Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Alimentação Semente de Chia: para que serve e benefícios

Semente de Chia: para que serve e benefícios

Bastante apreciada em pratos diversificados, a semente é originária do México, porém apreciada em toda nação latino-americana

31 de março de 2021
Última atualização: 31 de março de 2021
Semente de Chia: para que serve e benefícios
Tempo estimado de leitura: 6 Minutos

Considerada um “superalimento”, a semente de chia é repleta de benefícios que oferecem mais energia e disposição para um dia a dia mais saudável. Isso porque uma porção de duas colheres da semente tem 126mg de cálcio, 3,8g de proteína e 79 calorias!

Por isso, nesse post,  nós, da Drogaria Nova Esperança, ensinamos a você algumas formas de como consumir o grão corretamente, como o preparo de pratos rápidos e nutritivos, além de outros cuidados necessários para que os benefícios não virem malefícios.

O que é a semente de chia?

Com o formato de uma pequena semente, a chia é de origem  latino-americana. No Brasil, é cultivada nas regiões do Oeste do estado do Paraná e no Noroeste do Rio Grande Sul.

Para que serve a semente de chia?

De modo geral, a chia serve para melhorar os níveis de colesterol, controlar o apetite, além de melhorar o trânsito intestinal, sendo rica em ômega-3, cálcio, proteínas, bem como vitaminas que beneficiam o corpo em vários sentidos.

Benefícios da semente de chia

Decerto, a chia é um alimento composto de valores que proporcionam o bom funcionamento do organismo, ajudando desde o combate do envelhecimento à queima de gorduras ruins. Por isso, a seguir, conheça parte deles.

Emagrece

Mulher segurando fita métrica na altura da cintura

Grande aliada da perda de peso, ela dá saciedade ao evitar que a pessoa fique comendo desnecessariamente, detalhe este que favorece o ganho de peso, além de abrir portas para  futuras doenças.

Previne doenças cardíacas

As propriedades antioxidantes ajudam a regular a pressão dos vasos sanguíneos, prevenindo casos de hipertensão e outras doenças ligadas ao coração.

Fortalece a imunidade

Para completar, os nutrientes da chia também barram a formação de células inflamatórias, o que inibe doenças, ao passo que também garante a proteção das membranas celulares e dos neurotransmissores.

Cuida dos ossos

Poderosa fonte de cálcio, o grão cuida da saúde dos ossos, deixando-os rígidos e protegidos da osteoporose, por exemplo, um mal-estar que danifica os ossos, a ponto destes sofrerem fraturas com muita facilidade.

Malefícios da semente de chia

Se o tópico anterior foi benefícios, agora, o assunto são os malefícios da semente de chia. Embora ela contenha fibras, a verdade é que a mesma possui bastante carboidrato, o que estimula o ganho de peso. Além de:

Alergia

Aqui, o cuidado precisa ser em dobro, pois quem é alérgico a sementes de linhaça, gergelim e mostrada, por exemplo, precisa evitar o consumo da chia, por conta do alto risco de reação alérgica cruzada.

Anticoagulante

Se você toma medicamento anticoagulante, também é necessário ter cuidado com o consumo, já que o ômega 3 tem função de causar anticoagulação. Isso significa que a ingestão da chia junto ao remédio potencializa ainda mais a ação.

Diabetes

Mãos contendo vários cubos de açúcar

A baixa quantidade de fibras da planta tende a amenizar a absorção do açúcar no sangue. Por isso, comer em excesso pode atrapalhar a atividade na dosagem de medicamentos para diabetes, diante do risco de hipoglicemia, que é a queda de glicose no sangue.

Dificuldade de engolir

Chamado de disfagia, o alimento pode causar dificuldade para se engolir, principalmente se ele se hidratar antes de chegar ao estômago, por conta da oclusão, ou seja, da obstrução. Nesse sentido, é sugerido comer o alimento antes que seja hidratado.

Como consumir?

Podemos perceber que, de fato, a chia é um alimento versátil, ou melhor, pode ser consumido de várias maneiras, cabendo a você escolher a forma que mais agrade o seu estômago! Pensando nisso, separamos algumas opções rápidas e saudáveis:

Com omelete

A omelete também fica mais repleta de valores nutricionais. Para isso, basta espalhar alguns grãos do alimento junto com os ovos e bater um pouco.  A fritura pode ser com óleo de coco ou azeite.

Pudim de chia

O pudim também não fica de fora dessa. Nesse caso, você pode hidratar os grãos em um líquido de sua preferência , como suco e iogurte e depois misturar com os ingredientes que tiver.

Geleia de chia

A geleia, doce comum no café da manhã, pode ser preparado com a chia. Escolha uma fruta de preferência, como as de estações, leve ao fogo baixo e acrescente o adoçante usado como o de costume.

Salada

Prato com salada colorida

Sua salada nunca mais será a mesma ao acrescentar a chia! Temperá-la com a semente dá uma  textura mais crocante, com mais nutrientes e saborosa tal como o gergelim.

Conclusão 

Quanta comida gostosa e saudável, não é mesmo? Em suma, ressaltamos que sim: a chia é rica em benefícios, ao passo que também engloba malefícios, que inclusive devem ser observados com atenção.

Por isso, agora que você já conhece um pouco mais sobre a semente, aproveite para desfrutar de algumas receitas que já falamos aqui, como as de limão, abacate e acerola!

Ah, não deixe a criatividade de lado, aproveite para inovar e preparar outras alternativas e, claro, não deixe de compartilhá-las conosco.

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    Giovanne

    Posts recentes

    Contra azia e má digestão, conheça a linha completa de ENO
    27 de maio de 2022

    Contra azia e má digestão, conheça a linha completa de ENO

    Leia na íntegra
    Saiba tudo sobre azia: o que é, sintomas e como tratar?
    25 de maio de 2022

    Saiba tudo sobre azia: o que é, sintomas e como tratar

    Leia na íntegra
    Conheça o Autoteste Covid aprovado pela Anvisa
    22 de março de 2022

    Conheça o Autoteste Covid aprovado pela Anvisa

    Leia na íntegra
    Março Lilás: mês de conscientização contra o câncer de colo do útero
    07 de março de 2022

    Março Lilás: mês de conscientização do câncer de colo do útero

    Leia na íntegra
    Você sabe identificar quais os sintomas da dengue?
    07 de fevereiro de 2022

    Você sabe identificar os sintomas da dengue?

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra