Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Tudo o que você precisa saber sobre a Vitamina A

Tudo o que você precisa saber sobre a Vitamina A

Conheça a Vitamina A, uma das substâncias mais importantes para o funcionamento do sistema imunológico e principalmente, na manutenção dos olhos saudáveis.

15 de dezembro de 2020
Última atualização: 10 de fevereiro de 2021
Tudo o que você precisa saber sobre a Vitamina A
Tempo estimado de leitura: 7 Minutos

Conhecida cientificamente como retinol, hoje iremos levantar os principais pontos associados à vitamina A. Sendo uma das mais abrangentes no corpo humano, a Vitamina A é uma substância conhecida por suas fundamentais ações no organismo. Além da proteção exercida aos seus hospedeiros.

Abaixo, conheça mais sobre o composto orgânico e seus diversos benefícios ao ser adquirido de forma ideal.

Para que serve a Vitamina A?

Assim como os outros tipos distintos, este formato de nutriente é, junto de outros componentes, essencial para o funcionamento eficiente do sistema imunológico. Ela se destaca por ser responsável pela manutenção e cuidado de nossos olhos, melhorando a visão devido a hidratação proporcionada à superfície ocular. Além disso, tal composto é capaz de proporcionar um fundamental auxílio no crescimento por estar ligado à proliferação e renovação das células presentes nos tecidos da anatomia humana.

Além de suas principais funções exercidas, o retinol se encarrega de ser um protetor do sistema imunológico. Por sua ação antioxidante, o composto torna-se um dos principais agentes na realização das funções das células presentes nas vias respiratórias e dos aparelhos digestivo e urinário. Assim, evitando a entrada de bactérias e consequentemente, o surgimento de possíveis infecções.

Alimentos Ricos em Vitamina A

Alimentos ricos em vitamina A devem fazer parte da dieta para equilíbrio nutricional

Como se sabe, o composto orgânico não é produzido pelo corpo humano e por isso, tal elemento deve ser absorvido para dentro do organismo de outro jeito. E assim, da forma mais conhecida de obtenção da vitamina, o retinol também deve ser consumido através de alimentos específicos, sendo eles: leite integral, gema de ovo e fígado. Confira mais detalhes.

Leite Integral

O leite e seus derivados, como o queijo minas, queijo prato e o requeijão, são ótimas fontes desta vitamina. Porém, estamos falando unicamente do leite integral, que possui o maior índice de gorduras dos demais e por isso, geralmente é associado para crianças, adolescentes e pré-adolescentes durante a fase de crescimento.

Gema de Ovo

Um dos alimentos mais completos, nutritivos e com uma praticidade maior para fazê-lo, o ovo possui a vitamina A em sua composição, mais especificamente presente em sua gema.

Fígado de boi

Recheado de vitaminas, este alimento tem papel extremamente importante quando usado para fornecer tais nutrientes. Isso devido por conta de ser composto por diferentes tipos de vitamina, incluindo o retinol, beta e alfa caroteno e beta criptoxantina.

As frutas também são importantes fontes de vitamina A, presentes nos frutos de cores alaranjadas ricos em carotenoides, tais substâncias químicas que são convertidas em vitamina A. As batatas doces, pêssegos, abóboras, mangas, cenouras e milhos são alguns dos alimentos que contém tal vitamina.

Pêssego

Rico em fibras e com um baixo teor calórico, o alimento é capaz de proporcionar as melhores funções da vitamina, promovendo uma ação antioxidante e o cuidado atencioso da saúde ocular.

Batata Doce

Este alimento é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, e por isso, também tem importante função nos cuidados com os olhos. Além da forma beta da vitamina, o produto conta com antocianina, um flavonoide que impede a recorrência de sintomas incômodos relacionados à visão.

Abóbora

Como as outras mencionadas, a abóbora é especificamente conhecida por ser rica em vitamina A em sua forma de betacaroteno, ou seja, possui o poder de auxiliar no cuidado da região ocular e na prevenção de doenças localizadas na região. Junto a isso, o alimento é capaz de ajudar na perda de peso e na saúde da pele graças aos carotenoides presentes em sua fórmula.

Manga

Assim como os outros frutos alaranjados, a fruta se destaca por conter a vitamina e auxilia na melhoria da pele, na prevenção de doenças oculares, como a catarata e principalmente, no fortalecimento do sistema imunológico

Cenoura

Sabe-se que, cerca de uma xícara de cenoura picada, é capaz de fornecer a dose diária recomendada de vitamina A para consumidores adultos, por ser rica deste nutriente e de outros sais minerais, como ferro e cálcio.

Milho

Redução dos níveis de colesterol, fornecimento de energia, controle do açúcar no sangue e claro, a prevenção de doenças presentes nos ossos são alguns dos principais benefícios proporcionados aos consumidores do milho.

Fontes de Vitamina A

vitamina A em cápsulas é uma opção para suprir a necessidade deste composto

Outras formas de se obter a vitamina, além das citadas acima, é através do consumo de alimentos conhecidos por sua cor ‘verde-escura’, como o espinafre, pimentão verde e agrião. Contudo, em casos de extrema necessidade, geralmente ocorrida em casos de pacientes que sofrem com hipovitaminose (quantidade baixa de vitamina no organismo), são recomendados por médicos e nutricionistas o uso de suplementos alimentares específicos para tal necessidade.

Excessos de Vitamina A

Sabe-se que, o consumo excessivo deste tipo de vitamina pode provocar sintomas incômodos de intensidade leve a grave ao organismo. Reações desconfortáveis como pele seca, enfraquecimento dos ossos, queda de cabelo e dores de cabeça são alguns detectados em pacientes que consumiram quantidades acima do necessário de vitamina A. Por isso, é ideal que busque ajuda de um especialista. Assim, poderá iniciar o devido cuidado de retinol em seu corpo, com proposito de manter sua saúde e bem estar intactos.

Conclusão

Agora você já sabe por que é tão importante manter o corpo em dia com a Vitamina A, certo? Lembre-se, além do retinol, é necessário que realize a manutenção de todas as vitaminas e nutrientes necessários. Assim, fornecendo o correto funcionamento do corpo humano e de suas defesas imunológicas. Por isso, caso tenha dúvidas sobre as vitaminas C (Ácido Ascórbico) e D (colecalciferol), entre em nossos posts e fique informado sobre tudo em relação ao seu bem estar.

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Setembro Amarelo: a Importância da Campanha
    30 de agosto de 2021

    A Importância da Campanha do Setembro Amarelo

    Leia na íntegra
    Como cuidar e fazer a barba crescer?
    02 de agosto de 2021

    Como cuidar da barba e fazer crescer mais rápido?

    Leia na íntegra
    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?
    30 de julho de 2021

    Você já conheceu a nova unidade da Drogaria Nova Esperança?

    Leia na íntegra
    Conheça a mamadeira ideal para todo bebê
    26 de abril de 2021

    mamadeira ideal para todo bebê

    Leia na íntegra
    Cuidados que você precisa tomar contra o piolho
    22 de abril de 2021

    Cuidados que você precisa tomar contra o piolho

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra