Siga-nos nas redes socias
Acesse a nossa loja
Drogaria Nova Esperança
Acesse a nossa loja
Página Inicial Pais e Filhos 13 benefícios do Limão para a sua saúde e bem-estar
13 benefícios do Limão para a sua saúde e bem-estar
08 de janeiro de 2021

13 benefícios do Limão para a sua saúde e bem-estar

Famoso pelo seu incomparável sabor e aroma, os benefícios do limão podem ser apreciados de diversas maneiras, ao passo que é muito utilizado com água, como suco e até tomado em jejum. A princípio, ele também é preparado com o gengibre.

Por isso, para que você possa apreciar cada uma das propriedades, a Drogaria Nova Esperança fez um post completo sobre as dúvidas que rondam o mundo desse camaradinha!

13 benefícios do Limão

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em 2020, os benefícios do limão fizeram com que atingisse a posição de terceira fruta mais exportada pelo Brasil, gerando pouco mais de R$1 bilhão de lucro ao país. Mas não é por acaso que ele lidera a posição, de modo que possui valores nutricionais, que vão da melhoria na digestão ao controle da ansiedade e tantos outras vantagens, como:

1 – Estimula a cicatrização

Modelo de camisa azul mostrando a cicatriz no antebraço

Por ser rico em vitamina C, o limão assume o papel de estimular a cicatrização natural dos tecidos, mais exatamente da regeneração das células. Ainda, o nutriente é uma importante fonte de oxidante para o corpo no combate do envelhecimento precoce.

2 – Auxilia na digestão

Mulher com blusa branca mostrando sensação de alívio e com a mão na barriga

Por conter uma estrutura bem parecida com os ácidos estomacais, o fruto estimula a produção de enzimas digestivas, bem como a produção de bile, uma substância feita pelo fígado.

3 – Mais humor

Mulher sentada na cozinha ouvindo música no fone de ouvido

De modo geral, quanto a atividade do intestino está em equilíbrio, o quadro garante a produção de transmissores que favorecem o bom humor. Por isso, o limão tende a eliminar as toxinas do organismo, fazendo com o que o sistema gastrointestinal funcione adequadamente.

4 – Controla a ansiedade

Mulher vestida preto, com a mão na boca insinuando sensação de ansiedade

Ao manter a atividade natural do sistema digestivo, a serotonina gerada no ato controla a ansiedade, promovendo sensação de bem-estar emocional. Além disso, o limão é uma poderosa fonte de minerais como cálcio e fósforo, o que ajuda a acalmar os nervos.

5- Combate o mau hálito 

Mulher vestida de branco, com as duas mãos tampando a boca

E os benefícios não param por aí, pois algumas gotas do alimento também previnem o mau hálito, uma vez que suas propriedades ativam as glândulas salivares para produzirem mais saliva. Diante disso, a mucosa bucal é hidratada, afastando a temida halitose, ou melhor, o mau hálito.

6 – Ação anti-inflamatória

Homem com camisa com estampa xadrez, com a mão no pescoço e com cara de dor

Englobando substâncias como ácido cítrico, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, fibras e tantos outros nutrientes, os especialistas o considera um potente anti-inflamatório natural.

7 – Anticancerígeno

Imagem do DNA humano com um destaque vermelho no centro

No total, o fruto contém 22 compostos que agem contra manifestações cancerígenas.  Entre eles estão os glicosídeos de flavonol, que bloqueiam a divisão das células doentias, além do limoneno, um líquido que inibe o desenvolvimento de tumores.

8 – Ameniza dores de dente e gengiva

Mulher sorrindo e usando as mãos para simular o ângulo de uma câmera fotográfica

Como ressaltado anteriormente, o alimento é anti-inflamatório. Portanto, quando há inflamação em regiões da dentição e gengiva, sua atividade é acionada para controlar a dor.

No geral, suas propriedades exterminam as bactérias responsáveis pela origem do mal-estar, graças a ação antisséptica.

9 – Previne a acne

Mulher frente ao espelho simulando apertar uma espinha

As atividades antimicrobiana e anti-inflamatória do limão atacam a formação da acne, na tentativa de bloquear a manifestação de bactérias ligadas a formação da famosa espinha.

10 – Evita a anemia

Braço humano com um adesivo curativo

A vitamina C presente também favorece a absorção natural do ferro pela parte intestinal, mais exatamente no caso do ferro de origem vegetal. Daí a necessidade de consumir alimentos à base do mineral aliada a presente vitamina.

11 – Reduz os sintomas de doenças respiratórias

Mulher com blusa levemente amarronzada com sensação de respirar com saúde

Um estudo publicado pela revista The Lancet mostrou que pessoas que consomem vitamina C, que é muito encontrada no limão, tem menos probabilidade de contrair doenças respiratórias, como bronquite e asma.

12 – Previne a formação de cálculos

Dois pares de mãos abertos com a imagem dos rins

O ácido cítrico do limão tem o papel de dissolver os cálculos biliares, os depósitos de cálcio nos vasos sanguíneos e as pedras nos rins. Com este viés, tal ação também visa eliminar o cristal que dá origem a gota, também chamada ácido úrico.

13 –  Alívio da prisão de ventre

Homem de camisa branca com as mãos sobre a barriga

Por ser rico em fibras, o fruto contribui com o trabalho do intestino, ao facilitar a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal. Aliás, para obter um maior efeito, deve-se consumi-lo com água, de preferência em jejum.

Como usar o limão?

Com limão em mãos, não vai faltar criatividade na cozinha, visto que dele é possível preparar refeições apetitosas, doces, sucos e uma variedade pratos saudáveis. Além do mais, se comparado com as demais frutas, ele demora mais tempo para estragar, desde que seja guardado corretamente.

Afinal, o limão emagrece?

Fundo rosa com pés sobre uma balança digital

Essa é uma questão bastante debatida, sendo também um tabu repassado por várias gerações. Mas a resposta é sim, o limão emagrece. Para que isso aconteça, seu ácido cítrico é adstringente, o que faz com que atue dissolvendo a maior vilã de todos os tempos: a gordura.

Isso acontecido devido o fruto proteger e manter o trabalho natural do organismo, em especial na metabolização das gorduras e nos índices de colesterol.

No entanto, não é recomendado fazer dieta por conta própria. Para a sua segurança, recorra a um profissional da saúde para que ele possa montar um cardápio diversificado, aliado a exercícios e outros hábitos saudáveis.

Conclusão

Não há como negar que o limão é rico em benefícios, não é mesmo? Mas, como os demais alimentos, tudo em excesso faz mal. Por isso, para apreciar cada uma das propriedades, converse com um Nutricionista. Desta forma, aproveitar o fruto vai ser muito mais saboroso!

Tags:

Tags:

Posts recentes

Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
14 de janeiro de 2021
Entenda como surgiu a profissão de farmacêutico
Leia na íntegra
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
13 de janeiro de 2021
Saiba o que é o check up e a importância de realizá-lo
Leia na íntegra
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
11 de janeiro de 2021
Protetor Solar: saiba qual é o melhor!
Leia na íntegra
Whey Protein: quando é viável para saúde?
08 de janeiro de 2021
Whey Protein: quando é viável para saúde?
Leia na íntegra
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
08 de janeiro de 2021
Saiba o que é sedentarismo e como prevenir esse mal
Leia na íntegra
Receba as melhores notíias pela nossa newsletter!