Conheça os diferentes tipos de Açúcar
Mascavo, orgânico, de coco e até invertido, são muitos os tipos e cada um possui sua própria especialidade. Neste post, você descobre um pouco mais sobre os diferentes formatos.

Na antiguidade, o mel era utilizado para adoçar os alimentos e líquidos, por ser de fácil acesso. Originária da Índia, a cana-de-açúcar foi descoberta ao redor do século V, e a partir daí os navegantes começaram a levar o açúcar para rota do comércio, o que marcou o início dos métodos de cristalização de açúcar para a China. Seu consumo chegou a ser considerado artigo de luxo na Europa, onde era chamado de “sal doce” e considerado muito necessário para o uso e saúde da humanidade. Porém, com o avançar dos anos, foram desenvolvidos diferentes tipos e cada um com sua particularidade.
Tipos de açúcar
O açúcar é um carboidrato simples e seu consumo deve ser feito em pequenas quantidades. Existem diversos, e cada um deles é utilizado no mercado para atender um tipo de necessidade diferente. Abaixo, listamos os mais comuns procurados pelos consumidores e suas características.
Açúcar Refinado
Esse é o mais comum dos açúcares, encontrado com mais facilidade nos supermercados e mais empregado na culinária. Seu melaço é removido e se torna branco pelo grande processo de refinamento, onde praticamente todos os seus nutrientes são eliminados e ele fica então, formado por 99,9% de sacarose.
Açúcar Cristal
Sua forma apresenta cristais grandes e irregulares e seu uso visa deixar as vitaminas e os doces mais bonitos, principalmente a versão industrializada que tem por objetivo decorar bolos e deixar o açúcar rosa, azul ou laranja.
Açúcar Confeiteiro
Popularmente conhecido como glaçúcar, este tipo é muito recomendado para o preparo de chantilly, coberturas e glacês, e seu aspecto é muito fino, sendo refinado de maneira sofisticada, ideal para decorar tortas, bolos e biscoitos.
Açúcar Mascavo
Obtido a partir do cozimento do caldo de cana-de-açúcar, o açúcar mascavo contém alguns nutrientes como ferro, ácido fólico e cálcio. Apesar de ser mais saudável que a maioria, seu consumo também deve ser moderado.
Açúcar Demerara
Bem parecido com o mascavo, o açúcar demerara passa por um leve processo de purificação e refinamento que não leva aditivos químicos, tornando-o um pouco mais saudável por preservar os minerais que compõem a cana-de-açúcar. Além disso, sua diluição é mais fácil e o sabor mais agradável.
Açúcar Light
A composição do açúcar light se dá a partir da mistura entre adoçantes artificiais ou naturais e açúcar refinado, fazendo com que ele adoce com mais facilidade, mas com menos calorias. Seu sabor predominante é o de adoçantes artificiais que se assemelham ao açúcar. Assim, em um outro post de nosso site, você confere mais sobre as duas formas de adoçar sua alimentação.
Açúcar Orgânico
Este preserva uma pequena parte dos nutrientes presentes na cana de açúcar, mas possui a mesma quantidade de calorias do açúcar comum refinado. Além disso, ele não é refinado e por isso sua aparência apresenta um formato mais grosso e escuro, visto que na sua composição não são utilizados ingredientes artificiais como adubos, fertilizantes químicos e agrotóxicos.
Açúcar de coco
Obtido da seiva do coqueiro, o açúcar de coco não apresenta conservantes e não é refinado. Por conta disso, sua composição apresenta baixo índice glicêmico, o que ajuda a não causar picos de açúcar em nosso sangue. Além disso, preserva minerais e vitaminas como ferro, zinco, potássio e complexo B em sua formulação.
Açúcar Trimoline (Invertido)
O açúcar invertido é um xarope muito utilizado para fazer balas e biscoitos, pois ele impede a cristalização e funciona como um conservante. Normalmente ele é encontrado em confeitarias para atender este objetivo.
Qual a escova de dentes ideal para você?
Frutas: sua importância e seus benefícios
Ácido Hialurônico: o que é, tipos e benefícios
Qual açúcar é mais saudável?
Açúcar é açúcar. Todos eles consumidos de forma exagerada podem causar problemas na saúde, visto o seu índice glicêmico alto pode causar excesso no sangue. Alguns tipos de açúcar, inclusive, não são indicados para portadores de doenças como diabetes, visto seu alto valor calórico e sua grande capacidade de aumentar o pico desta substância na corrente sanguínea.
Contudo, temos o açúcar de coco, que como citado acima, é retirado do coqueiro e não causa picos glicêmicos. Ele é considerado o açúcar mais saudável por conter em sua composição nutrientes e minerais e ter a capacidade de adoçar qualquer receita. O único ponto considerado negativo deste açúcar, é seu valor elevado quando comparado aos outros tipos.
Conclusão
É preciso tomar muito cuidado na hora de adoçar os alimentos, pois o açúcar pode ser extremamente prejudicial a saúde. Procure um médico com frequência e questione a ele sobre os benefícios e malefícios que este carboidrato pode causar a sua saúde e a melhor forma de consumi-lo.
Giovanne
Posts recentes

Como identificar e lidar com atrasos no desenvolvimento infantil
Leia na íntegra
Maneiras para enfrentar a separação ou o divórcio da melhor forma
Leia na íntegraMais acessados
Artigos relacionados

Ideias de lanches saudáveis e práticos para levar durante o dia

Frugivorismo: o que é, benefícios e malefícios

Propriedades da Cúrcuma

O que comer antes de pedalar?

10 alimentos saudáveis para o seu café da manhã

Passiflora: Para que serve, remédios e efeitos colaterais

Conheça a Nova linha de Centrum focados em benefícios
