
13 benefícios do Limão para a sua saúde e bem-estar
Famoso pelo seu incomparável sabor e aroma, os benefícios do limão podem ser apreciados de diversas maneiras, ao passo que é muito utilizado com água, como suco e até tomado em jejum. A princípio, ele também é preparado com o gengibre.
Por isso, para que você possa apreciar cada uma das propriedades, a Drogaria Nova Esperança fez um post completo sobre as dúvidas que rondam o mundo desse camaradinha!
13 benefícios do Limão
De acordo com a Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em 2020, os benefícios do limão fizeram com que atingisse a posição de terceira fruta mais exportada pelo Brasil, gerando pouco mais de R$1 bilhão de lucro ao país. Mas não é por acaso que ele lidera a posição, de modo que possui valores nutricionais, que vão da melhoria na digestão ao controle da ansiedade e tantos outras vantagens, como:
1 – Estimula a cicatrização
Por ser rico em vitamina C, o limão assume o papel de estimular a cicatrização natural dos tecidos, mais exatamente da regeneração das células. Ainda, o nutriente é uma importante fonte de oxidante para o corpo no combate do envelhecimento precoce.
2 – Auxilia na digestão
Por conter uma estrutura bem parecida com os ácidos estomacais, o fruto estimula a produção de enzimas digestivas, bem como a produção de bile, uma substância feita pelo fígado.
3 – Mais humor
De modo geral, quanto a atividade do intestino está em equilíbrio, o quadro garante a produção de transmissores que favorecem o bom humor. Por isso, o limão tende a eliminar as toxinas do organismo, fazendo com o que o sistema gastrointestinal funcione adequadamente.
4 – Controla a ansiedade
Ao manter a atividade natural do sistema digestivo, a serotonina gerada no ato controla a ansiedade, promovendo sensação de bem-estar emocional. Além disso, o limão é uma poderosa fonte de minerais como cálcio e fósforo, o que ajuda a acalmar os nervos.
5- Combate o mau hálito
E os benefícios não param por aí, pois algumas gotas do alimento também previnem o mau hálito, uma vez que suas propriedades ativam as glândulas salivares para produzirem mais saliva. Diante disso, a mucosa bucal é hidratada, afastando a temida halitose, ou melhor, o mau hálito.
6 – Ação anti-inflamatória
Englobando substâncias como ácido cítrico, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, fibras e tantos outros nutrientes, os especialistas o considera um potente anti-inflamatório natural.
7 – Anticancerígeno
No total, o fruto contém 22 compostos que agem contra manifestações cancerígenas. Entre eles estão os glicosídeos de flavonol, que bloqueiam a divisão das células doentias, além do limoneno, um líquido que inibe o desenvolvimento de tumores.
8 – Ameniza dores de dente e gengiva
Como ressaltado anteriormente, o alimento é anti-inflamatório. Portanto, quando há inflamação em regiões da dentição e gengiva, sua atividade é acionada para controlar a dor.
No geral, suas propriedades exterminam as bactérias responsáveis pela origem do mal-estar, graças a ação antisséptica.
9 – Previne a acne
As atividades antimicrobiana e anti-inflamatória do limão atacam a formação da acne, na tentativa de bloquear a manifestação de bactérias ligadas a formação da famosa espinha.
10 – Evita a anemia
A vitamina C presente também favorece a absorção natural do ferro pela parte intestinal, mais exatamente no caso do ferro de origem vegetal. Daí a necessidade de consumir alimentos à base do mineral aliada a presente vitamina.
11 – Reduz os sintomas de doenças respiratórias
Um estudo publicado pela revista The Lancet mostrou que pessoas que consomem vitamina C, que é muito encontrada no limão, tem menos probabilidade de contrair doenças respiratórias, como bronquite e asma.
12 – Previne a formação de cálculos
O ácido cítrico do limão tem o papel de dissolver os cálculos biliares, os depósitos de cálcio nos vasos sanguíneos e as pedras nos rins. Com este viés, tal ação também visa eliminar o cristal que dá origem a gota, também chamada ácido úrico.
13 – Alívio da prisão de ventre
Por ser rico em fibras, o fruto contribui com o trabalho do intestino, ao facilitar a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal. Aliás, para obter um maior efeito, deve-se consumi-lo com água, de preferência em jejum.
Como usar o limão?
Com limão em mãos, não vai faltar criatividade na cozinha, visto que dele é possível preparar refeições apetitosas, doces, sucos e uma variedade pratos saudáveis. Além do mais, se comparado com as demais frutas, ele demora mais tempo para estragar, desde que seja guardado corretamente.
Afinal, o limão emagrece?
Essa é uma questão bastante debatida, sendo também um tabu repassado por várias gerações. Mas a resposta é sim, o limão emagrece. Para que isso aconteça, seu ácido cítrico é adstringente, o que faz com que atue dissolvendo a maior vilã de todos os tempos: a gordura.
Isso acontecido devido o fruto proteger e manter o trabalho natural do organismo, em especial na metabolização das gorduras e nos índices de colesterol.
No entanto, não é recomendado fazer dieta por conta própria. Para a sua segurança, recorra a um profissional da saúde para que ele possa montar um cardápio diversificado, aliado a exercícios e outros hábitos saudáveis.
Conclusão
Não há como negar que o limão é rico em benefícios, não é mesmo? Mas, como os demais alimentos, tudo em excesso faz mal. Por isso, para apreciar cada uma das propriedades, converse com um Nutricionista. Desta forma, aproveitar o fruto vai ser muito mais saboroso!
Posts recentes





Artigos relacionados





