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O que é Dieta Low Carb? Saiba mais antes de realizá-la

Baseada em conceitos diferentes de outros tipos de dietas, esse modelo de emagrecimento tem caído nas graças do público por sua eficácia, facilidade e demonstração de resultados quando realizada adequadamente.

28 de outubro de 2020
Última atualização: 28 de outubro de 2020
O que é Dieta Low Carb? Saiba mais antes de realizá-la
Tempo estimado de leitura: 5 Minutos

Existem diversos tipos de dieta e hoje em dia, as pessoas vem buscando sempre formas mais fáceis para perder peso, mas é preciso cuidado. Seguir dicas da internet ou até mesmo acompanhar reeducação alimentar programada para outras pessoas podem ser extremamente prejudicial a saúde.

Para evitar maiores danos, os nutricionistas devem ser consultados para entender se a Dieta Low Carb é indicada para atender os objetivos sem causar danos, visto que a alimentação é essencial para obtenção de nutrientes, assim como o consumo de suplementos que fazem com que o organismo funcione.

Cada dieta tem uma proposta e objetivo diferente. A quem busque alternativas para engordar de forma saudável e há também quem busque uma melhor orientação para emagrecer. O que não se pode deixar de levar em consideração é que a forma como nos alimentamos afeta diretamente nosso desempenho.

Afinal, o que é a Dieta Low Carb?

A essência deste tipo de dieta é o baixo consumo de carboidrato, com o objetivo de aumentar a queima de gordura corporal para obtenção de energia. Em uma dieta convencional, recomenda-se de 50 a 55% de carboidrato diariamente na alimentação.

Para a dieta Low Carb, recomenda-se de 5% a 45% do composto ao dia, alternando junto com a ingestão de gordura e proteína, sempre dependendo de cada objetivo. Vale lembrar que este tipo de dieta é buscado por quem deseja emagrecer e deve ser acompanhado por especialista.

Como funciona?

Mulher com maça na mão com dúvida sobre a dieta low carb

Diminuindo drasticamente a ingestão de alimentos como arroz, macarrão, batata-inglesa, a Dieta Low Carb prioriza a alimentação de carboidratos de baixo índice glicêmico, que fazem com que a glicose seja absorvida de forma mais lenta pelo organismo.

Para que aconteça a queima de gordura, o organismo precisa liberar um hormônio chamado glucagon, que agirá com o objetivo de retirar este “estoque de gordura”. Quando se consome alimentos com alto índice glicêmico acontecem diversos picos de insulina o que inibe a perda de peso e a queima de gordura.

Para que isso seja possível, muitos alimentos consumidos diariamente são removidos da dieta, como é o caso de doces, massas, industrializados, refrigerantes e frutas como banana, melancia, manga e abacaxi, que apresentam alto índice glicêmico. Além disso, um grande vilão é o pão, considerado símbolo máximo de carboidrato pela alta quantidade.

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O que é permitido comer na Dieta Low Carb?

Prato completo montado com a dieta low carb

Abaixo listamos os alimentos liberados para a alimentação Low Carb. Lembramos que é de suma importância que um profissional seja consultado pois cada pessoa responde a dietas de uma forma diferente.

– Carnes (bovina, cordeiro) e coxa e sobrecoxa de frango;

– Frutos mar como marisco, camarão, salmão, truta e sardinha;

– Ovo;

– Gordura e óleo;

– Manteiga, azeite extravirgem e óleo de coco;

– Temperos, ervas, pouco sal;

– Especiarias como alho, gengibre, canela, orégano;

– Sementes como chia, linhaça, girassol e abóbora;

– Amêndoa, amendoim, noz e coco.

Vale a pena fazer?

Sim, a Dieta Low Carb feita da maneira correta pode trazer resultados benéficos para saúde, pois tem comprovado efeito de rápido emagrecimento, diminui a retenção de líquidos e promove maior sensação de saciedade.

Muitas pessoas acham que este tipo de alimentação consiste em remover totalmente o carboidrato e não é verdade. A diminuição deve ser feita aos poucos para evitar danos a saúde e acostumar o organismo da melhor maneira possível para os melhores resultados.

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    Informações do autor

    Giovanne

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