Siga-nos nas redes sociais
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Saúde Coletor Menstrual: como usar, preço e onde comprar?

Coletor Menstrual: como usar, preço e onde comprar?

Você já ouvir falar no “substituto do absorvente”? O Coletor é um dispositivo de barreira indicado para coletar o fluxo menstrual, trazendo benefícios durante o ciclo.

11 de dezembro de 2020
Última atualização: 21 de dezembro de 2020
Coletor Menstrual: como usar, preço e onde comprar?
Tempo estimado de leitura: 8 Minutos

Para coletar o ciclo menstrual de forma interna, o coletor menstrual foi criado para trocar a absorção, de diversos produtos destinados para o período, pela coleta da menstruação, através de um item em formato de um sino ou taça, desenvolvido em látex ou silicone elastômero termoplástico. Além disso, o produto é reutilizável e pode ser usado por até 10 anos.

Existe uma linha do tempo, que conta a história do surgimento do coletor, e tem início em 1930, patenteado pela americana Leona Chalmers e de nome Tass-ette. Apesar da venda significativa, o mundo só ouviu falar novamente do produto em 1950, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, mas a produção foi interrompida sem muitos lucros, por conta da falta de látex e pela questão cultural da manipulação da genitália e de suas secreções.

Já em 1970, o produto apareceu com o nome Tassaway, e era descartável, fazendo com que a fábrica fechasse em poucos anos. Produzido até hoje, o coletor que deu certo e fez sucesso nos Estados Unidos, chama-se The Keeper, e foi feito em 1987, desenvolvido em látex e com dois tamanhos, pensado em mulheres jovens e mais velhas, que tem ou não filhos.

O que é o coletor menstrual?

O Coletor Menstrual é um dispositivo de barreira, indicado para coletar o sangue da menstruação de forma mais sustentável e higiênica.  Muito buscado pelas mulheres, o produto apresenta diversos benefícios durante o período menstrual. Além disso, a duração do copinho gera economia a longo prazo, quando comparado ao uso de absorventes higiênicos.

Como é um coletor menstrual?

Pessoa segurando o coletor menstrual rosa.

O formato convencional do coletor, se assemelha a um copinho, ou taça, e o material pode variar em látex ou silicone médico, dependendo da marca. Além disso, os tamanhos podem ser diferentes, levado em consideração pelos fabricantes a idade das mulheres, se elas têm ou não filhos, e a em alguns casos, a intensidade do ciclo.

Benefícios do uso do Coletor

Existem diversos benefícios para utilizar o coletor, como descrevemos abaixo:

Conforto

O produto tem capacidade para um volume de fluxo muito maior que os outros métodos utilizados, além de ser utilizado diretamente no canal vaginal, impedindo o incômodo e desconforto ao urinar.

– Baixo risco de infecções

Estudos apontam a diminuição de casos de Candidíase de repetição e infecções na urina após a adaptação ao uso do coletor. Isso porque, o produto impede o contato do sangue com o pH vaginal.

– Consciência ambiental

Os coletores reutilizáveis, podem ser utilizados por até 10 anos, dependendo da qualidade do produto e cuidados a cada ciclo com a higienização. Já os descartáveis, causam aumento na produção do lixo, visto que o algodão, é um material difícil de ser reciclado. Por isso, são aderidos para o melhor cuidado do meio ambiente.

– Economia

O custo médio dos coletores, variam entre 40 e 100 reais, dependendo da marca e da apresentação do produto. Podendo ser utilizado por muitos anos, o custo-benefício é muito maior do que a compra mensal de absorventes ou tampões.

Como usar um coletor menstrual?

Passo a passo de como inserir o coletor menstrual na vagina.

Para colocar o coletor menstrual, existem algumas formas de dobrá-lo para melhor encaixe, variando de pessoa para pessoa, visando uma maneira mais confortável. É importante higienizar bem as mãos, e se sentar no vaso com as pernas abertas. Após este processo, dobre o coletor de maneira mais cômoda e introduza na vagina dobrado. Rodando o produto, certifique-se que ele está encaixado de uma forma que não machuque ou cause desconforto.

O produto precisa estar fazendo vácuo dentro do colo do útero, pois é neste espaço que o sangue menstrual será coletado. Para ter esta certeza, segure na ponta ou haste do coletor e rode devagar. A posição correta é mais próxima do canal vaginal, diferente dos absorventes internos que devem permanecer no fundo. A ilustração acima, ajudará no processo de colocação do coletor. 

Conheça os principais tipos de tosse e como tratar

Ossos: como saber se está tudo bem com eles?

Açúcar ou Adoçante: saiba tudo sobre o produto

Como tirar?

É recomendado que a remoção seja feita a cada 8 ou 12 horas. Para tirar, basta seguir o passo a passo explicado abaixo:

  1. Sente no vaso sanitário e abre bem as pernas;
  2. Insira o dedo indicador pelo lado, entre o coletor e a parede vaginal, para retirar o vácuo;
  3. Puxe a parte final ou haste do coletor, até que ele saia completamente da vagina;
  4. Despeje o sangue no vaso, e lave o coletor.

Como esterilizar um coletor menstrual?

As marcas apresentam a mesma recomendação para o primeiro uso do coletor, assim como antes de cada ciclo, e no final. É recomendada, a esterilização para garantir uma limpeza profunda e eficaz na eliminação de micro-organismos.

Em uma panela exclusiva para esterilização do produto, coloque-o e adicione água até cobrir completamente. Essa panela deve ser esmaltada, de vidro ou de inox. Ligue o fogo e espere que a água ferva, deixando por aproximadamente 5 minutos antes de retirar.

Qual melhor coletor?

Existem diversas marcas de coletores, e cada uma delas apresentam uma proposta diferente para ajudar na adaptação do uso do produto durante o ciclo. Por isso, o importante é que a usuária se sinta confortável, e escolha o tamanho certo para melhor uso.

Fabricado pela BioWorld, o Evicup, por exemplo, é um coletor menstrual desenvolvido 100% de silicone medicinal, sendo livre de produtos que pode causar alergia como o BPA, o látex, e até mesmo corantes e perfumes.

Como saber o tamanho ideal?

O dedo indicador apontando as profundidades ideais para o colo baixo, colo médio e colo alto.

Para escolher o tamanho do seu coletor, é importante saber as características do seu colo do útero. A imagem abaixo mostra a forma mais simples de identificação, para ajudar na escolha.

Além disso, o tamanho M é mais indicado para mulheres acima dos trinta anos, com o sem filhos. Já para idades inferiores a 30 anos, o uso do produto no tamanho P é o mais comum, sendo indicado o médio apenas em casos de parto cesariano. O seu ginecologista pode te ajudar nesta escolha!

Onde Comprar?

Na Drogaria Nova Esperança, onde você encontrará os melhores preços para coletor menstrual. Entre agora mesmo em nosso site, conheça nossos produtos, e leia todas as informações, para a melhor escolha e adaptação do produto.

Tags:

Receba as melhores notícias pela nossa newsletter!



    Informações do autor

    lalves

    Posts recentes

    Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais
    01 de março de 2021

    Entenda tudo sobre Rugas gravitacionais

    Leia na íntegra
    Andropausa no homem: o que é, sintomas e tratamento
    25 de fevereiro de 2021

    Andropausa no homem: o que é, sintomas e tratamento

    Leia na íntegra
    Sementes de hortaliças e dicas de como plantar
    25 de fevereiro de 2021

    Sementes de hortaliça e dicas de como plantar

    Leia na íntegra
    Hortaliças: o que são, tipos e benefícios à saúde
    24 de fevereiro de 2021

    Hortaliças: o que são, tipos e benefícios à saúde

    Leia na íntegra
    Mais saúde: lista das 7 principais hortaliças
    24 de fevereiro de 2021

    Mais saúde: lista das 7 principais hortaliças

    Leia na íntegra

    Mais acessados

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde
    02 de junho de 2020

    8 benefícios que o hábito de pedalar oferece à sua saúde

    Leia na íntegra
    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos
    13 de julho de 2020

    Vivendo com Diabetes: o que é, sintomas e os seus tipos

    Leia na íntegra
    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios
    10 de junho de 2020

    Saiba mais sobre o Óleo de Coco e seus diversos benefícios

    Leia na íntegra
    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno
    26 de junho de 2020

    4 motivos para usar protetor solar durante o Inverno

    Leia na íntegra
    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas
    16 de março de 2020

    As diferenças de comprimidos, cápsulas e drágeas

    Leia na íntegra