importante manter o corpo em dia com a Vitamina A, certo? Lembre-se, além do retinol, é necessário que realize a manutenção de todas as vitaminas e nutrientes necessários. Assim, fornecendo o correto funcionamento do corpo humano e de suas defesas imunológicas. Por isso, caso tenha dúvidas sobre as vitaminas C (Ácido Ascórbico) e D (colecalciferol), entre em nossos posts e fique informado sobre tudo em relação ao seu bem estar.
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Dicas para estabelecer uma rotina saudável para as crianças

Tratamento do câncer, avanços promissores no combate à doença

Vida profissional e pessoal: como equilibrar para ter bem-estar

Estratégias para melhorar a qualidade do sono e revitalizar o corpo

Como criar um relacionamento sólido e afetivo com os filhos

Cuidados com a saúde mental durante a gestação

Lipedema x Celulite - conheça as diferenças
