Siga-nos nas redes socias
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Pais e Filhos Qual a diferença entre gripe e resfriado?
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
16 de dezembro de 2020

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Comumente, do nada começamos a espirrar e quando percebemos já estamos com um lenço em mãos secando a coriza. Uns chamam de gripe, outros, de resfriado. E você, sabe qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Para a nossa surpresa, a distinção entre ambos é bem clara. Isso porque, para boa parte da população, se espirrou, é gripe! Se pegou uma friagem, também é gripe!

E como sempre, para qualquer doença, nossos familiares e amigos têm uma receita. Há os que recomendam xaropes caseiros; os que indicam chás e os que sugerem vacina!

Por isso, para entendermos as diferenças entre tais males e o remédio ideal, neste post, esclareceremos o que são, bem como preveni-los. 

O que são essas doenças?

Mulher em sua cama com pano assoando o seu nariz.

Conhecidos por atingir boa parte das pessoas, as gripes e resfriados são decorrentes da infecção que penetra o corpo, mais exatamente pelos olhos, boca e nariz. Isso acontece após termos contato com objetos e gotículas de uma pessoa doente.

Desta forma, segundo o Ministério da Saúde, deve-se diferenciar os sintomas que, inclusive, são parecidos com os de uma alergia, são eles:

Gripe

A gripe é a manifestação de febre e males respiratórios, além de causar coriza, dor de garganta, tosse e, em alguns casos, dificuldade de respirar.

Com isso, sua origem está atrelada ao vírus da Influenza que pode ser do tipo A ou B ou sincicial respiratório (VSR). O último é conhecido por atingir crianças menores de dois anos, por meio de infecções respiratórias.

Geralmente, seus sintomas dão os primeiros sinais pelo menos quatro dia após a infecção, que pode durar mais de uma semana.

Resfriado

O resfriado é um leve quadro de infecção, que, normalmente, não causa febre, porém, provoca um leve desconforto na garganta e coriza.

Esse tipo de mal-estar é causado por vírus, como o rhinovírus.

Quais os sintomas e como identificá-los?

Como ressaltado anteriormente, as diferenças entre a gripe e resfriado é que o primeiro provoca sintomas mais intensos, principalmente sobre o sistema respiratório. Já o segundo, é definido como uma anomalia mais leve, como explica o quadro abaixo:

Sintomas da gripe e resfriado dispostos em uma tabela.

Como é feita a transmissão dessas doenças?

De modo geral, tanto a gripe, quanto o resfriado, são causados quando as gotículas de uma pessoa infectada entram em contato com as vias aéreas de um indivíduo.

O contágio pode acontecer através de espirros, fala, tosse, até mesmo em contato com objetos contaminados.

Como se prevenir?

A receita para prevenir a doença é lavar as mãos diariamente, sempre com água e sabão, além de:

– Usar álcool em gel;

– Evitar tocar as mucosas da boca;

– Não compartilhar objetos pessoais;

– Manter a carteira de vacinação em dia.

Vitaminas que ajudam a tratar e prevenir gripes e resfriado

Bananas, maçãs, tomates e outras frutas que auxiliam a tratar gripes e resfriados.

Para exercer o seu papel corretamente, o corpo humano precisa ser abastecido de vitaminas, minerais e outros nutrientes. Não é à toa que ele é chamado de máquina, visto que requer um combustível necessário e seguro para atuar, são eles:

Vitamina A

Presente em frutas e vegetais amarelos, a vitamina A é essencial para a saúde dos olhos. Ainda evita infecções da pele, pulmões e boca, o que também combate a gripe.

Vitamina C

Presente em frutas como a laranja, a vitamina C contribui no fortalecimento do sistema imunológico contra bactérias e vírus como o da gripe.

Vitamina B

Importante para a regeneração celular, a vitamina B atua para que o sistema imune funcione corretamente, ao contribuir com a formação de suas células. Geralmente, ela é encontrada em alimentos integrais, como aveia, carne e vegetais verdes.

Zinco

Indispensável para a formação de ossos e músculos, o zinco também atua fortalecendo o corpo,  principalmente na recuperação de resfriados.

Alimentos como feijão, amêndoa e amendoim, por exemplo, são poderosas fontes da substância.

Vitamina D

Muitos a conhecem como vitamina do sol, porém, ela pode ser encontrada facilmente em ovos, iogurte, sardinha e atum. Estamos tratando da vitamina D, que é responsável por trabalhar contra a inflamação e a desmineralização óssea.

Cobre

Atuando no sistema metabólico, o cobre age equilibrando as funções do organismo, promovendo a fixação de outros nutrientes. Além do mais, participa da defesa do corpo, da saúde dos ossos e cartilagem.

CID da gripe e resfriado

O CID para designar o resfriado comum, também chamado de nasofaringite aguda, é o CID-10 J00.

Quanto a Influenza, ou melhor, a gripe e outras manifestações respiratórias com vírus não identificado, utiliza-se o CID-10 J11.

Afinal, qual é a diferença entre gripe e resfriado?

Em suma, a diferença entre gripe e resfriado é que a gripe, de fato, possui sintomas mais graves. Isso porque ela debilita o trato respiratório, fazendo com a pessoa respire com uma certa dificuldade, além de causar febre, tosse e coriza.

Por outro lado, o resfriado é considerado uma doença mais simples, com sintomas leves quando comparado aos da gripe.  No geral,  o paciente tem leve desconfortos na garganta e coriza.

Portanto, para manter evitar estas e outras inúmeras doenças, é necessário se alimentar regularmente, não compartilhar objetos pessoais e manter a carteira de vacinação atualizada.

Posts recentes

Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
14 de janeiro de 2021
Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
Leia na íntegra
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
13 de janeiro de 2021
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
Leia na íntegra
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
11 de janeiro de 2021
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
Leia na íntegra
Whey Protein: quando é viável para saúde?
08 de janeiro de 2021
Whey Protein: quando é viável para saúde?
Leia na íntegra
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
08 de janeiro de 2021
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
Leia na íntegra
Receba as melhores notíias pela nossa newsletter!